AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Hino Nacional brasileiro é tema na primeira noite da Semana Acadêmica de História

Hino Nacional brasileiro é tema na primeira noite da Semana Acadêmica de História
Antonio Rozeng Mais imagens

“O Brasil sonhado no canto de um povo: O Hino Nacional cantado no Imaginário Republicano (1900/1945)” foi o tema que iniciou hoje (4/10) a 8ª Semana Acadêmica do curso de História, que vai até sexta-feira. O tema foi abordado pelo professor doutor Rafael Rosa Hagemeyer da Udesc, na sede da Aunesc (Associação dos professores e funcionários da Unesc).

 

Hagemeyer falou das funções dos hinos para as nações e as modificações sofridas pelo hino brasileiro ao longo do tempo, contextualizando com fatos e acontecimentos, e mostrando as várias versões. Segundo ele, a primeira gravação é de 1900, onde o hino apresenta-se sem letra tocado pela banda do Exército brasileiro, num ritmo muito mais acelerado do que o tocado atualmente.

 

A primeira versão cantada do hino Nacional foi gravada em 1917 e cantada por Vicente Celestino, com letra de Joaquim Osório Duque-Estrada. “Foi feito um concurso, que não aconteceu, para escolher a letra do hino nacional. A letra de Duque-Estrada foi escolhida e ele recebeu a premiação, mas não ouve disputa”, relata o professor.

 

PROGRAMAÇÃO

A semana acadêmica, que tem como tema História e Música, segue amanhã (5/10) com a palestra do professor doutor Allan de Paula Oliveira (UEOPR), que irá falar da “História e Música Popular: Perspectivas de Análise”. Na quarta, a professora doutora Márcia Ramos de Oliveira (Udesc) falará sobre “A Canção enquanto Documento Histórico: Perspectivas e Possibilidades de Pesquisa”.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

04 de outubro de 2010 às 22:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário