AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Empresário da Resicolor estimula jovens a serem empreendedores de sucesso

Empresário da Resicolor estimula jovens a serem empreendedores de sucesso
Janete Triches Mais imagens

Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformá-la em realidade. Esta foi a principal lição transmitida pelo sócio fundador da Resicolor, José Moreno, aos estudantes dos cursos tecnólogos em Gestão de Processos Gerenciais e Marketing esta noite (18/5) no campus da Unesc. Considerada a sexta maior empresa do Brasil em seu segmento de resinas e aditivos para indústrias de tintas, a Resicolor produz mensalmente 1.700 mil litros de tintas, projeta dobrar a produção em quatro anos e está presente hoje em todos os estados brasileiros, além do Paraguai, Uruguai e Bolívia. A palestra foi organizada pelos acadêmicos dos dois cursos como atividade desenvolvida para a disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor João Batista da Silva.

 

Filho mais velho de uma família humilde, ao narrar sua trajetória de vida aos estudantes, Moreno contou que começou seus estudos aos sete anos numa pequena cidade do interior do Paraná, numa escola multiseriada. Nessa trajetória, trabalhava na roça de dia e estudava à noite à luz de lamparina. Para pagar os estudos, também trabalhou em loja de calçados, oficina mecânica e banco. Bacharel e licenciado em Química pela PUC-PR, também atuou como professor do Colégio Maximiliano Gaidzinski e foi pesquisador e gerente do Centro Tecnológico do Grupo Eliane, de Cocal do Sul, onde criou e desenvolveu inúmeros produtos usados pela cerâmica no processo produtivo de seus produtos, que antes eram importados. Na sua lista de invenções, estão também a tinta para telhado Protelha e o alvejante para jeans Brankal, considerado um divisor de água na indústria de confecção, no período em que atuou na Untergen.

 

Anjos de Guarda

 

Moreno disse aos jovens que ao longo de sua vida teve alguns anjos da guarda, que foram fundamentais em momentos decisivos. Um deles foi seu pai que, na sua simplicidade de homem da roça, lhe ensinou princípios éticos e morais e costumava lhe perguntar se iria passar de ano. E, mais tarde, lhe alertara: - Se não estudar, vai ficar no cabo da enxada. “Essas afirmações do meu pai foram muito importantes, porque me ensinaram a ter princípios e compromissos, honrá-los e ter um norte na vida”, diz. “O aprendizado tem seu custo e a vida ensina muito. Se você tem certeza do que quer, agüente firme as tribulações e siga enfrente. Você pode ter dinheiro e produto, mas se não vender, a coisa não acontece. Ninguém vai comprar seu produto só porque você acredita nele. As coisas demoram para acontecer, mas você precisa acreditar e seguir adiante”, aconselha.   

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

18 de maio de 2010 às 21:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário