Diretoria de Extensão

Unesc, Bairro da Juventude e Sicredi desenvolvem ações em prol da educação

Unesc, Bairro da Juventude e Sicredi desenvolvem ações em prol da educação
Convênio foi assinado nesta sexta-feira, na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes é o objetivo do programa A União Faz a Vida, iniciativa do Sicredi, que em Criciúma vai desenvolver ações no Bairro da Juventude com a parceria da Unesc. O convênio para o programa foi assinado pelo reitor Gildo Volpato e representantes das outras entidades na tarde desta sexta-feira (11/11).

O projeto-piloto será desenvolvido a partir de 2017 e a Unesc será responsável pela assessoria pedagógica do programa, inclusive com a capacitação de professores do Bairro da Juventude, e o Sicredi, pela gestão. A metodologia do programa utiliza expedições investigativas, nas quais os estudantes rompem os limites da escola, percorrendo diferentes ambientes. A partir disso, são definidos os temas a serem trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar.

Segundo Volpato, a Universidade é parceira de toda ação que tem como objetivo o bem da sociedade. “Ficamos muito satisfeitos quando podemos participar de iniciativas como o projeto A União Faz a Vida. A Universidade tem um papel social e não tem como não fazermos parte disso”. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, ressaltou que todos os envolvidos no A União Faz a Vida têm a ganhar. “É um programa belíssimo e que possibilita que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”.

“A trajetória social do Sicredi é muito rica e acreditamos que, com a força educacional da Unesc e a essência cidadã do Bairro da Juventude, construiremos uma parceria produtiva”, afirmou o presidente do Sicredi Sul de Santa Catarina, Aloísio Westrup.

Para a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, elos que unem educação, conhecimento e alegria são interessantes para a entidade. “O que a gente quer para as nossas crianças e adolescentes é que eles tenham oportunidades”.

A assinatura do convênio contou com a presença da assessora da Propex e responsável pelo programa na Unesc, Gisele Coelho Lopes, do chefe de gabinete da Reitoria da Unesc, Ricardo Pieri, pelo diretor executivo do Sicredi, Erli Silveira Lima, pelo diretor de operações do Sicredi, Paul Henns e pela assessora de Programas Sociais do sindicato, Daniela Soares.

Ao final da assinatura, o reitor da Unesc foi presenteado com uma cesta com pães de mel produzidos pelos alunos do Bairro da Juventude, simbolizando o programa, que tem como mascote, a abelha.

Duas décadas de atividades 

O programa A União Faz a Vida completou em 2015, 20 anos de atividades, atendendo mais de 215 mil crianças e adolescentes pelo Brasil. A iniciativa surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Unisinos.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de novembro de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente

Participantes de projetos de extensão da saúde partilham experiências

Participantes de projetos de extensão da saúde partilham experiências
Estudantes da UNA SAU se reuniram nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos e professores dos cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), que participam de projetos de extensão, estiveram reunidos nesta quinta-feira (29/9) para trocar experiências e aumentar a integração entre os diferentes projetos, cursos e acadêmicos durante um encontro promovido pela UNA e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mira Dagostim, foi feita uma reflexão sobre os projetos desenvolvidos. “As interlocuções entre outros projetos, o aprendizado obtido, melhorias que proporcionam nas pessoas envolvidas foram alguns dos pontos abordados. Foi momento impar”, afirmou.

Durante o encontro, a diretora da UNA SAU, Indianara Becker, conversou com os estudantes e, a professora Fabiane Fabris e bolsistas do projeto Culinária Profissionalizante e Segurança Alimentar, realizaram atividades práticas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2016 às 16:41
Compartilhar Comente

Participantes de projetos do Território Paulo Freire socializam experiências

Participantes de projetos do Território Paulo Freire socializam experiências
Encontro ocorreu sexta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos que participam das atividades de projetos de extensão que compõem o Programa Território Paulo Freire da Unesc estiveram reunidos sexta-feira (23/9) para uma socialização de experiências e resultados das ações em diversos Bairros da região da Grande Santa Luzia. A coordenadora do Território Paulo Freire, a professora Sheila Matignago Saleh, comandou a socialização

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2016 às 18:55
Compartilhar Comente

Mulheres debatem direitos das gestantes

Mulheres debatem direitos das gestantes
Roda de conversa reuniu mães e profissionais da saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para divulgar os direitos à assistência humanizada à mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, debater os problemas enfrentados pelas gestantes nos serviços de saúde e a violência contra estas mulheres, além de abordar a saúde da mulher, a Unesc realizou uma roda de conversa entre mães e profissionais de saúde nesta quinta-feira (18/8). A ação fez parte da Semana Estadual de Conscientização sobre os Direitos das Gestantes e teve a participação do secretário de Saúde de Criciúma, Vitor Benincá, que respondeu a questionamentos e ouviu sugestões das mulheres.

Entre as participantes da roda de conversa estava a egressa do curso de Psicologia da Unesc, Tábata Marra, de Criciúma. Ela trouxe o filho Miguel, de dez meses, para o evento e contou a experiência que teve com o parto humanizado em hospital. Participante do Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar da Unesc) e do Inanna (Grupo Transdisciplinar de Apoio ao Parto e Maternidade) durante a gestação, ela comentou sobre a experiência positiva do parto de seu filho e do acolhimento que encontrou. “Foi um momento importante da minha vida e saiu tudo naturalmente. Meu marido pode acompanhar tudo e eu tive liberdade. Quero ter mais filhos de parto humanizado e do coração”.

O evento foi organizado pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e pela Secretaria de Saúde de Criciúma, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar da Unesc), Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Anarquistas Contra o Racismo, Foco e Luz Fotografia, Inanna e Parteiras do Sul.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2016 às 18:16
Compartilhar Comente (1)

Roda de conversa sobre direitos das gestantes ocorre nesta quinta

Roda de conversa sobre direitos das gestantes ocorre nesta quinta
Mulheres podem tirar dúvidas sobre gravidez e legislação (Foto: Divulgação) Mais imagens

A gestação é um período especial na vida da mulher, mas gera dúvidas tanto nas mamães de primeira viagem quanto nas que já têm filhos. Para ajudar estas mulheres, a Unesc organiza, nesta quinta-feira (18/8), uma roda de conversa com profissionais sobre os direitos das gestantes e questões relacionadas à saúde da mulher. A ação faz parte da Semana Estadual de Conscientização sobre os Direitos das Gestantes e ocorre das 14 às 17 horas, no hall do Bloco Administrativo da Universidade.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Mira Dagostim, a Lei 16.596 de 19 de janeiro de 2015, institui no calendário oficial de Santa Catarina a Semana Estadual de Conscientização sobre os Direitos das Gestantes, sempre com início em 15 de agosto. “A ação tem como objetivo divulgar os direitos à assistência humanizada à mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, conforme o Manual de Recomendações de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento da Organização Mundial de Saúde”, comenta Mira. “Também vamos abordar a questão da violência contra a gestante, que ainda é uma realidade enfrentada por muitas mulheres”, complementa.

A roda de conversa terá a participação de profissionais da saúde, representantes de movimentos sociais, gestantes e professores e alunos da Unesc. O evento é organizado pela UNA SAU, e pela Secretaria de Saúde de Criciúma, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar da Unesc), Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Anarquistas Contra o Racismo, Foco e Luz Fotografia, Inanna e Parteiras do Sul.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de agosto de 2016 às 17:33
Compartilhar Comente