Diretoria de Extensão

Unesc, Bairro da Juventude e Sicredi desenvolvem ações em prol da educação

Unesc, Bairro da Juventude e Sicredi desenvolvem ações em prol da educação
Convênio foi assinado nesta sexta-feira, na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes é o objetivo do programa A União Faz a Vida, iniciativa do Sicredi, que em Criciúma vai desenvolver ações no Bairro da Juventude com a parceria da Unesc. O convênio para o programa foi assinado pelo reitor Gildo Volpato e representantes das outras entidades na tarde desta sexta-feira (11/11).

O projeto-piloto será desenvolvido a partir de 2017 e a Unesc será responsável pela assessoria pedagógica do programa, inclusive com a capacitação de professores do Bairro da Juventude, e o Sicredi, pela gestão. A metodologia do programa utiliza expedições investigativas, nas quais os estudantes rompem os limites da escola, percorrendo diferentes ambientes. A partir disso, são definidos os temas a serem trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar.

Segundo Volpato, a Universidade é parceira de toda ação que tem como objetivo o bem da sociedade. “Ficamos muito satisfeitos quando podemos participar de iniciativas como o projeto A União Faz a Vida. A Universidade tem um papel social e não tem como não fazermos parte disso”. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, ressaltou que todos os envolvidos no A União Faz a Vida têm a ganhar. “É um programa belíssimo e que possibilita que as pessoas sejam multiplicadoras do conhecimento”.

“A trajetória social do Sicredi é muito rica e acreditamos que, com a força educacional da Unesc e a essência cidadã do Bairro da Juventude, construiremos uma parceria produtiva”, afirmou o presidente do Sicredi Sul de Santa Catarina, Aloísio Westrup.

Para a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, elos que unem educação, conhecimento e alegria são interessantes para a entidade. “O que a gente quer para as nossas crianças e adolescentes é que eles tenham oportunidades”.

A assinatura do convênio contou com a presença da assessora da Propex e responsável pelo programa na Unesc, Gisele Coelho Lopes, do chefe de gabinete da Reitoria da Unesc, Ricardo Pieri, pelo diretor executivo do Sicredi, Erli Silveira Lima, pelo diretor de operações do Sicredi, Paul Henns e pela assessora de Programas Sociais do sindicato, Daniela Soares.

Ao final da assinatura, o reitor da Unesc foi presenteado com uma cesta com pães de mel produzidos pelos alunos do Bairro da Juventude, simbolizando o programa, que tem como mascote, a abelha.

Duas décadas de atividades 

O programa A União Faz a Vida completou em 2015, 20 anos de atividades, atendendo mais de 215 mil crianças e adolescentes pelo Brasil. A iniciativa surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Unisinos.
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de novembro de 2016 às 18:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário