Diretoria de Extensão

Você sabe quem são os medalhistas do mundo animal?

Você sabe quem são os medalhistas do mundo animal?
Mostra pode ser vista até o fim de agosto (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Brasil respira Jogos Olímpicos e aplaude cada vitória dos seus atletas. Mas você sabe quem são os medalhistas do mundo animal? Pois para levar informações sobre as habilidades dos animais nas diferentes modalidades, o Museu de Zoologia da Unesc abriu nesta terça-feira (9/8) a exposição “Olimpíada Animal”. A mostra pode ser vista até o fim do mês de agosto. Na abertura, alunos do Colégio Unesc e da Escola Vicente Guollo, de Morro da Fumaça, puderam conversar com o personagem Pintado e com o presidente da Cruz Vermelha Brasileira de Criciúma, Almir Fernandes. Além disso, os pequenos conheceram de perto a tocha olímpica que percorreu as ruas de Criciúma nas mãos de Fernandes.

Segundo a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, a exposição tem o objetivo de despertar a curiosidade entre os jovens, incentivar o espírito solidário e a prática de esportes. “As Olimpíadas reúnem pessoas de várias nacionalidades que, mais que competir, socializam e levam mensagens de otimismo superação”, comentou.

Fernandes contou sua trajetória e afirmou que conhecendo os animais, as pessoas aprendem lições valiosas, como o respeito. “Todos os seres vivos têm limites. Animais, pessoas. Mas conseguimos fazer mais do que imaginamos. Podemos não ser atletas, mas temos, dentro de nós, ser solidários”.

Já o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Carlos Augusto Euzébio, chamou a atenção para as emoções que o esporte desperta, o espírito agregador que ele tem – as Paraolimpíadas são um exemplo – e a beleza que proporciona, independente da posição no pódio. “A beleza não está apenas na vitória”, comentou.

A professora Sheila Martinhago, que no evento representou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, lembrou que os animais também inspiram os seres humanos.

Alguns dos medalhistas do reino animal

Levantamento de peso – Elefante: A força dos elefantes africanos e asiáticos permite que eles levantem até 270 quilos.
Salto em distância – Impala: O antílope africano com pernas estreitas e longas pode saltar até 10 metros de comprimentos.
Atletismo – Chita: É o animal terrestre mais rápido do mundo, atingindo 96 quilômetros por hora em apenas três segundos.
Saltos ornamentais – Golfinhos: Seus saltos podem atingir até três metros de altura.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2016 às 18:45
Compartilhar Comente

Escola de Inverno em Pesquisa e Extensão com inscrições gratuitas abertas

Escola de Inverno em Pesquisa e Extensão com inscrições gratuitas abertas
Alunos de graduação e de pós Unesc podem participar (Foto: Arquivo) Mais imagens

"Como se Tornar um Cientista”, “Empreendedorismo Social”, “Direitos Humanos e Cidadania” e "As Possibilidades de Participar dos Programas de Pesquisa na Unesc” são alguns dos temas da Escola de Inverno em Pesquisa e Extensão, que ocorre de 27 a 29 de julho no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P. Voltado para estudantes de graduação e de pós da Universidade, o programa está com inscrições gratuitas abertas pelo e-mail propex@unesc.net ou pelo telefone 3431-2607.

A Escola de Inverno é um programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc em parceria com as Unidades Acadêmicas e tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre as possibilidades de iniciação científica e de extensão.

O programa terá atividades teóricas e práticas e a carga horária pode ser computada como Atividade Curricular Complementar. Os participantes podem optar por alguns minicursos ou pelo programa todo.

Programação

27/7 - Auditório Edson Rodrigues (Bloco P)
9 horas - Acolhimento dos alunos
9h30 – “Ciência, Tecnologia e Inovação” - ministrantes: professores Miguelangelo Gianezine e Agenor De Noni Junior
11 horas – “Como se Tornar um Cientista: Importância da Pesquisa na Graduação e Importância da Pós-Graduação” - ministrantes: professoras Vanessa Moraes de Andrade e Patrícia de Aguiar Amaral
13h30 – “Estratégias para Elaboração e Publicação de Artigos em Periódicos” - ministrantes: professores Samira da Silva Valvassori e Tiago Allieve Frizon
15h30 – “Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa” - ministrantes: professoras doutoras Fabiane Ferraz e Cristiane Damiani Tomasi

28/7 - Auditório Edson Rodrigues (Bloco P)

9 horas – “A Importância do Currículo: Como Preencher Adequadamente o Currículo Lattes” - ministrantes: professoras Kelly Gianezini e Viviane Kraieski Assunção
10h30 – “As Possibilidades de Participar dos Programas de Pesquisa na Unesc” - ministrante: professor André Cechinel
13h30 – “Extensão Universitária: O Que é e Quais as Formas de Participação” - ministrantes: professores Reginaldo de Souza Vieira e Ana Lúcia Cardoso
15h30 – “Fitoterapia Racional” - ministrantes: professoras Ângela Erna Rossatto e Vanilde Citadini Zanette

29/7 – Auditório Edson Rodrigues (Bloco P)

9 horas – “Empreendedorismo Social” - ministrante: professora Gisele Coelho Lopes
10h30 – “Direitos Humanos e Cidadania” - ministrantes: professores Fernanda da Silva Lima e Ismael Francisco de Souza
14 horas – “Experienciando uma Ação de Extensão no Território Paulo Freire – Atividade Prática” - Visita coletiva ao Território Paulo Freire com o desenvolvimento de ações extensionistas na Grande Santa Luzia. Tutores: professores Sheila Martignago Saleh e José Carlos Virtuoso

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de julho de 2016 às 16:21
Compartilhar Comente

Professores e alunos debatem teoria freiriana

Professores e alunos debatem teoria freiriana
Encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos participantes do Programa Território Paulo Freire se reuniram na tarde desta terça-feira (19/4) para debater sobre a teoria freiriana. O encontro teve como objetivo o aprofundamento sobre as práticas desenvolvidas pelo educador Paulo Freire, que serve de embasamento para as ações que serão realizadas desde 2014 em 12 Bairros da chamada Grande Santa Luzia. O encontro fez parte do “Programa de Formação para Professores e Acadêmicos: Diálogos com a Extensão Universitária”.

Segundo a coordenadora do Território Paulo Freire, Sheila Martignago Saleh, pela técnica o educador ressaltava a importância dos saberes populares. “É por esse caminho que nós desenvolvemos nossos projetos. Jamais chegamos na comunidade achando que sabemos tudo, muito pelo contrário, é a troca de conhecimentos que fortalece o vínculo entre o programa e a comunidade”, ressaltou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de abril de 2016 às 17:39
Compartilhar Comente

Seleção de projetos de extensão com inscrições abertas

Seleção de projetos de extensão com inscrições abertas
Serão 48 ações direcionadas à comunidade, com duração de dois anos (Foto: Arquivo) Mais imagens

O processo seletivo de projetos de extensão da Unesc já está com inscrições abertas. O cadastro é online. Cada UNA (Unidade Acadêmica) vai selecionar 12 projetos, que terão a duração de dois anos (2016 e 2017). As inscrições seguem até 15 de fevereiro e o resultado final sai dia 16 de março.

Confira mais informações nos links abaixo ou diretamente na UNA.

UNA HCE: Clique aqui

UNA SAU: Clique aqui

UNA CSA: Clique aqui

UNA CET: Clique aqui
 

Os projetos de extensão do Território Paulo Freire ocorrem em um processo seletivo separado. Clique aqui para saber mais.
 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 20 de janeiro de 2016 às 23:54
Compartilhar Comente

Unesc estuda ações de extensão em bairro de Criciúma

Unesc estuda ações de extensão em bairro de Criciúma
Vereadora Tati Teixeira esteve na Universidade nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A vereadora Tati Teixeira e o presidente da UABC (União das Associações de Bairro de Criciúma), Edson do Nascimento, o Paiol, estiveram na Unesc nesta quarta-feira (2/12) para uma reunião na Reitoria. Durante o encontro com o reitor Gildo Volpato; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e o chefe de gabinete, Ricardo Pieri, a vereadora solicitou que a Universidade estendesse suas ações de extensão para o Bairro Progresso, em Criciúma. O pedido já está sendo analisado pela Propex.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de dezembro de 2015 às 16:38
Compartilhar Comente