Diretoria de Extensão

Mulheres debatem direitos das gestantes

Mulheres debatem direitos das gestantes
Roda de conversa reuniu mães e profissionais da saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para divulgar os direitos à assistência humanizada à mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, debater os problemas enfrentados pelas gestantes nos serviços de saúde e a violência contra estas mulheres, além de abordar a saúde da mulher, a Unesc realizou uma roda de conversa entre mães e profissionais de saúde nesta quinta-feira (18/8). A ação fez parte da Semana Estadual de Conscientização sobre os Direitos das Gestantes e teve a participação do secretário de Saúde de Criciúma, Vitor Benincá, que respondeu a questionamentos e ouviu sugestões das mulheres.

Entre as participantes da roda de conversa estava a egressa do curso de Psicologia da Unesc, Tábata Marra, de Criciúma. Ela trouxe o filho Miguel, de dez meses, para o evento e contou a experiência que teve com o parto humanizado em hospital. Participante do Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar da Unesc) e do Inanna (Grupo Transdisciplinar de Apoio ao Parto e Maternidade) durante a gestação, ela comentou sobre a experiência positiva do parto de seu filho e do acolhimento que encontrou. “Foi um momento importante da minha vida e saiu tudo naturalmente. Meu marido pode acompanhar tudo e eu tive liberdade. Quero ter mais filhos de parto humanizado e do coração”.

O evento foi organizado pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e pela Secretaria de Saúde de Criciúma, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar da Unesc), Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Anarquistas Contra o Racismo, Foco e Luz Fotografia, Inanna e Parteiras do Sul.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

18 de agosto de 2016 às 18:16
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Marcia Elizia Mendes

19 de agosto de 2016 às 13:08

Realmente foi uma tarde maravilhosa, recebemos informações importantes, carinho e afeto???

Deixe um comentário