PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Unesc promove grande evento de graduação e pós-graduação em Direito

Unesc promove grande evento de graduação e pós-graduação em Direito
Mais imagens

A Unesc está sendo palco, nesta semana, de grandes e qualificadas discussões em torno de diferentes temáticas jurídicas. Isso porque acontece na Universidade o 5º Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade, evento paralelo à 28ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc, ao 2º Seminário em Direitos Humanos com a Sociedade e ao 2º Seminário Nacional de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, até sexta-feira (22/09).

Com extensa programação, os eventos envolvem graduandos, pós-graduandos, mestrandos, professores e participantes externos com o intuito principal de divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos, Sociedade, Democracia, Políticas Públicas e Estado no contexto brasileiro e latino-americano.

O evento contará com minicursos, apresentações de trabalhos, além de palestras com convidados de renome nacional e internacional.

A abertura dos trabalhos ocorreu na noite desta segunda-feira (18/09), no Auditório Ruy Hülse, com a presença de autoridades acadêmicas e jurídicas, e da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

De acordo com Luciane, este é um evento de grande significado para a Instituição, pois, além de dialogar e promover a reflexão sobre uma temática de extrema relevância, também conecta a graduação à pós-graduação e ainda torna nacionalizada e internacionalizada essa discussão.

“Dialogar sobre Direitos Humanos não é falar sobre um conceito abstrato, mas sim encontrar nas discussões estratégias que possamos adotar, nos micro ou macro espaços, para proteção do direito da criança e adolescente, para questões raciais, indígenas, diversidade cultural, e tantas outras que se denominam como minorias. É muito além da discussão teórica”, destacou, agradecendo a presença de todos.

Conforme o coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc, Reginaldo de Souza, é uma alegria sem tamanho poder mais uma vez lotar o auditório para uma cerimônia de abertura, recepcionando colegas que vieram de outros estados e países para qualificar ainda mais a semana de aprendizado.

“Temos entre os avaliadores dos trabalhos deste seminário mais 100 pesquisadores. São 17 Grupos de Trabalho, quase 200 trabalhos inscritos, de 22 estados brasileiros. É um evento de grande representatividade, construído por meio de muitas mãos”, destacou ainda.

Para a coordenadora do curso de Direito e procuradora jurídica da Unesc, Márcia Piazza, é satisfatório unir o curso de graduação e o PPGD em um auditório cheio para momentos de formação prática e humanística, crítica, com experiências completas. “Isso nos enche o coração e deixa a nossa memória afetiva cada vez mais presente. Ao longo da 28ª Semana Acadêmica, teremos palestras, painéis temáticos e minicursos, para os quais convidamos todos vocês a participarem e aproveitarem o máximo o aprendizado”, pontuou, agradecendo a parceria de todos para que o evento seja realizado.

Presidente da OAB Subseção Criciúma, Alisson Matos também esteve na mesa de autoridades da noite e destacou a satisfação por participar de um evento que oportuniza debates de alto nível. “Em época de inteligência artificial, que muito se questiona se seria o futuro também na área jurídica, é uma satisfação enorme participar de debates e temas dessa natureza. São momentos como esse que dão a oportunidade de formar senso crítico. É a viabilidade da manutenção de um ensino jurídico de qualidade”, apontou.

Na oportunidade, a Unesc, o curso de Direito e o PPGD entregaram uma placa de homenagem ao professor do Programa, Antônio Carlos Wolkmer, coordenador da primeira gestão que implantou o PPGD. A honraria foi concedida em agradecimento a toda a contribuição desde a criação do Programa, sendo referência para todos os estudantes da área.

Convidados renomados

A noite de abertura foi coroada ainda com a palestra dos convidados professor doutor Eloy Terena, Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas (DF) e da professora doutora Gina Chávez, do Instituto de Altos Estudios Nacionales, do Equador. Eles participaram do painel "Direitos humanos, direitos da natureza e povos originários", mediado pelo professor doutor Daniel Preve.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2023 às 11:37
Compartilhar Comente

Unesc reúne lideranças comunitárias de todo o país em curso gratuito virtual

Unesc reúne lideranças comunitárias de todo o país em curso gratuito virtual
Mais imagens

Lideranças de 14 estados brasileiros integram a segunda turma do Curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais lançado pela Unesc. No total são 80 agentes que atuam em suas comunidades por toda a Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Paraná, em estados como Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará e muitos outros. O primeiro encontro desta turma plural aconteceu na noite desta quarta-feira (16/08), na Aula Inaugural do curso, realizada de forma virtual.

O encontro que marca o início oficial das atividades contou com a palestra do doutor José Geraldo de Sousa Júnior, professor titular, jubilado, da Universidade de Brasília, com vínculo de Pesquisador Sênior Voluntário, atuando na Faculdade de Direito e no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam). Ele abordou a temática “Direitos Humanos no Brasil: Trajetórias e Desafios".

A oferta de um curso gratuito voltado a lideranças comunitárias, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é fruto de uma ideia que surgiu durante a pandemia de Covid-19 e já obteve sucesso na primeira turma lançada à época.

“Uma das coisas que a pandemia nos ensinou foi a fazer conexões, nos aproximar das pessoas, valorizar as redes. Esse curso é um reflexo de tudo isso. Com essa iniciativa conseguimos levar educação a diferentes rincões deste país. Isso é Extensão, cidadania, encontro de saberes. É chegar onde a sociedade está”, destacou na Aula Inaugural.

A pluralidade do encontro e a potência deste foram destaque do palestrante da noite. Conforme José Geraldo, a reunião de lideranças representativas não só no ambiente acadêmico, mas também fora da Universidade, demonstra “a força desse paradigma que é a Universidade Comunitária”. “Fico impressionado com o encontro que congrega tantas e tão qualificadas instituições. Esta é uma articulação formidável que vai, literalmente, de Norte a Sul”, destacou.

Ao descrever a iniciativa, o doutor define como “Exemplar, estimulante, contemporâneo”. “É a força da ação em rede”, completou.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc, o professor Reginaldo de Souza Vieira salientou a relevância do projeto e dos aprendizados a serem compartilhados ao longo do curso, que tem a temática principal definida como “Direitos humanos, cidadania e políticas públicas”. 

“Esse é um projeto construído a muitas mãos e com grande potencial. Hoje é possível torná-lo real graças ao apoio não só da gestão da Unesc, que enxerga nesta iniciativa uma grande oportunidade de honrar seu compromisso com a comunidade, mas de dezenas de órgãos e instituições que estão ao nosso lado para viabilizar esse processo. É uma conquista coletiva em nome da cidadania”, afirmou.

Entre os assuntos que serão abordados nos próximos meses de encontros virtuais, vinculado ao Programa de Extensão Escola de Lideranças, do PPGD, conforme Reginaldo, estão Direitos humanos, democracia e cidadania; organização do Estado e Sistema de Justiça; políticas públicas, políticas sociais e participação popular, além de gestão, organização e planejamento das entidades sociais e comunitárias. “Tudo isso construído a partir da construção do saber, de diálogos, trocas e experiências coletivas”, acrescenta aos alunos presentes.

A turma conta com 80 estudantes classificados conforme edital público e participará de 120 horas de aulas, sempre nas quartas e quintas-feiras à noite.

O projeto tem protagonismo do PPGD da Universidade em parceria com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu; Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), em Ciências Ambientais (PPGCA), e em Saúde Coletiva (PPGScol), todos da Unesc. Possui ainda a parceria da Pró-reitoria de Ensino da Unesc, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com o Conselho Nacional de Justiça.

Na Unesc, tem apoio também da Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas e do curso de Direito. O projeto tem ligação ainda com Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos; Ordem dos Advogados – Subseção Criciúma; Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) Universidade Federal do Pará (UFPA); Programa de Pós- Graduação em Direitos Humanos (PPPDH), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); e com o Observatório Latino-Americano de Investigação e de Defesa dos Direitos Humanos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de agosto de 2023 às 08:38
Compartilhar Comente

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas
Mais imagens

A crescente demanda por profissionais com habilidades linguísticas sólidas tem impulsionado as universidades a oferecerem programas que visam aprimorar as competências de comunicação em diferentes idiomas. Nesse sentido, a Unesc se destaca com o lançamento do Programa Pró-Idiomas, um projeto abrangente que vai além dos cursos de idiomas convencionais, oferecendo uma formação completa nas línguas inglesa e espanhola.

Com foco diferenciado dos cursos convencionais, o Programa, que tem como público-alvo estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e equipe técnica do Stricto Sensu, visa não apenas o desenvolvimento das habilidades básicas de comunicação, mas também o aperfeiçoamento das competências linguísticas em níveis mais avançados.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, os cursos abrangem habilidades de leitura, comunicação oral e escrita, sendo ministrados por professores altamente qualificados e com experiência no ensino de idiomas para fins acadêmicos e profissionais. “Trata-se de um programa de aprendizagem ativa de outra língua numa perspectiva de promoção da liberdade e da autonomia linguística na busca pelo conhecimento globalizado”, afirma.

“Esses grupos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, essenciais para a realização de pesquisas, redação de artigos científicos e participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais”, completa Gisele, salientando que a atividade será em parceria com a Escola de Idiomas da Instituição, coordenada pelo Curso de Letras da Universidade.

Além disso, a novidade é uma oportunidade de promover uma imersão cultural por meio de atividades extracurriculares, como clubes de conversação, eventos temáticos e intercâmbios culturais.

“Essas oportunidades permitem que estudantes vivenciem a língua de forma autêntica, expandindo sua compreensão das diferentes culturas e enriquecendo a experiência de aprendizado. Investir na internacionalização da educação superior é uma necessidade incontestável para a inserção no mundo do trabalho atualmente”, acrescenta Gisele.  

Complemento à Escola de Idiomas

A Universidade também conta com a renomada Escola de Idiomas, coordenada pelo curso de Letras, reconhecida por sua excelência no ensino de línguas estrangeiras com uma ampla variedade de cursos e programas para atender às necessidades individuais dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe de professores altamente qualificada e experiente da Escola de Idiomas está comprometida em proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz. 

Com abordagens pedagógicas inovadoras, materiais atualizados e tecnologia de ponta, a Escola tem a expertise para oportunizar que os estudantes adquiram as habilidades linguísticas necessárias de forma efetiva.

A imersão cultural e as possibilidades ofertadas pela Instituição, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, estão entre os grandes diferenciais.

“Sempre enfatizamos a importância de aprender novos idiomas, porém, o avanço da tecnologia, a diminuição das distâncias e as grandes migrações contemporâneas mostram que falar outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade”, disse Dayane.

“Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e multilíngue, o que torna o conhecimento de múltiplas línguas essencial tanto para a formação acadêmica quanto para a carreira profissional”, completa.

Experiência na prática

Entre os exemplos de experiências proporcionadas pelo conhecimento estão os casos do egresso do  curso de Gastronomia Leonardo Ferreira Cardoso, que hoje está na França, e da mestranda Luana Budny, do Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. Em perspectivas diferentes, ambos demonstram a importância do domínio de outros idiomas.

Luana, farmacêutica dedicada, continua avançando em sua jornada acadêmica. Atualmente, ela é mestranda e desempenha um papel ativo no Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. No ano passado, enfrentou um desafio rigoroso ao submeter-se à exigente prova de proficiência exigida para a pós-graduação, obtendo uma classificação excelente.

“Particularmente, considero vital possuir proficiência em um segundo idioma durante o período de pós-graduação, especialmente para facilitar a comunicação com meu coorientador, um professor da França. Ao frequentar o curso de inglês na Escola de Idiomas da Unesc nos últimos cinco anos, obtive apoio nesse aspecto, o que também influenciou positivamente meu desempenho na prova de proficiência requerida para a pós-graduação”, conta.

Segundo ela, para aqueles que almejam seguir uma carreira acadêmica, é de suma importância dominar um segundo idioma. “Na área de Pesquisa, é essencial estabelecer comunicação com estudiosos de diversos países, considerando que a grande maioria do conhecimento é publicada principalmente em inglês. O conhecimento adquirido nessa língua, sem dúvida alguma, contribui significativamente para o aprimoramento do desempenho como pesquisador”, comenta.

Já Leonardo, egresso do curso de Gastronomia, está morando na França há pouco tempo. Antes de sua viagem, ele teve algum contato com o idioma, mas percebeu a necessidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Atualmente, está realizando um estágio no estrelado restaurante Le Suquet, do chef francês Sébastien Bras, localizado no país europeu. Leonardo admite que sua capacidade de comunicação é limitada e nunca havia vivido fora do Brasil antes, mas foi calorosamente recebido e está aprendendo muito durante sua estadia.

Ele reconhece que se tivesse começado a se preparar antes, teria adquirido um conhecimento ainda maior, mas, apesar das dificuldades com o idioma, Leonardo considera essa experiência maravilhosa. “Estou tendo pessoas maravilhosas ao meu lado que estão me incentivando e me ensinando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse ele, que mora na cidade de Laguiole.

Inscrições

As inscrições estão abertas e com previsão de início das aulas em agosto de 2023. Para mais informações: Whatsapp: (48) 3431-4533. E-mail: idiomas@unesc.net e Instagram: @idiomasunesc. Endereço: Bloco L – Sala 002. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2023 às 10:30
Compartilhar Comente

Professor da Unesc ministra workshop sobre responsabilidade civil na internet

Professor da Unesc ministra workshop sobre responsabilidade civil na internet
O evento ocorreu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, nesta semana Mais imagens

O “Panorama e tendências do regime civil de responsabilidade dos intermediários na Internet” foi o tema do workshop ministrado pelo professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e do curso de Direito da Unesc, Gustavo Borges, nesta semana. 

O evento, que contou com a presença de entidades de várias partes do Brasil, ocorreu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Borges ainda participou de Audiência Pública no STF, convocada pelos ministros Luiz Fux e Dias Toffoli, que debateu as regras do Marco Civil da Internet.

Durante o encontro se discutiu sobre a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas de internet pelo conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2023 às 13:48
Compartilhar Comente

Direitos Fundamentais na Sociedade de Consumo é tema de aula inaugural de mestrado na Unesc

Direitos Fundamentais na Sociedade de Consumo é tema de aula inaugural de mestrado na Unesc
Mais imagens

Os mestrandos e professores que fazem parte da linha pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos”, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade da Unesc (PPGD) participam nesta terça-feira (21/03) de aula inaugural que terá como tema “Direitos Fundamentais na Sociedade de Consumo”, com a socióloga, pedagoga e psicanalista Cleide Calgaro. O encontro, organizado pela coordenação do Programa, será realizado de forma virtual, a partir das 9h30.

A palestrante escolhida para a atividade é doutora em Ciências Sociais, em Filosofia e em Direito. Atualmente, é professora da graduação e pós-graduação – mestrado e doutorado – em Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Cleide é líder do grupo de pesquisa Metamorfose Jurídica e presidenta do Conselho Consultivo Internacional da Escuela Interdisciplinar de Derechos Fundamentales Praeeminentia Iustitia, do Perú.

O Programa tem a parceria da Universidade de Caxias do Sul, do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED), e do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania (Nupec) da Instituição. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2023 às 10:28
Compartilhar Comente