Pedagogia

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Projeto Teatrando leva a magia do teatro para as escolas da região

Projeto Teatrando leva a magia do teatro para as escolas da região
Mais imagens

O Auditório Ruy Hulse da Unesc esteve lotado nesta quarta-feira (11/10), para apreciar uma encantadora peça de teatro proporcionada pelo curso de Pedagogia da Unesc. O Projeto Teatrando, uma iniciativa da Brinquedoteca que envolve professores e estudantes, brindou a plateia composta por crianças de diversas escolas da região com a apresentação do espetáculo “Brinquedos em Ação” em três sessões ao longo da tarde e da noite.

Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia Gislene Camargo, o principal propósito do projeto é permitir que os estudantes experimentem ativamente o processo de montagem de uma peça teatral. “Embora não sejamos atores ou atrizes profissionais, desempenhamos um papel vital ao levar vida às escolas e encantar as crianças. A nossa missão consiste em compartilhar cultura, espalhar alegria e servir de fonte de inspiração para os professores”, afirmou Gislene.

A professora destacou ainda que acordou nesta quarta-feira com o coração transbordando de alegria, pois o grupo proporcionou a oportunidade para cerca de 600 crianças, a chance de experimentar o mundo do teatro, mergulhar em histórias fascinantes, explorar diversos repertórios musicais e se conectar com a arte e a expressão. 

“Estou profundamente orgulhosa de cada um de vocês, acadêmicos e acadêmicas, que doaram seu tempo e esforço para oferecer esse presente às crianças e à sociedade. Expresso minha mais profunda gratidão por dedicarem seu tempo, compartilharem suas ideias, enfrentarem desafios com determinação, superarem seus medos e buscarem figurinos”, expressou Gislene.

“Vocês trataram com seriedade o que foi preparado com tanto carinho para as crianças, cumprindo um papel transformador na sociedade. Tenho absoluta certeza de que vocês farão uma diferença extraordinária nas vidas dessas crianças”, acrescentou.

Experiência única

A orientadora educacional do Colégio Rogacionista, Michele Bife Meller, estava radiante com o que presenciou. Conforme ela, a reflexão sobre o ato de brincar é explorada em sala de aula. “Todos participaram e adoraram. Parabéns à Universidade e ao curso por ofertar algo tão encantador e especial”, disse Michele.

A acadêmica da 4ª fase do curso de Pedagogia, Bruna da Silva Alves, resume como “um momento único” participar de um projeto como esse. “Trazer a cultura e ver a alegria nos olhos das crianças é algo verdadeiramente maravilhoso", enfatizou Bruna, que desempenhou o papel da boneca bruxa.

O Projeto Teatrando é vinculado à Brinquedoteca e é coordenado pela professora Gislene Camargo e já chega a sua sexta edição com apresentações para escolas da rede pública estadual, municipal e particular. 

Magia

Em um enredo que tem como objetivo abordar a reflexão sobre a tecnologia e o abandono de brinquedos, tudo começa com uma garotinha que costumava fazer bagunça em seu quarto, até que sua mãe propõe uma troca: que ela organize o quarto em troca de um presente misterioso. 

Atraída pela promessa do presente, a menina aceita o desafio e se torna mais responsável, evitando fazer bagunça e se concentrando em seu novo presente.

Os brinquedos, que costumavam ser o centro da atenção da menina, sentem-se abandonados e tentam diversas estratégias para chamar a atenção dela, mas sem sucesso, pois a tecnologia, representada pelo TikTok, prevalece. No entanto, um momento mágico acontece quando uma fada aparece e coloca um “vírus das memórias afetivas” no celular da menina.

A garotinha começa a lembrar com carinho de seus brinquedos e decide procurá-los, percebendo que eles estão gradualmente perdendo energia e ficando paralisados. Seu amor pelos brinquedos comove o coração de sua mãe, que decide reviver suas próprias memórias brincando com a filha e seus antigos brinquedos. Esse ato de afeto traz de volta a vida aos objetos especiais.

Na história, o soldadinho de brinquedo não defende o fim do uso do celular, mas em vez disso, aconselha a garota sobre o uso moderado. Ele coloca uma música alegre, e todos se divertem juntos, encontrando um equilíbrio entre o mundo digital e o mundo dos brinquedos.

O projeto conta com a parceria do Museu da Infância da Instituição.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de outubro de 2023 às 08:56
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Pedagogia vivenciam aprendizado prático no Parque Astronômico de Criciúma

Acadêmicos de Pedagogia vivenciam aprendizado prático no Parque Astronômico de Criciúma
Mais imagens

Acadêmicos da 2ª fase do curso de Pedagogia da Unesc, acompanhados pela professora Andréa Rabelo Marcelino, participaram de uma experiência educativa única no Parque Astronômico de Criciúma, na noite dessa segunda-feira (3/07). Sob a orientação da coordenadora Pedagógica Vanessa de Medeiros, os estudantes ocuparam todos os espaços do parque, ampliando seu conhecimento por meio de observações e atividades práticas.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diferentes aspectos do universo. Utilizando telescópios, puderam observar de perto a superlua, fascinando-se com a sua magnitude e beleza. Além disso, eles visitaram uma sala repleta de amostras de meteoros, fósseis, minerais e vários tipos de rochas, ampliando sua compreensão sobre a diversidade presente no cosmos.

Um dos destaques da visita foi o Analema, um antigo instrumento astronômico que segue o movimento do Sol ao longo do tempo. Eles ainda tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento desse instrumento e sua importância histórica na medição do tempo.

Outro ponto de interesse foi a esfera armilar, um instrumento utilizado na astronomia e na navegação, que representa de forma reduzida o cosmos. Ao explorar essa ferramenta, os estudantes ampliaram seu entendimento sobre as relações entre o movimento dos astros e a navegação.

A turma também teve a chance de compreender como funciona o relógio solar, uma forma ancestral de medir o tempo com base na posição do Sol. “A experiência no observatório proporcionou aos alunos um momento de contemplação do céu a olho nu, conectando-os diretamente com o vasto universo que nos rodeia”, disse Andréa.

Interação

O ponto alto da visita foi a interação no planetário, onde os estudantes desfrutaram de uma riqueza de informações e vivências relacionadas ao nosso planeta e ao Sistema Solar. Essa imersão permitiu que os futuros professores compreendessem a importância de diferentes formas de aprendizado e a qualidade proporcionada por experiências enriquecedoras como essa.

“Ao proporcionar essas experiências educativas em diferentes lugares, é possível demonstrar que a aprendizagem acontece de maneiras diversas, promovendo uma educação de qualidade”, afirma Andréa, salientando ainda que a visita ao Parque Astronômico de Criciúma certamente marcou a trajetória dos estudantes de Pedagogia Presencial, fornecendo-lhes novos conhecimentos, ampliando suas perspectivas e estimulando sua paixão pela educação.

“Essa experiência prática e enriquecedora certamente contribuirá para que se tornem professores comprometidos e engajados com a formação de futuras gerações”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de julho de 2023 às 09:56
Compartilhar Comente

Estudantes participam da atividade "Vamos lá fora brincar"

Estudantes do curso de Pedagogia Presencial, participam da atividade "Vamos lá fora brincar"  que teve início na noite de 31 de junho de 2023.

01 de junho de 2023 às 15:34
Compartilhar Comente