Pedagogia

Nivaldo Anibal Goularte: uma trajetória de dedicação à educação e legado inesquecível na Unesc

Nivaldo Anibal Goularte: uma trajetória de dedicação à educação e legado inesquecível na Unesc
Mais imagens

A Unesc é permeada por histórias inspiradoras, conquistas marcantes e legados que perduram. Entre eles, destaca-se a notável trajetória do ex-professor Nivaldo Anibal Goularte, que, aos 80 anos, faleceu em virtude de um câncer. Durante quase 35 anos, ele deixou uma marca indelével na Universidade, contribuindo de forma significativa para o progresso da Instituição.

“Nivaldo dedicou sua vida à educação, deixando uma profunda impressão na vida de estudantes e colegas. Compartilhou conhecimento, inspirou mentes e promoveu o desenvolvimento acadêmico e pessoal de todos que tiveram a oportunidade de cruzar o seu caminho. A paixão pelo ensino e compromisso com a educação foram admiráveis, fazendo dele um verdadeiro modelo a ser seguido”, expressa a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Natural de Araranguá, iniciou sua jornada na Instituição em março de 1975, aos 32 anos, como docente no curso de Pedagogia. Desde então, destacou-se pelo entusiasmo pela cultura, busca incessante pelo conhecimento e engajamento incansável em causas sociais. A habilidade em falar cinco línguas foi um testemunho de sua dedicação ao aprendizado.

Nivaldo foi um exemplo inspirador ao incentivar viagens de estudo que enriqueceram a formação acadêmica dos estudantes e abriram horizontes para futuras carreiras. A visão ampla e internacional expandiu a influência da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) além das fronteiras, conectando a Instituição com o mundo. Possuía graduação em Teologia; Geografia (Licenciatura e Bacharelado); especialização em Ciências Sociais Aplicadas e História do Brasil; além de mestrado em Educação.

“Quando ingressei na Universidade, me deparei com a presença enraizada do professor Nivaldo. Ele já fazia parte do corpo docente e estava imerso no ambiente acadêmico. Foi justamente nesses primeiros anos da minha vida universitária que presenciei uma série de transformações que foram fundamentais para moldar a caminhada atual em direção à democracia, à participação ativa dos estudantes, professores, funcionários e de toda a comunidade universitária na escolha dos dirigentes, por meio do voto direto e universal”, relembra o ex-reitor Edson Rodrigues.

Ainda conforme Rodrigues, a figura do professor Nivaldo esteve presente como um guia no processo de transição, sendo um exemplo de compromisso e dedicação à causa da educação. Sua participação ativa e aplicada contribuiu para que essa nova era de participação e democracia se consolidasse na Universidade. O envolvimento trouxe um olhar crítico e esclarecedor, fortalecendo ainda mais a importância da voz de cada membro da comunidade acadêmica.

“Hoje, olhamos para trás e reconhecemos que essas transformações foram cruciais para moldar a Universidade que temos hoje, uma Instituição que valoriza e incentiva a participação de todos, que promove a troca de ideias e a busca conjunta pelo conhecimento. O legado deixado por Nivaldo é um lembrete constante de que a união e o engajamento são elementos essenciais para a construção de uma educação de qualidade e uma comunidade acadêmica forte e unida”, reforça o ex-reitor.

Protagonista

Nivaldo foi também protagonista em diversas áreas como nas questões ambientais, indígenas e raciais. “Sempre foi solícito, determinado e firme em suas convicções. Possuía uma índole especial que o diferenciava até mesmo hoje. Sempre foi defensor fervoroso da Fucri/Unesc”, conclui Rodrigues.

Goularte atuou na Unesc até 2009 e passou pelos cursos de Biologia; Educação Física; Engenharia de Agrimensura; História; Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas; e Estudos Sociais. Passou pela Diretoria de Pesquisa, e pelos Museus Etnografia e Universitário. 

De uma sabedoria incrível, de um conhecimento exemplar, era difícil encontrar o Nivaldo, sobretudo na sala de trabalho, sem um livro na mão, sem estar altamente concentrado nas leituras das tantas obras que ele leu e se apropriou durante a vida, como pontua o ex-reitor Gildo Volpato.

“Ele tinha uma frase marcante que ressoa até hoje em meu cotidiano, especialmente quando discuto a importância do conhecimento e sua aplicação para transformar não apenas nossas próprias vidas, mas também a vida daqueles que nos rodeiam. Ele costumava comparar o conhecimento e sua apropriação a um palco: quanto mais abrimos as cortinas, maior o palco se revela. Isso significa que à medida que nos apropriamos do conhecimento, percebemos a imensidão do saber”, menciona.

História

Acadêmico, colega e amigo de Nivaldo, o professor Carlos Renato Carola, relembra a trajetória do professor. “O Nivaldo era um professor de história que dedicou a vida à docência, especialmente na formação de professores. Um professor com uma capacidade intelectual ampla, um conhecedor das grandes obras do pensamento ocidental, um professor extremamente responsável no seu fazer de ofício, de ser professor, que nos ajudou a desenvolver um pensamento crítico, uma visão crítica da sociedade e do mundo”, enfatiza.

Conforme o Carola, seu engajamento e compromisso com os menos privilegiados fizeram dele um professor crítico das injustiças sociais no Brasil e na América Latina. “Era uma pessoa generosa, uma pessoa também solidária, uma pessoa que desenvolveu um papel importante na história da Unesc. Um professor que merece uma grande homenagem”, finaliza. 

A filha Clarissa Milanez Goularte Tonelli também compartilhou sobre o amor que ele tinha pela docência e descreveu-o como alguém apaixonado pela educação e pelos estudantes. “Ele era um pai extremamente amoroso e atencioso, além de ser um marido dedicado e um avô exemplar. Transmitiu às netas sua paixão pelos livros, desejando que as pessoas, a sociedade e o mundo pudessem se transformar por meio da educação. Durante seus mais de 40 anos de carreira na área da Educação, ele sempre buscou transmitir essa mensagem”, diz.

A Universidade declarou luto oficial por três dias em decorrência do falecimento do ex-professor, em sinal de pesar.

Trajetória

Presidente do Conselho Técnico Pedagógico – 06/08/1979 a 03/09/1980;
Assessor de Educação – 27/10/1980 a 01/01/1983 e de 26/02/1985 a 03/06/1985;
Vice-diretor da Escola Superior de Tecnologia (Estec)  – 06/03/1979 a 03/09/1980;
Coordenador do Departamento de Estudos Sociais de 1978 a 1980 e de 1983 a 1984;
Diretor da Faculdade de Ciências e Educação de Criciúma (Faciecri) – 17/07/1985 a 17/07/1988;
De 1997 a 2004, atuou no escritório de Relações Internacionais, antes chamado de Assessoria para Assuntos Internacionais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2023 às 16:11
Compartilhar Comente

Deputada Estadual Luciane Carminatti oficializa destinação de recursos para a Brinquedoteca da Unesc

Deputada Estadual Luciane Carminatti oficializa destinação de recursos para a Brinquedoteca da Unesc
Deputada Estadual Luciane Carminatti oficializa destinação de recursos para a Brinquedoteca da Unesc Mais imagens

A Brinquedoteca da Unesc está prestes a passar por uma transformação que irá impactar não só acadêmicos, mas também professores e alunos das escolas de toda a região Sul de Santa Catarina.

Isso porque o espaço recebeu a oficialização da destinação de recursos por meio da emenda parlamentar da deputada estadual Luciane Carminatti, que deu a notícia durante a sua passagem pela Instituição na tarde dessa segunda-feira (24/05).

A emenda parlamentar impositiva para a Lei Orçamentária Anual de 2023 no valor de R$ 100 mil será destinada para a aquisição de materiais para o espaço e laboratório de práticas pedagógicas do curso de Pedagogia.

“Ficamos muito felizes com a notícia da destinação de recursos, pois vamos poder expandir as nossas atividades. Fazemos, neste espaço, contações de história e levamos muito aprendizado para alunos das instituições da região. Isso vai nos auxiliar a levar muito mais conhecimento, o que é gratificante e faz parte do nosso papel enquanto Universidade Comunitária”, explicou Gislene, adiantando que a intenção é também realizar o projeto Brinquedoteca Itinerante, que contará com experiências dentro da Unesc e fora da Universidade.

“A ideia é irmos até as escolas, fazermos contações de histórias, levando brinquedos e muito aprendizado”, complementou a professora.

Para a reitora Luciane Ceretta, não há dúvidas de que essa será mais uma grande parceira em benefício da população, além de tornar as experiências práticas cada vez mais presentes para os acadêmicos, o que vai ao encontro com o ecossistema de inovação da Unesc.

“São experiências como essas que nos enchem de orgulho e com as quais quem ganha não é só a população, mas também os alunos e profissionais que atuam na nossa Universidade, que é de todos. Nossa Brinquedoteca é encantadora e faz um trabalho belíssimo, de aprimoramento no processo de aprendizagem”, reforça a reitora.

A deputada, que também esteve na Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), e no Centro de Memória e Documentação (Cedoc), contou que sempre que vem à Unesc se sente em casa e mencionou, durante a visita, a importância do papel e a força de uma Universidade Comunitária.

“Cada vez que venho aqui tenho mais orgulho dessa Universidade. Hoje viemos para entregar a emenda para a estruturação desse espaço, que é uma conquista de todos. Os materiais adquiridos serão fundamentais para equipar ainda mais o espaço e aprimorar o serviço ofertado à comunidade”, disse a deputada.

“Isso faz parte do compromisso da Unesc como Universidade Comunitária, de formação de estudantes e de professores, e esse lugar é referência para a nossa região. O brincar, as brincadeiras, fazem parte do processo de ensino e aprendizagem”, complementou o diretor de pesquisa e pós-graduação da Universidade, Ismael Gonçalves Alves, que também contribuiu na construção do planejamento do projeto de implementação de recursos.

Sobre a Brinquedoteca

A Brinquedoteca Maria Valkíria Zanette colabora com a formação profissional dos acadêmicos. No local, os estudantes do curso de Pedagogia criam brinquedos, jogos, materiais didático-pedagógicos, objetivando o processo de ensino e aprendizagem.

Além dos brinquedos produzidos pelos próprios universitários, o espaço possui diversos livros e é aberto para a visitação de escolas. Os interessados devem agendar com o curso de Pedagogia, pelo telefone (48) 3431-2665.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2023 às 09:56
Compartilhar Comente

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade

Cursos de Licenciatura da Unesc promovem momento de reflexão e solidariedade
Acadêmicos e professores estiveram reunidos em forma de homenagem e respeito às vítimas de atentado registrado em Blumenau Mais imagens

A quarta-feira (05/04) foi de um silêncio diferente na Unesc, em Criciúma, em Santa Catarina e em todo o Brasil. Após o trágico atentado registrado ainda durante a manhã em Blumenau, fato que tirou a vida de quatro crianças, feriu outras cinco e deixou todo o país em alerta, os cursos de Licenciatura da Unesc promoveram um encontro de reflexão e solidariedade.

Centenas de estudantes se uniram em um ato comandado pelos professores dos cursos de Física, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Tecnologia da Educação. Emocionados, os acadêmicos foram convidados a refletir sobre o acontecimento em cada sala de aula e, coletivamente, a fazer um minuto de silêncio.

Para o estudante da sétima fase do curso de Pedagogia, Davi Brígido, a ação foi importante para unir os colegas em um momento de homenagem. “Fiquei muito abalado com a notícia. Enquanto estudante de Pedagogia, me senti mal ao longo de todo o dia e vejo que meus amigos também estão assustados e indignados com tudo isso. Ao afetar crianças de Blumenau, esse caso atinge todo o setor da educação do país, que já vem acendendo esse alerta para a segurança nas escolas”, reflete.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino e professora dos cursos de licenciatura, Andreia Rabelo Marcelino, agradeceu o aceite maciço do convite para o ato, que é algo simples, mas com uma simbologia muito forte. “Todos nós sentimos muito. Sabemos que neste momento precisamos refletir, pensar sobre nosso papel, nossas defesas e emanar energias positivas para as famílias das vítimas e todos aqueles diretamente envolvidos neste trágico incidente. Que essa energia chegue em todas as escolas”, acrescenta.

Após as falas rápidas, o minuto de silêncio e uma longa salva de palmas, os alunos retornaram às salas de aula para continuidade das atividades.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/04/05/cursos-de-licenciatura-da-unesc-promovem-momento-de-reflexao-e-solidariedade/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2023 às 21:45
Compartilhar Comente

Calouros do curso de Pedagogia da Unesc participam de atividade integrativa

Calouros do curso de Pedagogia da Unesc participam de atividade integrativa
Realizada na Praça do Estudante, evento teve como intuito acolher os acadêmicos da primeira fase Mais imagens

Os calouros do curso de Pedagogia da Unesc participaram, na noite de segunda-feira (27/03), de uma atividade integrativa de acolhimento na Praça do Estudante. Os 64 estudantes da primeira fase do curso realizaram ações envolvendo o tema “Infância”, com direito a músicas e brincadeiras.

Planejada pelos integrantes do Centro Acadêmico Livre de Pedagogia Paulo Freire, a atividade contou ainda com o anúncio de uma gincana solidária entre os estudantes. Itens como livros e brinquedos serão coletados e posteriormente doados, com os acadêmicos que arrecadarem mais itens sendo contemplados com uma camiseta do Centro Acadêmico.

Outras atividades realizadas incluíram autorretratos feitos pelos estudantes, uma roda de cantigas infantis e uma sessão de brincadeiras que marcaram a infância dos acadêmicos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2023 às 16:25
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente