História

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc

Tradições gaúchas são celebras em evento na Unesc
Atividades especiais serão realizadas até às 22h desta quarta-feira (18/9) no Espaço Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A união de esforços dos Centros Acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unesc resultou em mais um evento cultural voltado à comunidade acadêmica. Acontece nesta quarta-feira (18/9) ao longo de todo o dia o primeiro Piquenique Campeiro, segundo Piquenique do Equinócio de Geografia e terceira Mateada Universitária. A ação está sendo realizada no Espaço Quintas Culturais, no Bloco XXI, e conta com a distribuição de erva mate e água quente aos participantes que quiserem compartilhar um chimarrão.

Duas das lideranças da organização do evento, os acadêmicos Douglas Santana, do curso de Geografia, e Paula Martins, do curso de Letras, acompanham a movimentação no espaço ao longo de todo o dia. Conforme Paula, a iniciativa busca celebrar a cultura, um dos focos dos cursos de Licenciatura. “Nós sempre buscamos promover eventos culturais na Universidade, pois acreditamos que cultura nunca é demais”, destacou.

De acordo com Douglas, além de terem feito o convite em todas as salas de aula dos cursos de Licenciatura, o grupo estendeu o chamado à toda a comunidade acadêmica e contou ainda com a participação de visitantes que estiveram no campus em visita no Unesc Profissões. “Muitos que estavam visitando a Unesc também se interessaram pela nossa iniciativa e passam por aqui para trocar uma ideia e participar. A resposta tem sido muito positiva desde as primeiras horas”, afirmou.

No período noturno, conforme Douglas, serão realizadas apresentações de dança e declamação de poemas no espaço.

Essa é mais uma das atividades realizadas pelo grupo de Centros Acadêmicos, que trabalha na Campanha de Valorização Docente.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 17:21
Compartilhar Comente

Unesc realiza desafio com público do Tanuki World Fest

Cosplayers dos mais diversos personagens de quadrinhos, games, animes e séries invadiram a Unesc neste domingo (19/6), durante o Tanuki World Fest. Nesta edição, o público teve acesso a mais de 140 atrações e atividades, entre elas, um desafio lançado pelos cursos de Artes Visuais, Educação Física, História e Jogos Digitais da Unesc.

Os visitantes deveriam montar equipes de cinco pessoas para participar do circuito, passando pelas salas e realizando desafios de cada área. "Primeiro eles tiveram que criar uma logomarca, depois um personagem e por último uma história em quadrinho", explicou a professora de Artes Visuais, Katiuscia de Oliveira.

Além dos desafios, os participantes também conheceram um pouco mais sobre os cursos de graduação da Unesc e tiveram informações sobre a Feira das Profissões, que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto, no campus da Universidade.

Sexta edição

O 6º Tanuki World Fest teve diversas atrações, mas algumas chamaram a atenção, como Andressa Damiani, com o cosplay de Elsa de Frozen; Gustavo Mastorillo, de Rise of the Guardians, e o youtuber Cauê Moura.

O acadêmico de Ciências Contábeis da Unesc Rafael Batista veio pela segunda vez no festival. Para ele, os cosplayers foram o destaque deste ano. "O evento é uma ótima iniciativa para o público que curte animes, cosplay e afins. Eu já tinha vindo em outra edição, e com certeza a organização está melhorando muito", comentou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de junho de 2016 às 08:40
Compartilhar Comente

Cursos da Unesc vão desafiar público do Tanuki World Fest

Cursos da Unesc vão desafiar público do Tanuki World Fest
Sexta edição do evento espera um público de três mil pessoas Mais imagens

Uma caçada ao tesouro será o desafio trazido pelos cursos de Artes Visuais, Educação Física, História e Jogos Digitais da Unesc para o Tanuki World Fest, neste domingo (19/6). O público deverá formar times com cinco pessoas para participar dos jogos, que darão prêmios para as melhores equipes. A expectativa é de que três mil pessoas passem pelo evento, que ocorre, das 10 às 20 horas, no Complexo Esportivo e Colégio Unesc.

O professor de Educação Física da Unesc Bruno Colombo, que estará orientando as atividades do curso no Tanuki, destacou que a ação terá a participação de acadêmicos de, praticamente, todas as fases do curso. “Eles desenvolverão atividades esportivas que se relacionam com conhecimentos tratados na graduação”, comentou.

Cosplays, arena games...

Quem passar pela Universidade poderá conferir mais de 140 atrações e atividades, entre elas cosplays, arena games, apresentações culturais, salas temáticas, concursos, workshops e palestras. Entre as principais atrações deste ano estão o youtuber Cauê Moura, do canal Desce a Letra; Andressa Damiani, com o cosplay de Elsa de Frozen, e Gustavo Mastorillo, de Rise of the Guardians.

“A proposta inicial é reunir diversas pessoas que tem gosto por desenhos, games, vídeos, animes, mangas, comics, arte circense, enfim, cultura pop como um todo”, ressaltou uma das organizadoras do evento Renata Lopes.

O Tanuki World Fest tem o apoio da Fundação Cultural de Criciúma, ACESSUS, Cebrac, Doce Pão, Mister Game, Orbe Informática, X Maicon Pizzaria, Restaurante 3 AAA.com, Antimonopólio, Art&Play, Loja Billy Willy, Blue Wish Energy Drink, Butiá Publicidade, Cacau Show, Chicken-in Shopping Della, Finíssima Estampa, Master’s Duel, Millennium GS, Net4fun Lan House e Informática e Yup Brinquedos.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de junho de 2016 às 14:08
Compartilhar Comente

Personagens de filmes, séries, games e desenhos ganham vida na Unesc

Personagens de filmes, séries, games e desenhos ganham vida na Unesc
Cosplayers fizeram divulgação do Tanuki World Fest Mais imagens

Personagens das mais diversas séries, filmes, games e desenhos da cultura japonesa interagiram e divertiram alunos, professores e funcionários que passavam pela Unesc na noite de ontem (16/6). O objetivo da visita foi a divulgação do 6° Tanuki World Fest, que ocorre no domingo (19/6) no Complexo Esportivo e Colégio Unesc.

O Tanuki World Fest é um evento multicultural originalizado em Criciúma com visitantes de todo o país.  Ele oferece atrativos como shows, salas temáticas, campeonatos de vídeo game, concursos de fantasias e muito mais. Para a edição desse ano os organizadores esperam receber mais de três mil pessoas.

Mais informações e compra de ingressos no site http://tanukiworldfest.com.br.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de junho de 2016 às 10:59
Compartilhar Comente

9ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus traz como tema: “Museus e Memória”.

O MUESC – Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense – preocupando-se com as relações estabelecidas entre patrimônio regional e memória, busca, por meio de sua ação museológica, instigar crianças, jovens, adultos e idosos na problematização das exposições.

As exposições terão como tema a fauna e a flora regional, o cotidiano de caça e coleta dos primeiros habitantes da região, os brinquedos e brincadeiras vivenciados por pais e avós e os momentos históricos de resistência e luta dos movimentos sociais da região carbonífera, sob diferentes olhares.
Programação
16 de maio
19h30: Palestra com Maria Helena Rosa Barbosa – Mestra em Artes Visuais e Arte-educadora do Museu de Arte de Santa Catarina.
Local: Campus Unesc - Bloco P, sala 19.

17 de maio
19h30: Palestra “Acervo Artístico Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense: Arte, Coleção e Memória”
Prof. Me. Amalhene Baesso Reddig
Local: Campus Unesc - Bloco Z, sala 05.
Promoção: Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” / Setor Arte e Cultura – UNESC

19 de maio
18h30: Performance “Entre marcas e atos” em diálogo com a exposição “Pinturas Infiltrórias e suas Ramificações Tubulares”
Artista Rodrigo Sassi (SP)
Grupo Artístico Cultural “Unesc em Performance”(Setor Arte e Cultura) coordenado pelo Prof. Mestrando Marcelo Feldhaus e atuação de João Gabriel da Rosa e Gabriela Adriano Luciano
Local: Campus Unesc – Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”, Hall do bloco Administrativo
Promoção: Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” / Setor Arte e Cultura – UNESC

De 17 a 20 de maio – Exposições Museológicas
As exposições estarão abertas para visitação do público em geral nos horários das 8h30 às 22h.
Local: Campus da Unesc.

1- Unidade de Arqueologia – “Conhecendo e Revivendo com a Arqueologia: Memórias e Cultura dos povos pré-coloniais,Caçadores e Coletores”.

2- Unidade CMU (Centro de Memória da Unesc)- “Movimentos Sociais na Região Carbonífera (1940 -1990)”.

3- Unidade de Zoologia e Botânica – “Rememorando a Biodiversidade”.

4- Unidade de Infância – “Infância e Memória : Diálogos com diferentes repertórios artístico-culturais”.

Comissão Organizadora
Coordenadora do Muesc: Profª. Lucy Cristina Ostetto
Coordenadora da unidade de Zoologia: Profª. Morgana Cirimbelli Gaidizinski
Coordenadores da unidade de Botânica: Profª. Vanilde Citadin Zanette e Prof. Robson dos Santos
Coordenador do CMU: Prof. João Henrique Zanelatto
Coordenador do Museu da Infância: Prof. Marcelo Feldhaus
Coordenador da unidade de Arqueologia/Ipat: Arqueólogo Juliano Bitencourt Campos

 

18 de maio de 2011 às 14:48
Compartilhar