História

Teatro Elias Angeloni - 09/05/2011 - 20h

O professor Carlos Renato Carola do curso de História levou a 7ª fase para assistir no teatro Elias Angeloni a peça - O DRAGÃO

O espetáculo O Dragão é uma criação sobre o tema da guerra, a partir de fatos e depoimentos reais. A pesquisa inicial nos levou a diversas regiões, até chegarmos ao trágico conflito entre israelenses e palestinos. Neste pequeno território no coração do Oriente Médio é travada uma guerra que se tornou emblemática de muitas outras. A partir desta delicada situação, procuramos refletir sobre nossos tempos sombrios.
Através do olhar de quatro personagens - dois palestinos e dois israelenses - abordamos a intimidade da dor infligida pela guerra. Quisemos quebrar a visão distanciada da mídia e da análise dos especialistas, que nos apresentam os fatos, para fazer surgir personagens. Interrogar a realidade através do que eles vêem e sentem, fazendo ouvir as vozes que pouco escutamos.

Propomos olhar esta complexa situação entre israelenses e palestinos, sem nenhuma hierarquia, nenhuma classificação. O que colocamos em jogo são testemunhos de destinos confiscados pelo horror. Procuramos revelar o interior das pessoas nesta experiência comum da dor, onde as diferenças não separam mais, mas simplesmente nos distingue e religa.
O Dragão é um espetáculo sobre o diálogo e a paz; sobre a possibilidade de encontrar atrás da crueldade e da violência uma real humanidade.
O espetáculo estreou em 2008 e foi indicado ao prêmio Quem de melhor ator para Stephane Brodt e melhor atriz para Fabiana de Mello e Souza.
AMOK TEATRO
Dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, o Amok Teatro se dedica a uma pesquisa contínua do trabalho do ator e das possibilidades de encenação. Desde sua fundação em 1998 o grupo tem recebido por seus trabalhos um grande reconhecimento da crítica e do público.
O Amok Teatro coloca o ator e a linguagem física no centro do ato teatral e apóia a sua pesquisa em dois eixos: Antonin Artaud e Etienne Decroux, de quem herdaram também uma técnica, a mímica corporal dramática. O trabalho do grupo se caracteriza pela busca de um rigor formal e de uma intensidade que o corpo do ator afirma como sendo o lugar em que o teatro acontece. Em seus espetáculos, o Amok Teatro aborda temas contemporâneos, sem perder de vista a busca de uma linguagem poética. A encenação é um campo aberto à pesquisa de linguagem cênica, ao aperfeiçoamento das técnicas do ator e ao diálogo com questões fundamentais de nossa época. Cada novo projeto impulsiona o grupo a procurar diferentes caminhos de pesquisa e de treinamento para o ator.
Criação e formação sempre estiveram estreitamente relacionadas nos trabalhos do Amok. Desde 2003, com a abertura de sua sede no Rio de Janeiro, a companhia tem desenvolvido uma intensa atividade pedagógica e recebido em suas oficinas atores vindos de diversas regiões do país. A Casa do Amok se configurou como um espaço de criação e de treinamento, onde a vida da companhia e a formação dos atores estão profundamente ligadas.
Amok: Título de um conto do escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942). A palavra Amok é de origem malásia e significa “uma loucura, uma espécie de raiva, de dor humana... uma crise de monomania mortífera e insensata”. A palavra é freqüentemente usada de uma forma mais leve, em relação a alguém ou a
algo que está fora de controle.

Fonte: http://www.amokteatro.com.br/esp_dragao_release.asp

 

10 de maio de 2011 às 13:32
Compartilhar