PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

ODS e Cultura de Paz na Escola Básica: a importância da promoção da paz para crianças e adolescentes.

Ao longo do ano letivo de 2022, na escola E.E.B.M Laurita Manfredini Bristot, de Turvo SC, foi realizado o projeto de mestrado “Cultura de paz: conteúdo a ser incluído nos currículos das escolas de ensino básico”.

Neste ano, foram levados até a escola, conteúdos referentes aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e a promoção de uma Cultura de Paz, buscando incentivar o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre qualidade de vida, justiça e paz. Na palestra de sensibilização, no início do ano, foi notório o interesse de todos, visto que muitas situações acontecem na escola, como desavenças, ofensas e bullyng.

No último dia 14 de dezembro, aconteceu o encerramento deste projeto, que foi vinculado a disciplina de Ciências. Os conteúdos didáticos da disciplina contribuíram muito para esta realização, pois tratam de promoção de saúde e bem-estar, sustentabilidade, preservação do ambiente e nosso papel como seres humanos na sociedade. Os ODS trouxeram para além de seus objetivos: trouxeram referências! Essas referências fizeram com que os alunos pudessem rever atitudes, conceitos e pensamentos sobre o mundo que os cerca. As turmas do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, elaboraram seminários para apresentar 7 dos 17 ODS, que contemplaram a disciplina de Ciências, a escola e a realidade onde vivem.

Observou-se por parte deles, em todos os momentos, o interesse em mudar essas situações, inclusive, situações vividas fora da escola. Muitos se emocionaram, outros contaram relatos e histórias. Foram momentos em que se pode compartilhar sentimentos e experiências para que tudo isso se transformasse em aprendizado para os colegas.

Para os seminários, os alunos foram os protagonistas do início ao fim. Todo o conhecimento passado a eles durante o ano, se transformou em independência desde a busca pela literatura, confecção do material até a apresentação. Ao final, a Profª Drª Cristiane fez a seguinte indagação aos alunos: “No dia de hoje, defina em uma palavra o que os ODS ensinaram a vocês”, e eles responderam “amor, paz, justiça e empatia”. Para o aluno Luiz Augusto, do 8º ano, “Os ODS ensinaram que a empatia é fundamental a todos nós, pois uma palavra de amor pode mudar o dia de qualquer um”.

[Uma imagem contendo pessoa, jovem, segurando, menino Descrição gerada automaticamente] [Caixa de Texto: Aluno do 6º ano, Vitório Biz Candido, recebendo seu certificado de Agente da Paz.] [Uma imagem contendo quarto Descrição gerada automaticamente] [Caixa de Texto: Isadora Zaccaron, mestranda do PPGSCol e professora da E.E.B.M Laurita M. Bristot.] A mestranda e professora da escola, Isadora Zaccaron, relatou: “Eu, como professora, me sinto orgulhosa! Sinto que plantei uma sementinha no coração de cada um deles, e ela continuará crescendo, transformando-os, dia após dia, em seres humanos melhores promotores da paz. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNESC, juntamente com minha orientadora e coordenadora Profª Drª Cristiane Damiani Tomasi, me proporcionaram vivenciar essa experiência incrível e muito mais que isso! Poder compartilhar esse projeto para além da escola e do mestrado.”

Foto 1: Isadora Zaccaron, mestranda do PPGSCol e professora da E.E.B.M Laurita M. Bristot.

Foto 2: Aluno do 6º ano, Vitório Biz Candido, recebendo seu certificado de Agente da Paz.

Foto 3: Alunos do 6º, 7º e 8º anos como agentes da Paz, ao lado da professora mestranda Isadora Zaccaron e orientadora do projeto Profª Drª Cristiane Damiani Tomasi.

Mais informações: www.unesc.net/ppgscol

21 de dezembro de 2022 às 11:55
Compartilhar Comente

Validação de protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares é tema de discussão entre PPGSCOL e Secretaria de Saúde de Treviso

Validação de protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares é tema de discussão entre PPGSCOL e Secretaria de Saúde de Treviso
Mais imagens

A mestranda Ednara Savio Caetano, apresentou à Secretaria de Saúde de Treviso, nesta terça-feira (29-11-2022), a primeira versão do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares no município. Esse encontro é parte do processo de validação junto ao município, e cumpre uma das etapas da dissertação. A proposta da mestranda tem como finalidade auxiliar tanto profissionais quantos gestores na tomada de decisão referente a situações em que é necessário o uso de fórmulas alimentares, dietas enterais e suplementos.

            Para a primeira reunião de validação participaram, representando a Secretaria de Saúde de Treviso Vanessa Vieira Pescador (Secretária Municipal de Saúde), Ravena Jacinto (Secretária Adjunta), Nilcem Maria Losso (nutricionista), Susana Pagani (Assistente social) e Eliara Gomes (Farmacêutica). Também estiveram presentes a orientadora professora Dra Cristiane Damiani Tomasi e a Mestranda em Saúde Coletiva, Ednara Savio Caetano.

            A equipe da Secretaria de Saúde de Treviso acolheu a proposta apresentada, foram apontados alguns alinhamentos que serão realizados a partir dessa reunião e será apresentada uma nova versão da proposta. Vanessa, Secretária de Saúde, aponta que “é importante que os critérios para dispensação de fórmulas alimentares fiquem claros, assim podemos fazer a gestão adequada das demandas que chegam ao município”. A nutricionista Nilcem, colaborou informações importantes para a elaboração do fluxograma de atendimento e cita que “a implantação do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas é importante para auxiliar na tomada de decisão nas demandas atendidas” e cita a abertura da gestão municipal para o desenvolvimento de produtos que colaborem com a gestão do cuidado. A farmacêutica Eliara coloca as questões práticas da dispensação das fórmulas e o grupo coloca como importante a discussão multiprofissional do protocolo, uma vez que reconhecem a diversidade de cenários que permeiam as pessoas que utilizam os serviços de saúde do município.

            Ao fim a professora Cristiane faz o fechamento do encontro, agradecendo a discussão e aponta a importância do encontro de validação para que o protocolo seja aplicável e de fato seja incorporado no serviço de saúde do município de Treviso.

29 de novembro de 2022 às 13:20
Compartilhar Comente

Saúde Bucal é tema de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

Saúde Bucal é tema de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Mais imagens

A 107ª dissertação apresentada em 16 de novembro de 2022, no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc, fez uma análise sobre os dados ambulatoriais sobre Saúde Bucal em Santa Catarina, de 2008 a 2017.

Para a dissertação a aluna Taise Baschirotto sistematizou todos os tipos de procedimentos de saúde bucal em sete grandes grupos: procedimentos coletivos, procedimentos individuais de prevenção, odontologia cirúrgica básica, periodontia, endodontia, odontologia cirúrgica especializada, moldagem/manutenção. Na dissertação são apresentados o número de procedimentos e os valores pagos em cada macrorregião de saúde do estado de Santa Catarina. Os dados apresentados na dissertação mostram a evolução dos procedimentos e dos avanços e retrocessos nas políticas de atenção à saúde bucal no estado de Santa Catarina ao longo do período estudado, como por exemplo o incremento da periodontia como procedimento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.  A mestranda Taise, valoriza a importância dos procedimentos coletivos e individuais de prevenção, reforça a importância da atenção à saúde bucal em todas as fases da vida “A odontologia tem um histórico mutilador, mas com o avanço das políticas de saúde esse cenário vem se transformando e abrindo espaço para a promoção de saúde bucal”.

O professor Dr Renan Ceretta, membro avaliador da dissertação reforça a importância dos resultados apresentados como uma forte ferramenta para a gestão dos serviços “Esse trabalho é um exemplo de ferramenta de gestão a ser apresentado aos gestores locais e direção técnica estadual, podendo nortear os focos de atenção na saúde bucal em Santa Catarina”. Professor Dr Jacks Soratto, que também avaliou a dissertação, coloca a importância de trabalhos que avaliem as políticas de saúde e diz que “esse trabalho pode gerar artigos a serem publicados, mas tão importante quanto é a produção de um relatório técnico direcionado à Secretaria de Saúde do Estado”. A orientadora da dissertação, professora Dra Cristiane Tomasi ressalta a importância de estudos que apresentem um acompanhamento de longo prazo, “uma vez que alguns efeitos das políticas de saúde, principalmente quando voltadas à prevenção, precisam de longo período de acompanhamento para verificar os efeitos. No caso da saúde bucal, tem-se uma série de necessidades represadas que os serviços especializados precisam dar conta, associada com elementos de prevenção que poderão ser observados em um longo período de tempo”.

A dissertação apresentada está vinculada à linha de pesquisa de educação e gestão do trabalho em saúde do PPGSCol.

Mais informações: ppgs

17 de novembro de 2022 às 09:20
Compartilhar Comente

A AVALIAÇÃO DO ACESSO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE SIDEROPOLIS DURANTE A PANDEMIA É TEMA DE DISSERTAÇÃO DO PPGSCol

O acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) é tema desafiado no âmbito da gestão dos serviços de saúde. Esse aspecto chamou especial atenção durante a pandemia de COVID-19, uma vez que a APS é a ordenadora da rede de atenção à saúde. A pandemia enquanto problema de Saúde Pública global perpassa também o desafio manter os demais atendimentos à saúde da população.

A mestranda Maria Júlia Souza Pereira, que participou enquanto acadêmica de Biomedicina (2020) da coleta de dados, avaliou os atributos de utilização e acessibilidade da APS durante a pandemia em Siderópolis. Observou-se que a utilização teve melhor avaliação e acessibilidade pior avaliação, na perspectiva das pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos pontos que chama a atenção é a insatisfação com o horário de funcionamento das unidades de saúde, o que aponta um dos desafios para a gestão dos serviços de saúde, pensar em estratégias que ampliem o acesso, levando em consideração o perfil da população.

Os dados da dissertação foram obtidos em 2020, durante a pesquisa sobre “Prevalência de Covid-19 na população adulta e idosa de Siderópolis” a qual foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis ao PPGSCol. Essa pesquisa se desenvolveu a partir da parceria entre município e universidade, envolvendo os cursos de enfermagem, biomedicina e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. A mestranda Maria Júlia Souza Pereira, foi contemplada com bolsa de mestrado da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina). 

A dissertação “Avaliação do acesso à Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19 em um município do Sul de Santa Catarina” foi desenvolvida sob orientação da Prof. Dra. Cristiane Damiani Tomasi e Co-orientação da Prof. Dra. Vanessa Iribarrem Miranda. A 104ª dissertação foi apresentada em 11 de agosto de 2022 e avaliada pela Prof. Dra. Valdemira Santina Dagostim (membro externo ao PPGSCol), com vasta experiência na gestão dos serviços de saúde, e pelo Prof. Dr. Jacks Soratto (membro do PPGSCol), com grande experiência na APS. A banca destaca a importância dos resultados para a tomada de decisão da gestão dos serviços de saúde.

A Mestranda Maria Júlia Souza Pereira destaca a sua participação nas diferentes etapas da pesquisa, a experiência de participar da pesquisa de campo e a ampliação do seu olhar para a Saúde Coletiva. A orientadora destaca que a forma de apresentação dos dados foi pensada para destacar os principais pontos de atenção do acesso à APS.

Mais informações: www.unesc.net/ppgscol

12 de agosto de 2022 às 14:16
Compartilhar Comente

Situação Epidemiológica Santa Catarina e Região Sul: Covid - 19 em números dia 23/07/2020

/portal/resources/files/489/covid/230720.pdf

27 de julho de 2020 às 10:40
Compartilhar Comente