PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

ODS e Cultura de Paz na Escola Básica: a importância da promoção da paz para crianças e adolescentes.

Ao longo do ano letivo de 2022, na escola E.E.B.M Laurita Manfredini Bristot, de Turvo SC, foi realizado o projeto de mestrado “Cultura de paz: conteúdo a ser incluído nos currículos das escolas de ensino básico”.

Neste ano, foram levados até a escola, conteúdos referentes aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e a promoção de uma Cultura de Paz, buscando incentivar o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre qualidade de vida, justiça e paz. Na palestra de sensibilização, no início do ano, foi notório o interesse de todos, visto que muitas situações acontecem na escola, como desavenças, ofensas e bullyng.

No último dia 14 de dezembro, aconteceu o encerramento deste projeto, que foi vinculado a disciplina de Ciências. Os conteúdos didáticos da disciplina contribuíram muito para esta realização, pois tratam de promoção de saúde e bem-estar, sustentabilidade, preservação do ambiente e nosso papel como seres humanos na sociedade. Os ODS trouxeram para além de seus objetivos: trouxeram referências! Essas referências fizeram com que os alunos pudessem rever atitudes, conceitos e pensamentos sobre o mundo que os cerca. As turmas do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, elaboraram seminários para apresentar 7 dos 17 ODS, que contemplaram a disciplina de Ciências, a escola e a realidade onde vivem.

Observou-se por parte deles, em todos os momentos, o interesse em mudar essas situações, inclusive, situações vividas fora da escola. Muitos se emocionaram, outros contaram relatos e histórias. Foram momentos em que se pode compartilhar sentimentos e experiências para que tudo isso se transformasse em aprendizado para os colegas.

Para os seminários, os alunos foram os protagonistas do início ao fim. Todo o conhecimento passado a eles durante o ano, se transformou em independência desde a busca pela literatura, confecção do material até a apresentação. Ao final, a Profª Drª Cristiane fez a seguinte indagação aos alunos: “No dia de hoje, defina em uma palavra o que os ODS ensinaram a vocês”, e eles responderam “amor, paz, justiça e empatia”. Para o aluno Luiz Augusto, do 8º ano, “Os ODS ensinaram que a empatia é fundamental a todos nós, pois uma palavra de amor pode mudar o dia de qualquer um”.

[Uma imagem contendo pessoa, jovem, segurando, menino Descrição gerada automaticamente] [Caixa de Texto: Aluno do 6º ano, Vitório Biz Candido, recebendo seu certificado de Agente da Paz.] [Uma imagem contendo quarto Descrição gerada automaticamente] [Caixa de Texto: Isadora Zaccaron, mestranda do PPGSCol e professora da E.E.B.M Laurita M. Bristot.] A mestranda e professora da escola, Isadora Zaccaron, relatou: “Eu, como professora, me sinto orgulhosa! Sinto que plantei uma sementinha no coração de cada um deles, e ela continuará crescendo, transformando-os, dia após dia, em seres humanos melhores promotores da paz. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNESC, juntamente com minha orientadora e coordenadora Profª Drª Cristiane Damiani Tomasi, me proporcionaram vivenciar essa experiência incrível e muito mais que isso! Poder compartilhar esse projeto para além da escola e do mestrado.”

Foto 1: Isadora Zaccaron, mestranda do PPGSCol e professora da E.E.B.M Laurita M. Bristot.

Foto 2: Aluno do 6º ano, Vitório Biz Candido, recebendo seu certificado de Agente da Paz.

Foto 3: Alunos do 6º, 7º e 8º anos como agentes da Paz, ao lado da professora mestranda Isadora Zaccaron e orientadora do projeto Profª Drª Cristiane Damiani Tomasi.

Mais informações: www.unesc.net/ppgscol

21 de dezembro de 2022 às 11:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário