PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Saúde Bucal é tema de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva

Saúde Bucal é tema de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Mais imagens

A 107ª dissertação apresentada em 16 de novembro de 2022, no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Unesc, fez uma análise sobre os dados ambulatoriais sobre Saúde Bucal em Santa Catarina, de 2008 a 2017.

Para a dissertação a aluna Taise Baschirotto sistematizou todos os tipos de procedimentos de saúde bucal em sete grandes grupos: procedimentos coletivos, procedimentos individuais de prevenção, odontologia cirúrgica básica, periodontia, endodontia, odontologia cirúrgica especializada, moldagem/manutenção. Na dissertação são apresentados o número de procedimentos e os valores pagos em cada macrorregião de saúde do estado de Santa Catarina. Os dados apresentados na dissertação mostram a evolução dos procedimentos e dos avanços e retrocessos nas políticas de atenção à saúde bucal no estado de Santa Catarina ao longo do período estudado, como por exemplo o incremento da periodontia como procedimento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.  A mestranda Taise, valoriza a importância dos procedimentos coletivos e individuais de prevenção, reforça a importância da atenção à saúde bucal em todas as fases da vida “A odontologia tem um histórico mutilador, mas com o avanço das políticas de saúde esse cenário vem se transformando e abrindo espaço para a promoção de saúde bucal”.

O professor Dr Renan Ceretta, membro avaliador da dissertação reforça a importância dos resultados apresentados como uma forte ferramenta para a gestão dos serviços “Esse trabalho é um exemplo de ferramenta de gestão a ser apresentado aos gestores locais e direção técnica estadual, podendo nortear os focos de atenção na saúde bucal em Santa Catarina”. Professor Dr Jacks Soratto, que também avaliou a dissertação, coloca a importância de trabalhos que avaliem as políticas de saúde e diz que “esse trabalho pode gerar artigos a serem publicados, mas tão importante quanto é a produção de um relatório técnico direcionado à Secretaria de Saúde do Estado”. A orientadora da dissertação, professora Dra Cristiane Tomasi ressalta a importância de estudos que apresentem um acompanhamento de longo prazo, “uma vez que alguns efeitos das políticas de saúde, principalmente quando voltadas à prevenção, precisam de longo período de acompanhamento para verificar os efeitos. No caso da saúde bucal, tem-se uma série de necessidades represadas que os serviços especializados precisam dar conta, associada com elementos de prevenção que poderão ser observados em um longo período de tempo”.

A dissertação apresentada está vinculada à linha de pesquisa de educação e gestão do trabalho em saúde do PPGSCol.

Mais informações: ppgs

17 de novembro de 2022 às 09:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário