PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

A AVALIAÇÃO DO ACESSO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE SIDEROPOLIS DURANTE A PANDEMIA É TEMA DE DISSERTAÇÃO DO PPGSCol

O acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) é tema desafiado no âmbito da gestão dos serviços de saúde. Esse aspecto chamou especial atenção durante a pandemia de COVID-19, uma vez que a APS é a ordenadora da rede de atenção à saúde. A pandemia enquanto problema de Saúde Pública global perpassa também o desafio manter os demais atendimentos à saúde da população.

A mestranda Maria Júlia Souza Pereira, que participou enquanto acadêmica de Biomedicina (2020) da coleta de dados, avaliou os atributos de utilização e acessibilidade da APS durante a pandemia em Siderópolis. Observou-se que a utilização teve melhor avaliação e acessibilidade pior avaliação, na perspectiva das pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos pontos que chama a atenção é a insatisfação com o horário de funcionamento das unidades de saúde, o que aponta um dos desafios para a gestão dos serviços de saúde, pensar em estratégias que ampliem o acesso, levando em consideração o perfil da população.

Os dados da dissertação foram obtidos em 2020, durante a pesquisa sobre “Prevalência de Covid-19 na população adulta e idosa de Siderópolis” a qual foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis ao PPGSCol. Essa pesquisa se desenvolveu a partir da parceria entre município e universidade, envolvendo os cursos de enfermagem, biomedicina e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. A mestranda Maria Júlia Souza Pereira, foi contemplada com bolsa de mestrado da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina). 

A dissertação “Avaliação do acesso à Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19 em um município do Sul de Santa Catarina” foi desenvolvida sob orientação da Prof. Dra. Cristiane Damiani Tomasi e Co-orientação da Prof. Dra. Vanessa Iribarrem Miranda. A 104ª dissertação foi apresentada em 11 de agosto de 2022 e avaliada pela Prof. Dra. Valdemira Santina Dagostim (membro externo ao PPGSCol), com vasta experiência na gestão dos serviços de saúde, e pelo Prof. Dr. Jacks Soratto (membro do PPGSCol), com grande experiência na APS. A banca destaca a importância dos resultados para a tomada de decisão da gestão dos serviços de saúde.

A Mestranda Maria Júlia Souza Pereira destaca a sua participação nas diferentes etapas da pesquisa, a experiência de participar da pesquisa de campo e a ampliação do seu olhar para a Saúde Coletiva. A orientadora destaca que a forma de apresentação dos dados foi pensada para destacar os principais pontos de atenção do acesso à APS.

Mais informações: www.unesc.net/ppgscol

12 de agosto de 2022 às 14:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário