PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Validação de protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares é tema de discussão entre PPGSCOL e Secretaria de Saúde de Treviso

Validação de protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares é tema de discussão entre PPGSCOL e Secretaria de Saúde de Treviso
Mais imagens

A mestranda Ednara Savio Caetano, apresentou à Secretaria de Saúde de Treviso, nesta terça-feira (29-11-2022), a primeira versão do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para dispensação de fórmulas alimentares no município. Esse encontro é parte do processo de validação junto ao município, e cumpre uma das etapas da dissertação. A proposta da mestranda tem como finalidade auxiliar tanto profissionais quantos gestores na tomada de decisão referente a situações em que é necessário o uso de fórmulas alimentares, dietas enterais e suplementos.

            Para a primeira reunião de validação participaram, representando a Secretaria de Saúde de Treviso Vanessa Vieira Pescador (Secretária Municipal de Saúde), Ravena Jacinto (Secretária Adjunta), Nilcem Maria Losso (nutricionista), Susana Pagani (Assistente social) e Eliara Gomes (Farmacêutica). Também estiveram presentes a orientadora professora Dra Cristiane Damiani Tomasi e a Mestranda em Saúde Coletiva, Ednara Savio Caetano.

            A equipe da Secretaria de Saúde de Treviso acolheu a proposta apresentada, foram apontados alguns alinhamentos que serão realizados a partir dessa reunião e será apresentada uma nova versão da proposta. Vanessa, Secretária de Saúde, aponta que “é importante que os critérios para dispensação de fórmulas alimentares fiquem claros, assim podemos fazer a gestão adequada das demandas que chegam ao município”. A nutricionista Nilcem, colaborou informações importantes para a elaboração do fluxograma de atendimento e cita que “a implantação do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas é importante para auxiliar na tomada de decisão nas demandas atendidas” e cita a abertura da gestão municipal para o desenvolvimento de produtos que colaborem com a gestão do cuidado. A farmacêutica Eliara coloca as questões práticas da dispensação das fórmulas e o grupo coloca como importante a discussão multiprofissional do protocolo, uma vez que reconhecem a diversidade de cenários que permeiam as pessoas que utilizam os serviços de saúde do município.

            Ao fim a professora Cristiane faz o fechamento do encontro, agradecendo a discussão e aponta a importância do encontro de validação para que o protocolo seja aplicável e de fato seja incorporado no serviço de saúde do município de Treviso.

29 de novembro de 2022 às 13:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário