Ciências Biológicas - Bacharelado

Projeto de Arqueologia inicia em Balneário Rincão

Projeto de Arqueologia inicia em Balneário Rincão
Atividades envolvem diferentes cursos da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

As atividades do projeto de extensãoArqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: incentivando os pequenos a valorizar e a preservar seu patrimônio” iniciaram nesta terça-feira (3/5) em Balneário Rincão. Pesquisadores da Unesc apresentaram o projeto para representantes da prefeitura do município.

O projeto comunitário terá duração de dois anos e será realizado em forma de oficinas. As atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Setor de Arqueologia da Unesc e os cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade e fazem parte dos projetos de extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

Segundo o coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc e um dos responsáveis pelo projeto, Juliano Campos, o objetivo é realizar atividades de educação patrimonial e ambiental com os educadores e alunos da Escola José Réus, na Lagoa dos Freitas. “As oficinas serão realizadas em espaços formais e não formais de ensino, utilizando a escola, Museu de Arqueologia, espaço pedagógico do Setor de Arqueologia da Universidade, sitio arqueológico Lagoa dos Freitas e biomas da comunidade de Balneário Rincão”, explicou.

Participaram da reunião a secretária de Educação de Balneário Rincão Liene Silveira, a diretora da Escola José Réus, Valcinéia Borges, a museóloga do Museu de Arqueologia de Balneário Rincão Elis Machieski, os professores coordenadores do projeto de extensão da Unesc Juliano Campos e Lucy Cristina Ostetto, os acadêmicos de História Jodoel Cardoso e Alexandre Sachet e o assistente do Setor de Arqueologia da Unesc Diego Moser.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2016 às 16:22
Compartilhar Comente

Projeto de educação ambiental em escolas inicia atividades

Projeto de educação ambiental em escolas inicia atividades
Professora e alunas participantes visitaram municípios de atuação (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, iniciou as atividades nos municípios de Nova Veneza, Siderópolis e Treviso nesta terça-feira (26/4), com a visita dos participantes às Secretarias de Educação.

O projeto desenvolverá atividades relacionadas à Reserva Biológica Estadual do Aguaí e ao Rio Mãe Luzia, contando com o apoio dos vereadores dos munícipios que fazem parte do Fórum de Preservação e Restauração do Rio Mãe Luzia. O projeto da Unesc tem parceria com o Instituto Felinos do Aguaí, Núcleo Transdiciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFSC e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

A professora Miriam da Conceição Martins, Karen Meller (acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária) e Nicolli Naspolini (aluna de Ciências Biológicas Bacharelado) apresentaram o projeto para os secretários de Educação. Durante o encontro, foram definidas as escolas em que o projeto será realizado: Escola Municipal Augusto Mondardo, Escola de Educação Básica Municipal Miguel Lazzarin e Escola Municipal Professora Maria Brogni. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de abril de 2016 às 19:50
Compartilhar Comente

Grupo de Estudos em Educação Ambiental realiza encontro na Universidade

Grupo de Estudos em Educação Ambiental realiza encontro na Universidade
Ação foi ministrada por alunos doutorandos do PPGCA (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências se reuniu na última sexta-feira (2/10), para discutir o tema: “Fitodiversidade: abordagem para o estado de Santa Catarina”. Ministraram o encontro, os alunos doutorandos do PPGCA (Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, Guilherme Alves Elias e Peterson Teodoro Padilha.

O grupo de estudos faz parte do projeto de extensão “Trabalhando Atividades Prático Reflexivas no Ensino de Ciências”, coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins. Também auxiliam no programa os professores Robson dos Santos, Maristela Gonçalves Giassi e as bolsistas e alunas do curso de Ciências Biológicas, Caroline Bortoluzzi da Silva, Rafaela Rosso, Jéssica Bitencourt, juntamente com a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2015 às 16:16
Compartilhar Comente

Alunos apresentam trabalhos no Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental

Alunos apresentam trabalhos no Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental
Estudantes bolsistas representam a Unesc com 10 artigos (Foto:Divulgação) Mais imagens

Os alunos da Unesc estão participando do 8º SBEA (Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental), em Curitiba, no Paraná. O encontro iniciou nesta sexta-feira (4/9) e segue até domingo (6/9), com o tema “Os desafios do presente para o futuro profissional”.

O professor do curso de Engenharia Ambiental Carlyle Torres Bezerra de Menezes ministrará uma mesa redonda, em que será discutido o assunto “O processo de consolidação no Brasil e as perspectivas futuras”. A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Paula Tramontin Pavei, também participará do encontro.

Trabalhos apresentados

 “Caracterização dos parâmetros de qualidade da água proveniente de poço artesiano de uma residência da comunidade de Vila Lourdes, Forquilhinha, Santa Catarina”. Apresentado pelo acadêmico do curso de Engenharia Ambiental Artur Vitali Michels.

“Biogeoquímica aplicada para a recuperação ambiental de ambientes estuarinos e costeiros: estudo da interface da bacia hidrográfica do rio Urussanga e a zona costeira sul catarinense.” Apresentado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental Artur Vitali Michels e Bruno Comelli Zapelini.

“Aplicação de indicadores de sustentabilidade na organização de catadores da ACRICA, Criciúma, Santa Catarina”. Apresentado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental Artur Vitali Michels e Nicolas Wanderlind da Silva.

“Educação Ambiental em escolas públicas através da avaliação da poluição atmosférica com o uso de bioindicadores.” Apresentado pelas alunas do curso de Engenharia Ambiental Brenda Luizi Daniel, e do curso de Ciências Biológicas Isadora Coelho Zaccaron.

“Contribuição a Gestão de Resíduos Sólidos na Instituição Beneficente ABADEUS”. Apresentado pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental Jeison Cechella e Tulio Magnus.

“Ações para Educação Ambiental”. Apresentado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas Luana da Silva Biz e Nicolli Domingues Naspolini.

“Análise da Precipitação anual de Santa Catarina para fins de dimensionamento de reservatórios de captação de água da chuva”. Apresentado pela aluna do curso de Engenharia Ambiental Luana Pasini Miguel.

“Avaliação da qualidade do programa municipal de coleta seletiva de Criciúma e da organização de catadores da ACRICA por meio da aplicação de indicadores de sustentabilidade”. Apresentado pelo acadêmico do curso de Engenharia Ambiental Nicolas Wanderlind da Silva.

“Análises Físico, Químicas e Biológicas de Ponto Amostral de águas de abastecimento público no município de Laguna – SC”. Apresentado pelo acadêmico do curso de Engenharia Ambiental Nicolas Wanderlind da Silva.

“Análise da Bacia hidrográfica do Ribeirão Fidelis, Blumenau, SC”. Apresentado pela aluna do curso de Engenharia Ambiental Sofia Serrano Sheibler.

"Tratamento térmico da carepa: resíduo sólido precursor de sulfato ferroso". Apresentado pela aluna de Engenharia Química Karoline Maragno Benedet.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

04 de setembro de 2015 às 15:25
Compartilhar Comente

Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências realiza encontro

Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências realiza encontro
“Formigas como Bioindicadores” foi o tema abordado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores da rede municipal de ensino de Criciúma e acadêmicos da Unesc participaram nesta quinta-feira (2/7) de mais um encontro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências, realizado no Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mári Stela Campos da Universidade.

O pesquisador João Luiz Osório Rosado, falou sobre “Formigas como Bioindicadores”, abordando a importância das formigas  como bioindicadoras no meio ambiente, características morfológicas, alimentação, reprodução e  sistemática.

O Grupo de Estudos faz parte do projeto de extensão “Trabalhando Atividades Prático Reflexivas no Ensino de Ciências” e é coordenado pelos professores Miriam da Conceição Martins, Maristela Gonçalves Giassi e Robson dos Santos. Participam ainda do projeto as acadêmicas do curso de Ciências Biológicas Caroline Bortoluzzi da Silva e Eliane Souza e como voluntária  Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2015 às 15:18
Compartilhar Comente