Ciências Biológicas - Bacharelado

Projeto de extensão realiza atividades com alunos de escola de Criciúma

Projeto de extensão realiza atividades com alunos de escola de Criciúma
Estudantes aprenderam a utilizar o microscópio (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão "A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos da UNESC (LEC) por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma – SC", realizou atividades didáticas e aula prática com microscópio no LEC (Laboratório de Ciências da Unesc), nesta terça-feira (9/5), com alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pascoal Meller, de Criciúma.

Com tema “Um dia para conhecer o corpo humano, sistema digestório” as duas turmas do quinto ano, acompanhadas pelas professoras Joice Andrea de Morais Supriano e Rosimari Barbosa desenvolveram as atividades no LEC.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, conta com a participação das bolsistas  Lia Cristiam Nascimento dos Santos e Samara de Assunção, e tem como voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de maio de 2017 às 22:05
Compartilhar Comente

Projeto de educação ambiental visita escolas de Treviso e Nova Veneza

Projeto de educação ambiental visita escolas de Treviso e Nova Veneza
Atividades ocorreram com alunos do primeiro e do quarto ano (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) da Unesc, “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí/SC”, realizou atividades com alunos do primeiro e do quarto ano de escolas de Treviso e Nova Veneza nos últimos dias. Os alunos receberam informações sobre os animais do Aguaí e sobre o que é uma reserva biológica.

Nesta segunda-feira (24/4) as bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso estiveram na Escola Professora Maria Brogni, em Treviso, onde fizeram uma atividade sobre os animais da reserva através de mímica com a turma do quarto ano e a brincadeira de “O que é, o que é” com o primeiro ano.

Já na última quinta-feira (20/4) elas estiveram na Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, em Nova Veneza, onde abordaram a importância de uma reserva biológica e a interferência do homem na natureza com alunos do primeiro e do quarto ano do Ensino Fundamental.

O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffmann, Miriam da Conceição Martins e conta com a participação da voluntária Zenaide Pais Topanoti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2017 às 21:42
Compartilhar Comente

Projeto de extensão discute tratamento adequado de resíduos na José Contim Portella

Projeto de extensão discute tratamento adequado de resíduos na José Contim Portella
Encontro desta quinta apresentou uma série de possibilidades a serem desenvolvidas Mais imagens

Discutir novas ações relacionadas ao tratamento adequado de resíduos sólidos, envolvendo coleta seletiva e reaproveitamento de material para produção de papel artesanal no ambiente escolar. Com este objetivo, a equipe do projeto de extensão da Unesc “Educação e gestão ambiental na Escola Municipal José Contim Portella e sua ampliação para a comunidade do entorno”, que integra o Programa Território Paulo Freire, participou da reunião pedagógica da escola nesta quinta-feira (20/4).

Na oportunidade, o coordenador do projeto, professor José Carlos Virtuoso, e a acadêmica bolsista Marina Pacheco Teixeira (Ciências Biológicas) apresentaram uma séria de possibilidades que poderão ser desenvolvidas no local. “Oficinas de reciclagem e confecção de papel artesanal são expedientes já desenvolvidos que deverão ser retomados, por indicação dos próprios docentes, os quais deverão inseri-los como conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Essas são iniciativas que já apresentaram bons resultados junto aos alunos das diversas turmas, das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)”, explicou Virtuoso.

Água da chuva já é utilizada

Sequência de projetos anteriores na José Contim Portella, a iniciativa extensionista já rendeu ao estabelecimento a implantação de um sistema de captação de água da chuva, cujo uso é destinado à lavação do pátio e rega das plantas. Da mesma forma, uma composteira recebe os resíduos orgânicos que viram húmus para aproveitamento no jardim. “Estamos muito motivados para dar sequência ao processo, que contribui muito para a sensibilização ecológica na escola”, disse a diretora, Simone Garcia Conceição de Sá.

O projeto, que utiliza conceitos de gestão ambiental como estratégia pedagógica de sensibilização, também contempla ações a serem desenvolvidas no conjunto Residencial Venezia, situado em frente à escola, no Bairro São Sebastião. Uma delas é o apoio para o correto gerenciamento de resíduos no condomínio, composto por 16 unidades habitacionais em que residem aproximadamente 1.300 pessoas. A equipe extensionista também tem a colaboração do professor Gustavo Zambrano e do bolsista Eduardo Fernandes Martinello (Engenharia Ambiental e Sanitária).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de abril de 2017 às 15:13
Compartilhar Comente

Projeto de extensão promove reflexão sobre o meio ambiente

Projeto de extensão promove reflexão sobre o meio ambiente
Visita foi mais uma etapa do projeto Ambiente e Cidadania Mais imagens

Bolsistas e professores da Unesc visitaram a Escola Caetano Ronchi, de Criciúma, para promover atividades e reflexões sobre o meio ambiente. A ação ocorreu nesta quinta-feira (7/7) e contou com a participação dos professores Dourival Giassi (UNACSA), Maristela Gonçalves Giassi (UNAHCE) e Elizabeth Maria de Siervi (UNACET)

A visita ao Bairro São Defende foi mais uma etapa do projeto Ambiente e Cidadania: Educação Ambiental em escolas do Território Freire, localizadas próximas a nascente do Bairro Santo André. A atividade teve como parceiros estudantes da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas. Juntos, os acadêmicos refletiram sobre a história sócio ambiental do bairro e da cidade de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de julho de 2016 às 10:53
Compartilhar Comente (1)

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano
Alunos apresentaram observações feitas em Bairros de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da primeira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc apresentaram, nesta segunda-feira (27/6), as observações e informações obtidas durante atividades de extensão nos bairros São Defende e Santo André, em Criciúma. As atividades são desenvolvidas dentro do projeto Ambiente e Cidadania, e foram apresentadas aos estudantes da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo. A atividade é uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo ações de Educação Ambiental e o Ambiente Urbano, que retornará aos Bairros em forma de projeto com os estudantes da Escola Municipal Caetano Ronchi.

Os professores Maristela Giassi, da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas e Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, da disciplina de Estudos Urbanos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvem trabalhos de extensão que envolvem estudantes dos dois cursos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Território Paulo Freire.

Segundo Maristela, neste processo, os acadêmicos relacionam a história do Bairro, da água que brota de uma nascente, da ação da indústria de mineração e os conteúdos de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e suas implicações na vida das pessoas. “Eles relacionam também com os impactos sócio ambientais dela decorrentes, especialmente quando levamos em conta que se trata de uma área urbana de risco sócio ambiental decorrente da mineração de carvão”, comenta.

Projetos envolvidos:


Ambiente e Cidadania:
Educação Ambiental em escolas do Território Freire localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André. Professores envolvidos: Maristela Gonçalves Giassi, Elizabeth Maria de Siervi e Dourival Giassi.Bolsistas: Joesia Campos e Erika Silveira Bernardes (Ciências Biológicas) e Jaqueline Porto da Silva (Arquitetura e Urbanismo).

Habitat Saudável e Sustentável:
Ações de mobilização, sensibilização, motivação e capacitação para a melhoria da urbanidade e habitabilidade da população inserida no Território Paulo Freire. Professores: Jorge Luiz Vieira, Rosa Nadir Jerônimo e João Alberto Ramos Batanolli. Bolsistas: Liliana Esteves Morais e Paola Fernandes Soccas (Arquitetura e Urbanismo) e Isabela Tellis Rodrigues (Psicologia).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente