Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul e Unesc fortalecem parceria em Educação e Arqueologia
Representantes do eixo de Educação do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul realizaram, na manhã desta quinta-feira (31/7), uma visita técnica e reunião estratégica no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), da Unesc com foco no fortalecimento de parcerias voltadas à educação, Pesquisa e Extensão no território do Geoparque.
O encontro teve como principal objetivo ampliar as ações conjuntas entre as instituições, especialmente no contexto do projeto de extensão da Unesc intitulado “Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: Cartografando o Patrimônio Arqueológico e a História e Cultura dos Povos Indígenas como Subsídio para os Processos Educativos no Ensino Fundamental”. A iniciativa é promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex) por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, com participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), dos cursos de História e Ciências Biológicas e do Lapis.
A reunião destacou as oportunidades de cooperação técnica e acadêmica, a realização de oficinas de Educação Patrimonial, produção de materiais didáticos e capacitação de professores da rede pública dos sete municípios que integram o Geoparque.
Estiveram presentes, representando o Geoparque, o diretor Gislael Floriano e membros do eixo de Educação, entre eles Andrea Melo (Torres), Fernando Pizzolo Manetti (Secretário de Educação de Timbé do Sul), Luana Pereira dos Santos (Diretora de Cultura de Mampituba), o professor Felipe Daros Idalino (Praia Grande) e Zenaide Clezar (Torres).
Representando a Unesc, participaram o professor e coordenador do projeto, Juliano Bitencourt Campos, a mestranda Annie Souza Marques, os doutorandos Suliano Ferrasso, Luciano Miranda, Diego Dias Pavei e José Gustavo, além do acadêmico do curso de História Luiz Miguel Ghedin.
Como fruto imediato da articulação, foi anunciada uma capacitação com oficinas voltadas a educadores e agentes culturais, programada para o dia 25 de agosto, nas instalações do LAPIS, em Criciúma.
Geoparque: Educação, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável
Reconhecido pela Unesco desde abril de 2022, o Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul abrange sete municípios entre os estados do Rio Grande do Sul (Torres, Mampituba e Cambará do Sul) e Santa Catarina (Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande), além de englobar os parques nacionais dos Aparados da Serra e da Serra Geral.
Os Geoparques Mundiais da Unesco têm como missão integrar conservação, educação e desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o Caminhos dos Cânions do Sul busca valorizar o patrimônio natural e cultural da região, promovendo o turismo sustentável, a geoconservação e o engajamento comunitário.
Segundo o professor Juliano Bitencourt Campos, o projeto atual é uma continuidade de iniciativas anteriores, como “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Patrimônio Arqueológico e a História e Cultura dos Povos Indígenas nas Séries Iniciais” (2021–2022), e tem como foco a produção de uma cartografia educativa que auxilie o trabalho pedagógico nas escolas de ensino fundamental da região.
“O objetivo é não apenas socializar o conhecimento com a comunidade, mas também envolver diretamente as escolas na produção dos materiais, por meio de oficinas, palestras e workshops. Além disso, pretendemos capacitar os educadores para que possam continuar utilizando esses recursos mesmo após o fim do projeto”, destaca Campos.
A iniciativa reforça o papel da Universidade na articulação entre ciência, educação e sociedade, e consolida o Geoparque como território de referência em práticas educativas inovadoras e preservação do patrimônio cultural e ambiental.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de agosto de 2025 às 13:45Professor representará a Unesc no Seminário Internacional Apheleia
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
14 de março de 2024 às 13:44Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.
Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio.
O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.
Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.
Calendário
O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão.
Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.
Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2024 às 16:51Professores da Unesc levam conhecimento e experiência aos ouvintes da Rádio Som Maior
"Confira a matéria na íntegra:"
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de dezembro de 2023 às 14:22Projeto da Unesc transforma lâminas de raio-x em ação sustentável
A Unesc está promovendo um movimento em prol da sustentabilidade por meio do projeto de Extensão Educa Mais. O objetivo principal do programa é cultivar práticas sustentáveis entre os estudantes do Ensino Médio do Colégio Unesc, enfatizando a importância do descarte responsável e da reutilização de diversos tipos de resíduos, como tampinhas de plástico, papel, óleo de cozinha e até mesmo lâminas de raio-x.
O projeto se baseia em dois pilares fundamentais: o desenvolvimento científico e a intervenção social voltada para a sustentabilidade. Uma das iniciativas deste ano, conforme a professora do curso de Ciências Biológicas Mainara Figueiredo Cascaes, foi a reinvenção do uso das lâminas de raio-x.
“A prata contida nesses materiais foi extraída para a produção de pingentes, enquanto as lâminas de acetato foram moldadas para a fabricação de caixas de presente. Ambos os produtos foram destinados à Associação Turma Unidas para Auxiliar Menores (Atupam), uma instituição dedicada a confeccionar kits de enxovais para bebês de famílias em situação de vulnerabilidade social”, explicou ela.
Conforme Mainara, o desafio inicial consistiu na remoção da prata das lâminas de raio-x. Diversas substâncias foram testadas, como acetona, cloro de piscina, soda cáustica e cloro concentrado (4,0 e 4,5%).
“O cloro concentrado mostrou-se eficaz na remoção completa da prata das placas de raio-x, resultando em uma solução facilmente separável e descartável. Após a filtração da prata, os papeis filtro foram tratados com bórax e submetidos a uma temperatura de 1.000ºC por uma hora, resultando numa prata purificada ideal para a produção dos pingentes”, disse Mainara.
Testes
A professora ainda explicou que simultaneamente à limpeza das lâminas, foram realizados testes para a confecção de caixas de acetato, que servirão como embalagens para os itens comercializados pela Associação.
“Além dos benefícios práticos e sociais, os estudantes envolvidos neste projeto têm a oportunidade de desenvolver competências e habilidades ligadas às Ciências Naturais, tornando o processo de aprendizagem mais significativo, lúdico, sustentável e prazeroso”, contou.
O projeto é desenvolvido ainda pelas professoras Michele Coral Dutra e Savana Bernardo Alfredo, e conta com o apoio das bolsistas acadêmicas Daniele Cristina dos Santos Brum, do curso de Pedagogia, e Letícia Stolk Perdoná, do curso de Ciências Biológicas.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
13 de dezembro de 2023 às 15:22
Newsletter
RSS