Editora

Livro aborda agricultura familiar e cooperativismo

Livro aborda agricultura familiar e cooperativismo
Professor da Unesc e pesquisador da Epagri organizaram a obra (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

“Inovações na Agricultura Familiar - As cooperativas descentralizadas em Santa Catarina” foi lançado na tarde de hoje (13/8) na Unesc. O livro, organizado pelo professor doutor da Universidade, Dimas de Oliveira Estevam, e o pesquisador do Epagri/Cepa (Centro de Estudos de Safras e Mercados), Luiz Carlos Mior, traz abordagens sobre a origem e experiências das cooperativas descentralizadas, além de falar sobre novos mercados e agroindústria.

O livro também será lançado hoje, às 20 horas, na Agroponte, feira de agronegócio e agricultura familiar que ocorre no pavilhão de exposição José Ijair Conti, em Criciúma.

Segundo Estevam, o livro agrega pesquisa e extensão e retrata a realidade da agricultura familiar especialmente no Sul de Santa Catarina, segunda região do Estado onde mais predomina este tipo de segmento da economia (a primeira é o Oeste).

O livro tem a colaboração de profissionais como engenheiros agrônomos, psicólogos, pedagogos, sociólogos e economistas e conforme Mior, só virou realidade em função do conjunto de esforços entre as instituições. “Falamos em cooperativismo na agricultura familiar, mas o livro só saiu porque houve cooperação entre a Universidade e a Epagri. É uma obra que traz pesquisas realizadas nas instituições, mas que também dá espaço para o trabalho do extensionista, que está em contato próximo com a realidade dos agricultores”, afirma.

O evento contou com a presença do coordenador do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc), Alcides Goulart Filho e do coordenador do curso de Ciências Econômicas, Thiago Fabris.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 13 de agosto de 2014 às 18:26
Compartilhar Comente

Ediunesc lança livro ‘‘Estudos Contemporâneos de Direitos Fundamentais’’

Ediunesc lança livro ‘‘Estudos Contemporâneos de Direitos Fundamentais’’
Obra é o terceiro volume de coletânea que reúne a produção acadêmica do Nupec Mais imagens

O livro ‘‘Estudos Contemporâneos de Direitos Fundamentais’’ será lançado na Unesc amanhã (20/3), no Auditório Ruy Hülse, às 19 horas. As organizadoras da publicação, editada pela Ediunesc (Editora e Livraria da Unesc), são as professoras Letícia de Campos Velho Martel e Mônica Ovinski de Camargo Cortina.

A obra é o terceiro volume de uma coletânea que reúne a produção acadêmica do Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania) da Unesc. Neste livro, repete-se a bem sucedida parceria dos membros do Núcleo com pesquisadores de diversos grupos de pesquisa de universidades brasileiras.

A temática dos direitos fundamentais está em permanente elaboração e sua dinâmica na contemporaneidade é um desafio premente para os juristas e pensadores expressos nesta obra.

A multiplicidade de abordagens está entrelaçada sob o foco comum do aprofundamento das reflexões teóricas e nas contribuições que objetivam superar os obstáculos práticos e avançar na efetividade dos direitos fundamentais.

Aula inaugural

Logo após o lançamento do livro ocorrerá a aula inaugural do curso de Direito da Unesc, ministrada pelo professor Samuel Mânica Radaelli, coordenador do curso de Direito e professor do Instituto Federal do Paraná. Ele falará sobre “O novo Constitucionalismo Latino-americano”.
 

Fonte: Secom

20 de março de 2014 às 09:49
Compartilhar Comente

Livro com colaboradores nacionais e internacionais é lançado pela Ediunesc

Livro com colaboradores nacionais e internacionais é lançado pela Ediunesc
Obra homenageia professor Antônio Carlos Wolkmer (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Democracia, pluralismo e pensamento crítico: estudos em homenagem ao professor Antônio Carlos Wolkmer” foi lançado na noite de hoje (31/10), na Unesc. A obra, da Ediunes (Editora Unesc), foi organizada por Carlos Magno Spricigo Venério e Ismael Francisco de Souza e traz oito artigos escritos por professores e advogados do Brasil e três por profissionais de instituições do exterior. Após o lançamento o professor doutor Antonio Carlos Wolkmer (UFSC) proferiu a palestra “Pensamento crítico e pluralismo no direito contemporâneo”

“É a primeira obra feita em homenagem ao trabalho desenvolvido em anos de pesquisa e do ensino de Direito. Estou muito feliz por este reconhecimento da Unesc”, afirmou Wolkmer. O professor também foi homenageado com uma placa.

O livro traz uma série de artigos dedicados a Wolkmer, elaborados a partir do Nuped (Núcelo de Estudos sobre Política, Estado e Direito da Unesc). Os artigos apresentam temas como a legitimação discursiva das políticas públicas, a participação popular no âmbito dos direitos das crianças e adolescentes e a responsabilidade socioambiental.

Os pensamentos de Wolkmer se fazem presentes na concepção e desenvolvimento de curso de Direito da Unesc. “O livro é o resultado de um reconhecimento de toda a brilhante história do professor Wolkmer. Ele marcou toda uma geração de juristas”, comentou Reginaldo de Souza Vieira, coordenador do Nuped.

Para o assessor de Pós-Graduação e Pesquisa da pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Adriano Bernadin, o livro também mostra o resultado de grupo de pesquisa da Unesc, e é uma importante contribuição no sentido de incentivar ainda mais a pesquisa na Universidade.

Também participaram do lançamento do livro o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, o coordenador do curso de Direito da Unesc, Alfredo Engelmann Filho, a coordenadora do CPJ (Centro de Prática Jurídica), Márcia Piazza, o coordenador da Ediunesc, Carlos Renato Carola e um dos organizadores do livro, Ismael Francisco de Souza.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 31 de outubro de 2013 às 22:06
Compartilhar Comente

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde

Professores da Unesc lançam livro sobre Sistema Único de Saúde
Obra aborda o fortalecimento do SUS atual (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O Sistema Único de Saúde não faz distinção de classes. Atende a todos e todos o usam. É um patrimônio da coletividade e mais que criticar, precisamos fortalecer. Refletir sobre o que temos, o que queremos e como podemos chegar ao sistema que queremos”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc (Universidade do Extermo Sul Catarinense), em Criciúma, Luciane Bisognin Ceretta. Ela é um dos organizadores do livro “Temas em Direito Sanitário & Saúde Coletiva: SUS - uma política pública de Estado”, que foi lançado na noite de hoje na Universidade, pela Ediunesc (Editora Unesc). Este é o primeiro livro sobre a temática lançado pela editora da instituição.

Ao longo dos 14 capítulos da obra, o SUS (Sistema Único de Saúde) aparece como uma política pública de Estado e como um patrimônio coletivo da sociedade brasileira. Segundo o professor do curso de Direito Reginaldo de Souza Vieira, também organizador do livro, o Direito deve atuar no sentido de provocar debates acerca da saúde coletiva, e atuar na promoção de políticas públicas nesta área. “Esta é uma obra inter e multidisciplinar, que envolveu diversos profissionais da Saúde, Educação e Direito. Temos pessoas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília”, comentou o professor.

A secretária de Saúde de Criciúma, Geovânea de Sá, afirmou que quase 30% da arrecadação municipal é investida em saúde, e que é de suma importância o trabalho de prevenção, para reduzir o número de casos atendidos pelo SUS nos casos de média e alta complexidade. “A Unesc é parceira do município em uma série de programas e atividades na área da saúde coletiva. É uma parceria valiosa na formação de novos profissionais e na prestação de serviços, além de estarmos juntos pensando a saúde do município”, reiterou Geovânea.

Após o lançamento do livro, a professora doutora Felipa Rafaela Amadigi, coordenadora do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), ministrou uma palestra sobre Políticas Públicas em Saúde. Participaram do lançamento do livro a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mágada Tessmann, a coordenadora do curso de Enfermagem, Valdemira Dagostim, o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho e a professora Ioná Vieira.

Saiba mais:

A obra conta com capítulos que tratam sobre:
- “Políticas públicas e direito à saúde”;
- “Bioética e saúde coletiva”;
- “Estratégias da saúde da família”;
- “O direito à saúde da criança e do adolescente”;
- “O direito ao acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto e o papel do Ministério Público”;
- “Conselhos e conferências de saúde”;
- “Democracia sanitária e agências reguladoras de saúde”;
- “A Política Nacional de Atenção Básica da Saúde”;
- “A Política Nacional de Promoção da Saúde”;
- “A integralidade do cuidado em saúde”;
- “Vivência de mulheres reclusas”;
- “Programa de educação pelo trabalho na saúde”;
- “Estratégia saúde da família pelo olhar das agentes comunitárias de saúde”;
- “A roda de discussão nas ESF”.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2013 às 22:32
Compartilhar Comente (1)

Desenvolvimento regional é tema de livro lançado pela Ediunesc

Composto por nove ensaios temáticos, abrangendo questões diversas sobre o crescimento do Sul do Estado, o livro “Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional” foi lançado pelo Ediunesc (Editora e Livraria da Unesc) na noite de hoje (23/5). A publicação reúne artigos apresentados no Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, promovido em 2011.

“Esse livro mostra que é possível disseminar o conhecimento a partir de trabalhos e pesquisas exercidas na Universidade. O empenho de alunos e professores na produção do conhecimento coloca a Unesc como referência no Brasil”, afirmou o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

Um dos autores da obra, o professor Murialdo Canto Gastaldon afirma que o crescimento da região é um assunto mais sério que se possa imaginar, e que a Universidade é um dos colaboradores.

Os organizadores da publicação são os professores doutores Dimas de Oliveira Estevam e João Henrique Zanelatto, ambos da Unesc. A obra é resultado de uma pesquisa multidisciplinar, desenvolvida em sua maioria por professores e alunos da instituição. “Esse trabalho é fruto de um esforço conjunto de todos os cursos da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas)”, reiterou Estevam.

“Os temas foram diversos, mas se unem na preocupação com o desenvolvimento regional, trazendo a trajetória de empresas e setores que contribuem com esse crescimento”, completou Zanelatto.

Também estiveram presentes no lançamento a diretora da UNA CSA, Kátia Aurora Dalla Líbera Soratto, o gerente regional da Epagri em Criciúma, Realdino José Busarello, autores da obra, estudantes e professores.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 23 de maio de 2013 às 22:40
Compartilhar Comente