Alunos da Unesc apresentam redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária
Acadêmicos da segunda fase do curso de Design da Unesc apresentaram, na noite da última segunda-feira (6/10), o redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária de Criciúma. O trabalho, desenvolvido na disciplina de Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual sob orientação da professora Catherine Marcon, foi entregue à diretoria da Instituição, que agora avaliará a implementação da nova identidade visual.
O projeto manteve o compromisso de preservar a essência do clube, fundado em 1937 por operários de minas de carvão e reconhecido como movimento negro e Ponto Cultural de Criciúma. Durante o processo, os estudantes consideraram a história e o simbolismo do clube, apresentado aos alunos em setembro pela presidente Iara Odila Nunes Costa e pelo conselheiro Renato Costa.
A diretoria do clube analisará as propostas apresentadas e definirá a continuidade do projeto. A iniciativa reforça a integração entre a Universidade e a comunidade, valorizando patrimônios culturais locais por meio do design e da memória afetiva e histórica
Por: Rosani Martins 10 de outubro de 2025 às 21:45Estudantes do curso de Design participam de palestra sobre registro de marcas e patentes
Acadêmicos do curso de Design da Unesc participaram de uma palestra sobre registro de marcas e patentes. O encontro foi conduzido pela advogada Evilyn da Silva Paulo, da Apta Registro de Marcas e Patentes, que tem oito anos de experiência na área e especialização em Direito Empresarial.
A convidada apresentou aspectos técnicos do processo, explicou os trâmites junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e destacou a importância da proteção jurídica para criações intelectuais, marcas e projetos autorais.
“Muitos estudantes desenvolvem projetos autorais e futuramente podem empreender ou atuar em estúdios de criação. Entender como proteger legalmente suas ideias é parte fundamental da prática profissional”, salientou o professor Afonso Junior.
A atividade faz parte das ações do curso de Design da Unesc para aproximar os estudantes de temas que dialogam com o mundo do trabalho e reforçam a preparação para a carreira.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
03 de setembro de 2025 às 04:04Acadêmicos de Design apresentam embalagens inovadoras para Turfa Fértil
Acadêmicos da 3ª fase do curso de Design da Unesc desenvolveram e apresentaram propostas de embalagens para a empresa Turfa Fértil Agro SA. As apresentações foram acompanhadas pelo diretor da empresa.
Cada estudante desenvolveu individualmente sua proposta e realizou uma apresentação breve, que abordou o contexto do problema, o mercado, o público-alvo e a solução final, que contou com modelos físicos das embalagens.
Apresentar um projeto real oferece aos acadêmicos uma aprendizagem prática, com desafios que influenciam o desenvolvimento dos trabalhos. “Para a Unesc, atuar com demandas do mercado conecta estudantes a empresas locais e aproxima-os da realidade profissional, ajudando na escolha da área de atuação no Design”, destaca o professor da disciplina Projeto de Design 2, Fábio Brodbeck.
As propostas apresentadas indicaram possibilidades para atuação em um novo segmento de mercado. O desafio proposto aos estudantes foi desenvolver embalagens para comercialização via e-commerce, voltadas ao público varejista e uso doméstico.
Os projetos foram divididos entre propostas com aplicabilidade imediata, que demandam poucas adaptações nas embalagens e na linha de produção, e ideias mais conceituais, que pensam no futuro da empresa. Todas foram consideradas pertinentes e alinhadas às necessidades apresentadas.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
09 de julho de 2025 às 14:00Estudantes de Design da Unesc apresentam projetos sociais à instituição Nossa Casa
Os acadêmicos do curso de Design da Unesc foram à instituição Nossa Casa, em Criciúma, para a apresentação e entrega dos projetos desenvolvidos ao longo do semestre dentro da disciplina de Design Social. A atividade, orientada pelas professoras Stela Maris Ruppenthal e Eliane Vanildo, teve como objetivo propor soluções criativas e funcionais para demandas identificadas na comunidade atendida pela entidade, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A visita marcou o encerramento do ciclo iniciado com um diagnóstico feito pelos estudantes durante uma visita anterior. A partir da escuta ativa e da observação do cotidiano das crianças, os acadêmicos mapearam carências e propuseram alternativas por meio do Design Social, área que une criatividade e compromisso social.
A disciplina é parte curricular obrigatória do curso e considera a Extensão universitária como um dos componentes da formação acadêmica. Ao longo do semestre, os estudantes realizaram atividades que exigiram a aplicação de conhecimentos técnicos em contextos coletivos.
Além dos projetos apresentados, eles estudaram conteúdos relacionados ao empreendedorismo social. Como parte das atividades, elaboraram planos de negócios e criaram, de forma hipotética, empresas sociais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Esse tipo de vivência proporciona uma compreensão profunda sobre a função social do design, além de estimular a empatia, o senso crítico e a criatividade voltada para o bem comum”, enfatiza a professora Stela Maris Ruppenthal.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
07 de julho de 2025 às 14:28Projeto de Discoteca Sensorial vence disputa no InterDesign 2025
Confira na íntegra a matéria aqui
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de maio de 2025 às 15:25
Newsletter
RSS