Design

Alunos da Unesc apresentam redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária

Acadêmicos da segunda fase do curso de Design da Unesc apresentaram, na noite da última segunda-feira (6/10), o redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária de Criciúma. O trabalho, desenvolvido na disciplina de Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual sob orientação da professora Catherine Marcon, foi entregue à diretoria da Instituição, que agora avaliará a implementação da nova identidade visual.  

O projeto manteve o compromisso de preservar a essência do clube, fundado em 1937 por operários de minas de carvão e reconhecido como movimento negro e Ponto Cultural de Criciúma. Durante o processo, os estudantes consideraram a história e o simbolismo do clube, apresentado aos alunos em setembro pela presidente Iara Odila Nunes Costa e pelo conselheiro Renato Costa.  

A diretoria do clube analisará as propostas apresentadas e definirá a continuidade do projeto. A iniciativa reforça a integração entre a Universidade e a comunidade, valorizando patrimônios culturais locais por meio do design e da memória afetiva e histórica

Por: Rosani Martins 10 de outubro de 2025 às 21:45
Compartilhar Comente

Unesc busca inovação em reabilitação em visita ao Sarah Lago Norte

Unesc busca inovação em reabilitação em visita ao Sarah Lago Norte
Visita ao Sarah Lago Norte teve como objetivo explorar inovações em Design e Bioengenharia para aprimorar a reabilitação na Instituição. (Foto: Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens

O coordenador do curso de Design da Unesc, João Rieth, realizou uma visita técnica ao Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, conhecido como Sarah Lago Norte, em Brasília. “O objetivo da visita foi explorar as estruturas de Design e Bioengenharia da Instituição, com a perspectiva de implementar um setor semelhante no futuro Centro de Reabilitação das Clínicas Integradas da Unesc”, pontuou Rieth. 

Durante a passagem pelas instalações da rede Sarah, que possui outras cinco unidades em estados brasileiros, Rieth destacou a excelência dos serviços, especialmente na área de ortopedia. “O trabalho realizado aqui é uma referência tanto no Brasil quanto internacionalmente, demonstrando um compromisso com a qualidade de vida dos pacientes,” ressaltou.

Um dos pontos altos da unidade é o atendimento a paratletas, que têm a oportunidade de praticar esportes náuticos, como a canoagem. Essa prática não só promove a reabilitação física, mas também proporciona benefícios significativos para a saúde mental dos pacientes. “O envolvimento em atividades esportivas é crucial para a recuperação e integração social,” afirmou Rieth.

A visita ao Sarah Lago Norte possibilitou a exploração de inovações em Design e Bioengenharia, com o intuito de implementar um setor semelhante na Unesc. O coordenador do curso de Design afirma que “o aprendizado sobre as práticas de reabilitação e o atendimento a paratletas contribui para o desenvolvimento do futuro Centro de Reabilitação das Clínicas Integradas, visando aprimorar os serviços oferecidos e fortalecer a integração social dos pacientes”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de novembro de 2024 às 15:01
Compartilhar Comente

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente