Design

Alunos da Unesc apresentam redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária

Acadêmicos da segunda fase do curso de Design da Unesc apresentaram, na noite da última segunda-feira (6/10), o redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária de Criciúma. O trabalho, desenvolvido na disciplina de Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual sob orientação da professora Catherine Marcon, foi entregue à diretoria da Instituição, que agora avaliará a implementação da nova identidade visual.  

O projeto manteve o compromisso de preservar a essência do clube, fundado em 1937 por operários de minas de carvão e reconhecido como movimento negro e Ponto Cultural de Criciúma. Durante o processo, os estudantes consideraram a história e o simbolismo do clube, apresentado aos alunos em setembro pela presidente Iara Odila Nunes Costa e pelo conselheiro Renato Costa.  

A diretoria do clube analisará as propostas apresentadas e definirá a continuidade do projeto. A iniciativa reforça a integração entre a Universidade e a comunidade, valorizando patrimônios culturais locais por meio do design e da memória afetiva e histórica

Por: Rosani Martins 10 de outubro de 2025 às 21:45
Compartilhar Comente

Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas

O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.

23 de novembro de 2022 às 15:09
Compartilhar Comente