Alunos da Unesc apresentam redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária
Acadêmicos da segunda fase do curso de Design da Unesc apresentaram, na noite da última segunda-feira (6/10), o redesign da logomarca do Clube Recreativo União Operária de Criciúma. O trabalho, desenvolvido na disciplina de Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual sob orientação da professora Catherine Marcon, foi entregue à diretoria da Instituição, que agora avaliará a implementação da nova identidade visual.
O projeto manteve o compromisso de preservar a essência do clube, fundado em 1937 por operários de minas de carvão e reconhecido como movimento negro e Ponto Cultural de Criciúma. Durante o processo, os estudantes consideraram a história e o simbolismo do clube, apresentado aos alunos em setembro pela presidente Iara Odila Nunes Costa e pelo conselheiro Renato Costa.
A diretoria do clube analisará as propostas apresentadas e definirá a continuidade do projeto. A iniciativa reforça a integração entre a Universidade e a comunidade, valorizando patrimônios culturais locais por meio do design e da memória afetiva e histórica
Por: Rosani Martins 10 de outubro de 2025 às 21:45Unesc é a única instituição de ensino brasileira convidada para evento internacional de Design
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
12 de março de 2025 às 14:24Colégio de Criciúma em busca do recorde de tampinhas plásticas
O curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc, colaborou com o Colégio Michel que pretende quebrar o recorde de 323.103 mil tampinhas da escola BISJ (SAU) de Jeddah na Arábia Saudita e entrar para o registro do Guinness Book. A escola construiu uma corrente de 2738,5m no dia 04 de dezembro de 2019. A ideia surgiu no Colégio Michel, após a constatação de que a quantidade arrecadada era bem maior do que o recorde registrado no livro. O evento foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 na quadra de esportes do Colégio, onde foi realizada a medição do comprimento da corrente e a quantidade de tampas de plástico, para isto foi utilizado uma estação total da marca Topcon, com medidor de distância a laser e um bastão com um mini prisma, foi possível medir o comprimento de cada linha, destas distribuídas de forma longitudinal e paralelamente. Portanto 212 linhas num comprimento médio de 16,88m, o que resultou 3.578,56m, mais uma linha de 5,67m, totalizando 3.584,24m, para determinar a quantidade de tampas, foram feitas amostragens, de um metro e contado a quantidade de tampas neste intervalo, a média encontrada foi de 96 tampas, que multiplicado pelo comprimento, resultou em 344.087 tampas.
23 de novembro de 2022 às 15:09Palestra sobre design promove interação e criação em sala de aula
Acadêmicos do curso de Design da Unesc, tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra, interagir e criar com uma das referências na área, o designer e professor da Faculdade de Aveiro, em Portugal, Paulo Dago D`Uva.
No encontro, Paulo D`Uva falou sobre as diversas maneiras para obter diferentes processos criativos destinados aos variados públicos, usando como exemplo alguns meios de transporte, como barcos e carros. Ele destacou que um só produto não consegue agradar a todos os tipos de clientes. “Foi uma palestra para expandir as nossas visões, para entender diferentes pontos de vista em meio a criação de um produto”, analisa a estudante Julia Bergmann Nunes.
Após a palestra, o professor promoveu uma atividade dinâmica, de modo que os próprios acadêmicos do curso de Design deveriam criar uma jarra com filtro que tivesse como inspiração o modelo de um carro, possibilitando conhecer o potencial criativo dos universitários.
“Para mim foi importante ter esta experiência de lidar com a criatividade em um curto período de tempo. Para conseguir gerar diferentes alternativas e criar um produto totalmente novo, é preciso muita concentração e dedicação, afinal, no mercado de trabalho não teremos todo o tempo do mundo para gerar alternativas ao mostrar um projeto para o cliente. Foi uma atividade bem desafiadora, que se constituía em criar um objeto utilizando como inspiração outro que não possuía nenhuma semelhança estética, ao mesmo tempo, foi muito empolgante e fez com que eu e meus colegas soltássemos nossa criatividade e conseguíssemos criar algo por meio de organização, planejamento, respeito pela equipe e não esquecendo de manter o foco no público alvo”, conta Júlia.
O designer Paulo D`Uva conta que a proposta foi promover uma atividade de modo que os alunos pudessem olhar para a evolução da linguagem de um determinado produto e a sua influência no design de outros segmentos, seja pelas linhas, formas, tendências, cores que estão surgindo e outras que acabam por sucumbir enquanto tendência.
O designer português é professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro. Foi vice-diretor fundador do Mestrado de Engenharia e Design de Produto desta mesma universidade, além de ser doutorando em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, investigador do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Mídia e Cultura) e atuar na Universidade Europeia – Laureate. Desde 1991, é professor de Projeto em Design de Produto, Design Management, Equipamento Urbano, Metodologia, Interface, Inovação pelo Desenho, Design e Tecnologia e Biônica, tendo passado por instituições de países europeus como Portugal e Itália.
https://www.youtube.com/watch?v=GIcDClxwr6I
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 19 de outubro de 2018 às 22:00
Newsletter
RSS