AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colégio Unesc promove ação 'Vamos fazer uma criança feliz'

Colégio Unesc promove ação 'Vamos fazer uma criança feliz'
Alunos do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio Unesc arrecadam brinquedos e entregam na Casa da Infância (Foto: Daniela Savi) Mais imagens

Na Unesc, as ações comunitárias fazem parte de nosso DNA. Nos tempos atuais, exemplos de amor ao próximo e solidariedade se revestem de mais valor. Uma mão se une a outra e com gestos transformam vidas. E foi trabalhando as datas comemorativas, durante as aulas de História, que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio Unesc tiveram a ideia de uma grande ação e criaram a campanha “Vamos fazer uma criança feliz”.

A professora Patrícia Stanger Cardoso conta que as datas são muito importantes, pois conectam os estudantes à essência e a história por trás de uma celebração. “Como na semana da criança, dentro do colégio, fizemos jogos e brincadeiras, surgiu a ideia de fazer a arrecadação de brinquedos para as crianças carentes. Eles que tiveram a iniciativa, após uma reflexão de que muitas têm dificuldades e não podem ter um brinquedo em casa”, contou.

Para divulgar a campanha, eles foram nas demais turmas do Colégio Unesc e fizeram até cartazes. Os brinquedos arrecadados, entre livros, quebra-cabeças, bonecas, carrinhos, ursos de pelúcia, e jogos da memória, estavam dentro de duas caixas embrulhadas nas cores vermelho e outra azul, e foram entregues na tarde de terça-feira (26/10) para crianças atendidas na Casa da Infância, no Bairro Fábio Silva. Lá, eles conheceram o espaço e ainda puderam participar de umas das oficinais, cantando com o professor de música. E a canção "O Sol", de Vitor Kley foi a escolhida para abrilhantar a tarde dos pequenos alunos do colégio, que cantarolavam enquanto as crianças da Casa da Infância acompanhavam ao violão. Após a cantoria, a equipe da Casa da Infância preparou um delicioso lanche para os pequenos visitantes.

A diretora Giselle dos Passos Vieira que também acompanhou a entrega, ressaltou a importância desse trabalho dentro da instituição, desde as primeiras séries, já que é uma forma de estarem conectados com o universo de possibilidades que a Unesc oferta. “Temos outras iniciativas dentro da Universidade que faz com que estejamos conectados. Quando surgiu esse projeto, pensamos nesse espaço como forma de contribuir, unindo a solidariedade, o cuidado com o outro, o consumo consciente, contribuindo e compartilhando, sempre que possível, aquilo que temos”, comentou, lembrando, ainda, que essa foi uma sementinha plantada e que vai ser levada para a vida toda.

Casa da Infância

A entidade beneficiada com a ação foi fundada em 2018 e atende crianças, adolescentes e seus familiares, em vulnerabilidade social. É uma organização beneficente e filantrópica. Dentre as oficinas atendidas estão artes, circo, convivência, piano, esporte e lazer, educação inclusiva digital, música, entre outras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2021 às 10:22
Compartilhar Comente

Atletas representarão o Colégio Unesc nos Jogos Escolares Brasileiros

Atletas representarão o Colégio Unesc nos Jogos Escolares Brasileiros
Alunas do Colégio estão na expectativa dessa grande competição (Foto: Daniela Savi) Mais imagens

O ano de 2021 foi marcado pela volta dos Jogos Escolares Brasileiros, os JEBs, uma tradicional competição estudantil que visa estimular a prática esportiva nas escolas, contribuindo para a boa formação do estudante e o surgimento de novas gerações de atletas olímpicos e paraolímpicos.

E por falar em talento, o Colégio Unesc terá duas representações nos JEBs, que acontecerão de 29 de outubro a 5 de novembro no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A atleta e estudante do sexto ano, Tayná Miguel Rodrigues, de 11 anos, já está contando nos dedos o dia da sua disputa, e não poupa nos treinos. Quem também está ansiosa para a competição e treinando muito é a aluna da oitava série, Letícia de Oliveira Savi, 14 anos.

“Estou muito animada e vou dar o meu melhor. Estrou treinando muito”, contou Tayná, que disputará na modalidade lançamento de dardo, uma das disciplinas do atletismo. Para um melhor desempenho ela acredita que são fundamentais a força e a técnica.

E a expectativa é bem grande de, possivelmente, conseguir uma boa colocação na competição. É o que conta a técnica Mirelli Bianco Montegutti Berti. “Lá, estarão competindo os melhores de cada estado e país, mas as duas estão treinando regularmente e estão bem dedicadas ao treino para dar o melhor na competição”, argumentou.

De acordo com ela, Tayná entrou para os treinos de atletismo há pouco tempo, mas tem muito potencial, não só a nível, nacional, mas mundial, bem como a Letícia. “Além da força e técnica, o atletismo exige dedicação e comprometimento com os treinos, e elas estão muito dedicadas”, enfatizou a técnica Mirelli, acrescentando ainda que essa vai ser a primeira participação da Tayná no Brasileiro representado o Estado e o Colégio Unesc.

Letícia vai representar o colégio na modalidade salto em distância e 80m com barreiras e já está há mais tempo nas competições.

Orgulho

É o que conta Bruna Alamini de Oliveira Savi, mãe da Leticia. Ela treina há muitos anos e vem mostrando bons resultados nas competições que participa, se dedica muito aos treinos junto com o seu técnico Roberto Bortolotto. “O sentimento que temos é de muito orgulho por ela estar participando de uma competição tão importante que são os JEBs”, disse.

Segundo ela, Leticia se empenha muito para ter os melhores resultados sempre. “Estamos com muitas expectativas nessa competição e esperamos que ela volte com uma medalha”, adiantou.

Tayná Miguel Rodrigues, está há apenas cinco meses no atletismo, mas já conquista muitas medalhas, o que deixa os pais ainda mais orgulhosos. “Já são nove medalhas, entre municipal, regional e estadual. Cada medalha, expressa muita alegria, orgulho e emoção. Queremos que se dedique cada vez mais. Se é isso que ela quer realmente, que voe muito”, almeja a mãe da atleta, Sinara Antunes Miguel.

Sinara reforçou o desejo dos pais. “Todo pai e mãe quer que o filho cresça forte, seja determinado e feliz com o que faz. Enquanto mãe, fico torcendo para que o desenvolvimento dela seja sempre positivo. Ela está comprometida e dedicada ao atletismo”, enalteceu.

A competição deverá envolver mais de 4,8 mil atletas, 772 treinadores, 400 árbitros, 520 pessoas no comitê organizador, além de duas mil medalhas, 70 mil refeições e 180 horas de transmissão por streaming, em 17 modalidades: modalidades individuais: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling e xadrez nos naipes feminino e masculino e, ginástica rítmica, no naipe feminino; Modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia nos naipes feminino e masculino.

Os JEBs servirão como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que foram adiados para dezembro de 2022 em virtude da pandemia de Covid-19. O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Esporte, Governo Estadual do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2021 às 18:18
Compartilhar Comente

Projeto do curso de Teatro trabalha técnicas de comunicação com alunos do Colégio Unesc

Projeto do curso de Teatro trabalha técnicas de comunicação com alunos do Colégio Unesc
Iniciativa será desenvolvida com estudantes do Ensino Médio ao longo de oito encontros híbridos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Nem todas as pessoas se sentem à vontade para falar e interagir em público. Transportando isso para a realidade da sala de aula, foi criado pelo curso de Teatro da Unesc, o projeto de extensão “A linguagem teatral como formadora na comunicação verbal e corporal dos estudantes”. A iniciativa levará aos alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc, técnicas para que se sintam mais seguros para apresentarem trabalhos e suas ideias, já pensando no futuro deles no ensino superior e no mercado de trabalho.

O projeto será desenvolvido em oito encontros quinzenais e híbridos (com alunos de forma presencial e virtual) envolvendo turmas da primeira a terceira série do Ensino Médio. O primeiro ocorreu na manhã desta terça-feira (31/8), na Sala de Dança 1 do Complexo Esportivo da Universidade. 

O professor do curso de Teatro Luiz Gustavo Bieberbach Engroff, a coordenadora do curso, Aurélia Honorato e as acadêmicas Dariane Montovani (segunda fase) e Victória de Souza João (quarto semestre), vão oferecer aos alunos exercícios relacionados a técnicas de consciência e expressão corporal e de improvisação teatral, além de auxiliar os estudantes a exercitarem o ato de respirar corretamente e mostrar o comportamento adequado para os diversos tipos de situação.

Conforme Engroff, o objetivo é colaborar na construção de um sujeito mais consciente e adepto às mudanças e situações que se encontram no desenvolvimento escolar. Segundo ele, com a pandemia e o período de ensino remoto, os estudantes que já tinham algum receio em interagir em sala de aula, encontraram no ato de não abrir a câmera durante as aulas, uma maneira de não ser percebido. “Todo mundo quer ser visto e lembrado. A gente quer deixar um legado, mas é difícil se expor. Vamos trabalhar com eles e juntos, procurar onde estão os entraves”, comenta o coordenador. “O projeto pretende levar os alunos a reorganizarem a respiração para que aliado aos exercícios e técnicas teatrais de desinibição, possam controlar as tensões corporais e consigam uma performance mais tranquila”, complementa. 

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, a parceria com o curso de Teatro irá auxiliar os estudantes não apenas nesta fase, mas para o futuro acadêmico e profissional. “Saber se comportar perante uma plateia e em diversas ocasiões enquanto estudantes ou profissionais vai fazer a diferença para a vida deles”, reforça.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de setembro de 2021 às 09:13
Compartilhar Comente

Alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc participam de simulado para o Enem

Alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc participam de simulado para o Enem
Provas ocorrem nesta quinta e sexta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma grande porta para a entrada no ensino superior. Por isso, o Colégio Unesc tem possibilitado aos estudantes momentos com foco na preparação para o exame. Um deles ocorre esta semana, com o 1º Simulado do Sistema Positivo de Ensino, direcionado para a primeira e a segunda série do Ensino Médio. Em virtude da matriz sanitária, as provas ocorreram em formato híbrido, possibilitando aos alunos que optaram por aulas remotas participassem ao mesmo tempo que os estudantes que optaram pela presencialidade.

Nesta quinta-feira (12/8), das 7h30 às 11h55, os alunos do primeiro e do segundo ano do Colégio Unesc responderam a 60 questões da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, englobando as áreas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Literatura, Arte, Educação Física; e da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, englobando História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Já nesta sexta-feira (13/8), as turmas farão 40 questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, englobando Química, Física e Biologia; da área de Matemática e suas Tecnologias e a proposta de produção de texto. Resultado será divulgado em 30 de agosto.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, o simulado é uma oportunidade para os estudantes se familiarizarem não apenas com a prova, mas com tudo que envolve ela. “Não é apenas a prova que é simulada. Desde a entrada deles, até os materiais que podem ser trazidos, lanche, ir ao banheiro acompanhados, a presença de fiscal na sala, tudo é como se fosse Enem. Neste ano, eles realizaram a prova de forma online, algo que já despontou como uma tendência do Enem para os próximos anos. Além disso, o fato de eles estudarem em um colégio vinculado a universidade faz com que o ambiente acadêmico esteja inserido já em sua rotina”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de agosto de 2021 às 14:31
Compartilhar Comente

Colégio Unesc comemora Dia do Estudante com programação especial

Colégio Unesc comemora Dia do Estudante com programação especial
Sessões de cinema e atividades ao ar livre fizeram parte desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

No Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira (11/8), professores e alunos do Colégio Unesc deixaram de lado a vestimenta habitual e deixaram a criatividade fluir na escolha das fantasias. De personagens de clássicos infantis até séries modernas, todos capricharam para criar boas memórias sobre a data, marcada por sessões de cinema, atividades ao ar livre e mimos.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, explica que toda a programação foi pensada dentro dos protocolos de biossegurança necessários para o momento, o que incluiu, inclusive, atividades híbridas. “Parte de nossos alunos participou de maneira presencial e parte, acompanhou de casa. Na hora do cinema, eles assistiram também o filme e na hora das atividades ao ar livre, foram estimulados a fazerem algo em suas casas e espaços”.

Giselle revela que os alunos estavam muito ansiosos por um Dia do Estudante de forma presencial. As atividades programadas foram pensadas pela coordenação com os estudantes. “Surgiu a ideia do cinema como temos um auditório maravilhoso na Unesc e com todas as possibilidades para receber de forma segura os estudantes, resolvemos incluir na programação. A Universidade tem ainda Unesc Bike, que disponibiliza bicicletas para a movimentação dentro do campus. Sabemos que muitos deles não têm a oportunidade de andar de bicicleta e por isso, montamos um percurso seguro dentro da Universidade para que eles se divertissem de bicicleta ou de patinete”.

A iniciativa foi aprovada pelos estudantes. As amigas Clara Teixeira e Caroline Cabral, do sétimo ano, capricharam na produção e aproveitaram o dia dedicado aos estudantes. “O colégio realmente se preparou e tomou todos os cuidados para que a gente pudesse neste ano estar aqui”, comenta Caroline. “É muito legal ver os colegas fantasiados e vivendo este momento que não pudemos ter ano passado”, complementa Clara. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de agosto de 2021 às 14:28
Compartilhar Comente