AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicas de Enfermagem antecipam formatura para levar conhecimentos adquiridos na Unesc à Itália

Acadêmicas de Enfermagem antecipam formatura para levar conhecimentos adquiridos na Unesc à Itália
Colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (05/05) na reitoria com a presença de familiares e amigos (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista e desejar é o primeiro passo para o crescimento. Todo esse apetite é que o não falta para as concluintes do curso de Enfermagem da Unesc, Mariana Carolina de Lima Mendes, de 25 anos e Rafaelly Silva da Rosa, de 29 anos. Elas estavam na expectativa para a formatura já que receberam uma proposta para iniciar carreira em outro país. O ato de colação de grau ocorreu nesta quinta-feira (5/5) na reitoria com direito a juramento e toga. Familiares das duas formandas acompanharam, emocionados, a sessão especial que foi presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

As gaúchas saíram de sua terra natal com um grande desejo: o cuidar e o olhar para o outro e foi no caminho da Enfermagem que veio esse desejo. Mas esse trajeto recheado de carinho e empatia estava apenas começando. As duas tinham formatura agendada para o final de julho, só que tiveram que antecipar. O motivo: partem para mais uma etapa: atuar como enfermeiras no hospital localizado na cidade de Veneza, na Itália. Elas já sabem que na bagagem levam, além de coragem e determinação, terão muitos desafios.

As duas estavam fazendo estágio na Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Luzia quando receberam a proposta. “Lá, vocês encontrarão novas oportunidades revestidas de desafios e vocês terão dias bons e difíceis. Mas é na dificuldade que criamos musculatura. É preciso consistência e frequência. A academia da vida vai permitir experiência quando vocês permitirem passar por ela”, sublinhou a pró-reitora.

Conforme Gisele, o ingrediente primordial será a persistência. “Não desanimem na primeira dificuldade que encontrarem. Tenham sempre a convicção de que estão ali porque escolheram estar e é ali que encontrarão o caminho para vocês se prepararem e tornarem profissionais melhores”, aconselhou.

Para Gisele, nesses novos tempos, o profissional que se destaca é aquele que permite desafiar-se. “Vocês têm o compromisso de transformar a vida das pessoas que passarão por vocês, de construir grandes e lindas histórias. Independentemente das circunstâncias que encontrarem, persistam e se ancorem nos grandes mestres que deixaram aqui, mas que estão conectados com vocês em tempo real para o suporte necessário. Planejem-se, organizem-se e arrisquem-se porque o mundo precisa de pessoas corajosas, líderes e que sejam capazes de fazer a diferença independentemente do lugar onde estejam ”, sublinhou.

As formandas vão atuar no Ospedale San Raffaele Arcangelo e o início das atividades está previsto para a segunda quinzena de junho. “O enfermeiro tem a essência do cuidar. É o toque, a sensibilidade. Vocês saem daqui com muita bagagem para excelente trabalho. Estamos orgulhosos de fazermos parte da história de vocês”, finalizou a professora Valdemira Santina Dagostin, que representou o curso na cerimônia.

Novos caminhos

Mariana é natural de Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul. Veio da cidade gaúcha em busca de aspirações. Acompanhada do namorado, agora esposo, Eduardo Mengue Scheffer, eles viram na Unesc o lugar ideal para as experiências e vivências. Scheffer acabou de se formar em Engenharia Química, na Universidade. “Estou muito orgulhoso e vou dar todo o suporte necessário. É uma grande conquista”, comemorou ele, que estava na colação de grau.

“Foi bem difícil chegar até aqui, mas sempre fui atrás do que almejava. Estamos num momento de muita felicidade e agradecimento. A Unesc foi importante em todos os sentidos, desde todo o processo de graduação quanto agora nesta nova oportunidade. A nossa formatura seria no final de julho, mas como veio a proposta aproveitei e tive todo respaldo da Universidade. Estou ansiosa para essa nova etapa”, contou Mariana.

Rafaelly Silva da Rosa é natural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul e salientou que a Unesc foi uma grande base de ensino e oportunidades. “Os professores nos deram apoio e vão seguir nos dando todo o respaldo. Estou contente e grata por ter conseguido antecipar a minha formatura para não perder a oportunidade. Já tivemos reunião com o diretor do hospital e com enfermeiros de lá. Agora só estamos aguardando a documentação ficar pronta”, relatou.

Inicialmente as duas irão morar numa casa dentro do próprio hospital e nos primeiros meses terão um professor para contribuir nos novos desafios e no aprimoramento da língua italiana.

Familiares emocionados

Na cerimônia de posse as duas jovens estavam com seus familiares e amigos. Emocionados, eles contaram a expectativa para esta etapa da vida delas. Jocelaine Gonçalves da Silva é mãe da Raffaely e disse estar muito orgulhosa com essa nova experiência da filha. “Vai servir para agregar ao currículo e para novas oportunidades. Temos que estar perto e dar todo apoio. É difícil para os familiares, mas teremos a internet que também vai amenizar a saudade”, enfatizou.

O pai da Mariana, Sidilon Mauricio Ferreira Mendes disse estar muito orgulhoso de toda a trajetória da caçula. “Vamos sentir saudades, mas a tecnologia vai nos permitir até almoçar ou jantar juntos. Vamos dar todo o apoio e estaremos sempre torcendo para que suas conquistas sejam alcançadas”, descreveu. A mãe, Márcia Claudete de Lima Mendes também estava presente.

Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2022 às 20:09
Compartilhar Comente

Cerimônias marcam a realização de sonhos na Unesc

Cerimônias marcam a realização de sonhos na Unesc
Médicos e engenheiros civis deixaram a Universidade nesta terça-feira (20/7) graduados na profissão que escolheram (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Engenheiros civis e médicos formados pela Unesc iniciam nesta terça-feira (20/7) a jornada enquanto profissionais entregues ao mercado de trabalho. Em duas cerimônias de Colação de Grau Especial Híbridas, a Universidade oficializou a formatura de seus estudantes de maneira sublime. Euforia, emoção, expectativa e, claro, muita segurança marcaram o dia de celebração do auge da vida acadêmica, de realização de sonhos.

Enquanto as estrelas da cerimônia vestiam suas becas e aguardavam ansiosas pela outorga do grau e o esperado momento de pousar o capelo em suas cabeças, outras estrelas assistiam de camarote na plateia ou em casa, virtualmente. Os sonhos que se realizaram não foram apenas dos 53 formandos do dia, mas, sim, de pais, mães, irmãos, avós, tios, amigos e tantos outros que fizeram parte dessa trajetória de anos e, agora, celebram a conquista.

Cada formando que escolheu colar grau presencialmente pôde levar ao Auditório Ruy Hülse dois convidados para que acompanhasse a Cerimônia, porém, por trás das telas os números de expectadores se multiplicou. Transmitidas pelo canal da Unesc TV no YouTube, as duas cerimônias, às 16h e às 19h, somaram mais de 1.500 visualizações.

A condução das Cerimônias de Colação de Grau ficou a cargo da pró-reitora Acadêmica da Unesc, com a turma do curso de Medicina, e da reitora Luciane Bisognin Ceretta, outorgando o grau aos engenheiros civis. Conforme Luciane, a data ficará marcada com orgulho pela Universidade que entrega à sociedade, como prestação de contas, profissionais prontos a fazerem a diferença e com o diferencial de um ensino de excelência proporcionado pela Unesc.

“O diploma que coroa esta etapa é registro de um bem inalienável que nada nem ninguém lhes poderá subtrair: a formação acadêmica bem-feita. Isso significa que os próximos sonhos de vocês e a reconstrução do sentido da vida agora têm como ponto de partida um tesouro analienável, uma experiência sólida e uma capacidade comprovada”, destacou.

Homenageadas e emocionadas

Entre os homenageados escolhidos pelos estudantes estiveram as patronesses Claudia Cipriano Vidal Heluany e Elaine Guglielmi Pavei Antunes, ambas transbordando emoção em suas falas aos afilhados. Quem as assistiu ao vivo do Auditório Ruy Hülse ou virtualmente pôde sentir em suas vozes o peso, positivo, da missão de madrinhas.

Em nome das turmas os escolhidos para discursar foram o médico Marlon Macalossi Gerhardt e o engenheiro civil Giscard De Emerim Sabino. Ao convidar os colegas a serem cuidadosos com o tempo presente, Marlon lembrou que “o dia de ontem era apenas um sonho e amanhã apenas uma visão de esperança”. ““Para vencer é preciso ter um grande ideal e lutar por ele. Evitar as pequenas capitulações cotidianas que preparam as grandes. Saber exatamente o que se quer e de onde se parte. Não superestimar as próprias capacidades, mas também não as subestimar. Acreditar que tudo está por fazendo quando nos dizem que não há nada o que fazer. Aprender a trabalhar em equipe sem exclusividade. Não confundir nervosismo com rapidez e ter paciência para esperar”, pontuou em seu discurso.

Ambas as cerimônias podem ser assistidas na íntegra no canal da Unesc TV no Youtube.

Medicina: https://www.youtube.com/watch?v=uFh4tM2CUpc

Engenharia Civil: https://www.youtube.com/watch?v=C0Yxwh6gL30

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2021 às 23:09
Compartilhar Comente

Vitórias celebradas: Unesc forma turmas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Vitórias celebradas: Unesc forma turmas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Cerimônia Especial de Colação de Grau foi presidida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

A Quarta-feira de Cinzas teve um significado diferente e muito feliz em 2021 para formandos da Unesc, familiares e amigos. A Universidade formou, nesta quarta-feira (17/2), novos profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Em cerimônia virtual transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, graduandos e graduandas fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Após conceder o grau a cada um dos formandos da noite, Fernanda deixou ainda uma mensagem que marca com emoção a noite dos formandos. O momento, conforme ela, deve ser, para muitos, de retrospectiva do que ficou no passado e, mais ainda, de pensamentos sobre o que virá no futuro próximo. “O que vocês passaram ficou para trás. O que virá dependerá daquilo que vocês, de fato, desejarem e sonharem. A força do pensamento, a atitude e o amor depositados nos cenários de práticas fazem toda a diferença. O mundo ali fora é aberto as pessoas criativas, proativas, cujos valores éticos e morais sejam preponderantes em todas as ações”, destacou aos graduandos.

Em nome de todos os colegas, o formando Rodrigo Elias, orador da turma, fez um discurso baseado na gratidão pela conquista e na lembrança da importância dela para cada um. “A educação é o grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Notamos o quão relevante é ter uma formação acadêmica, uma vez que a cada dia o cenário profissional demanda pessoas qualificadas”, destacou.

Conforme as palavras de Rodrigo, uma admirável carreira profissional deve ser pautada no ser humano. “O ser humano, que é a obra prima de qualquer profissão, sob o qual não devemos esquecer de resguardar todo o respeito que lhe é pertinente. Assim, devemos sempre observar que existirão pessoas com sentimentos. Pessoas que recorrem a nós como a solução dos seus problemas”, lembrou.

Para a paraninfa das turmas, professora Ana Paula Silva dos Santos, a celebração desta noite marca uma vitória coletiva coroada por inúmeros obstáculos, já que no ano da conclusão do curso, 2020, as turmas precisaram superar a pandemia e suas consequências, para conciliar trabalho e estudos, em pleno processo de elaboração dos Trabalhos de Conclusão.

“Vocês foram incríveis. Fizeram pesquisas excelentes e meio a tantas dificuldades e mais o trabalho. 2020 provou que a capacidade de vocês é muito grande. Que o conhecimento de vocês já é de profissionais. Vocês não exemplo de perseverança, foco, pois não só sobreviveram ao ano, mas usaram ele para se superar, e venceram”, pontuou Ana Paula.

A cerimônia completa de Colação de Grau Especial pode assistida abaixo:

Confira aqui mais registros da noite.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2021 às 20:59
Compartilhar Comente

Novos tecnólogos prontos ao mercado: Unesc forma 49 acadêmicos nesta sexta-feira

Novos tecnólogos prontos ao mercado: Unesc forma 49 acadêmicos nesta sexta-feira
Graduandos colaram grau nos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

A noite de sexta-feira (12/2) foi de comemoração em torno da formatura de 49 acadêmicos da Unesc. Colaram grau em Cerimônia Especial virtual os formandos dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade. Com direito a discursos, juramentos e outorga de grau, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube.

A responsabilidade de outorgar o grau a cada um dos novos tecnólogos foi do diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Oscar Montedo. Representando a reitoria da Instituição, Oscar presidiu a cerimônia e compartilhou palavras de congratulações, agradecimentos e incentivos aos mais novos egressos.

Conforme o diretor, a noite desta sexta-feira marcou o fim de um ciclo, dividiu o ‘antes e o a partir de agora’. “O a partir de agora é o tempo desconhecido, que se encontra no campo das inúmeras possibilidades, mas que será encarado por cada um. Vocês são diversos, são diferentes, mas estão vivendo juntos um momento em comum: o momento de alçar voos em busca da própria realização pessoal e profissional. Vocês passam a ter mais autonomia, mais liberdade e sabem que, quanto maior essa liberdade, maior a responsabilidade. Cada vez mais as escolhas serão individuais e intransferíveis”, pontuou, lembrando aos alunos de, por onde andarem, honrarem o nome da Unesc com a ética, a técnica e o amor à profissão escolhida.

Entre os acadêmicos, agora graduados, a escolhida para falar em nome da turma foi a tecnóloga Eugenia Boaroli. A data, para ela, representa uma grande vitória para cada um dos formandos, que enfrentaram batalhas e escolheram continuar. “Independentemente de erros e acertos, o fato é que hoje atingimos nosso objetivo e devemos comemorar”, destacou.

Nos agradecimentos direcionados a familiares, amigos, companheiros e professores não faltou emoção, em especial na mensagem deixado àqueles que compartilharam seus conhecimentos ao longo dos últimos anos para a formação completa de cada um. “Nosso muito obrigado aos professores que foram mais que mestres, foram nossa inspiração, nos ensinando muito além de suas disciplinas. Nos mostraram que somos capazes e mesmo com medo e insegurança podemos ir além”, declarou.

Ao destacar características necessárias ao dia a dia profissional para transpor as dificuldades que podem surgir, a paraninfa das turmas, Elenice Padoin Juliani Engel, salientou a importância da qualificação e da continuidade da busca pelo conhecimento. “O diploma que recebem hoje chancela uma parte importante na caminhada de vocês no mundo do trabalho e tenho convicção, queridos afilhados e afilhadas, que os conhecimentos necessários vocês têm, afinal estão se formando nos melhores cursos de graduação tecnológica do sul de Santa Catarina. Mas saibam que para o tão sonhado sucesso profissional será necessário permanecer na caminhada da formação”, pontuou.

Confira a transmissão completa da Colação de Grau Especial:

Clique aqui e acesse alguns registros da transmissão.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de fevereiro de 2021 às 20:52
Compartilhar Comente

Novos cirurgiões dentistas formados pela Unesc recebem outorga do grau em cerimônia virtual

Novos cirurgiões dentistas formados pela Unesc recebem outorga do grau em cerimônia virtual
Universidade formou, nesta segunda-feira (31/8), 24 novos profissionais ao mercado em mais uma cerimônia de Colação de Grau Especial (Fotos: Leonardo Ferreira / Matheus Reis) Mais imagens

“Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal da minha vida profissional. Dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social”. Assim juraram, na noite desta segunda-feira (31/8), os 24 graduandos do curso de Odontologia da Unesc em cerimônia de Colação de Grau Especial realizada de forma virtual.

Com a presença de todos os formandos, da patronesse, da coordenação do curso e da reitoria da Universidade, como manda o figurino, os acadêmicos ingressantes em 2015 tornaram-se os mais novos cirurgiões dentistas do mercado.

O juramento, liderado pela formanda Ana Carolina Neckel, foi confirmado por cada um dos colegas, que tiveram o grau outorgado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. A partir da concessão do grau, a Unesc oficialmente entrega ao mercado de trabalho profissionais qualificados e prontos a darem seu melhor em prol da saúde.

Entre os novos cirurgiões dentistas que iniciam nova trajetória a partir desta segunda-feira está a jovem Vitória Gonçalves Ballei. Para ela, essa noite foi a de realização de um sonho que vem sendo regado diariamente há cinco anos. “Foram muitos altos e baixos. Momentos difíceis, desafiadores, de angústia, mas muitos também felizes. Hoje posso dizer que sou outra Vitória, muito mais madura e pronta para ser uma ótima profissional”, comentou.

Vitória, que foi a responsável por discursar em nome da turma, destacou a transformação de todo o grupo ao longo dos anos de formação acadêmica. “Somos pessoas completamente diferentes, mas ao mesmo tempo muito parecidas e que evoluíram muito com a maturidade e a vivência da Universidade. Sempre ouvimos que estávamos um em defesa do outro e essa característica realmente nos marcou. Não fomos uma turma muito comum e, sendo assim, também tivemos uma formatura bem fora do normal”, destacou.

Para ela, mesmo sendo completamente diferente do imaginado, sem os vestidos e trajes já sonhados e festas programadas, o dia é de muito orgulho e gratidão pela conquista e pelo novo desafio que irão encarar a partir de agora. “Honraremos com profissionalismo o que essa linda profissão tem como missão. Hoje nosso coração é inteiramente orgulho e felicidade”, completou.

Hora de alçar voo

Na celebração desta segunda-feira a reitora da Unesc fez questão de deixar sua mensagem aos novos profissionais. O momento, vivido de forma diferente, conforme Luciane, traz a mesma emoção e o mesmo significado por celebrar um rito de passagem, um momento de ruptura. “Essa noite marca o ‘antes’ e o ‘a partir de agora’ como profissionais. O antes é um tempo conhecido, que fica nas lembranças e boas memórias. Já o a partir de agora é um tempo desconhecido, o que se encontra no campo das inúmeras possibilidades para cada um, afinal o céu é o limite”, destacou Luciane.

Aos ex-alunos e, agora, colegas, a paraninfa da turma, professora Ana Cristina Pias, destacou sua alegria e orgulho ao tê-los agora como parceiros no trabalho em prol da saúde geral e bucal das pessoas e com foco na curva mais bonita do corpo humano, o sorriso. Ainda em sua fala, Ana Cristina fez questão de alertar a turma sobre a nova jornada que se inicia.

“É muito importante perceber que estamos concluindo e, concomitantemente, sempre começando nova etapa e que ela também vai nos exigir dedicação e estudo. A odontologia evoluiu muito nos últimos anos, tanto nos materiais como técnicas, estamos na era digital. No entanto, não esqueçam que somos profissionais da área da saúde, tratamos pessoas. Tenham ética, empatia, sejam humanos e humanizem seus atendimentos. Ouçam primeiro, antes de agir e não duvidem da sabedoria que já existe dentro de vocês”, destacou aos formandos.

A cerimônia completa transmitida ao vivo pela Unesc TV em seu canal no YouTube pode ser assistida aqui.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 21:30
Compartilhar Comente