AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc participa de evento estadual com foco na Economia Solidária

Unesc participa de evento estadual com foco na Economia Solidária
Representantes estiveram em Blumenau para Fórum na última semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Fórum Regional de Economia Solidária do Extremo Sul Catarinense esteve representado no Fórum Estadual de Economia Solidária, evento que ocorreu na última semana, entre os dias 27 e 28 de novembro, na FURB (Universidade Regional de Blumenau), em Blumenau. Participaram do evento o Programa de Ações em Economia Solidária (PAES), projeto de extensão da Unesc, que apoia a geração de trabalho decente e renda através da Economia Solidária representado pelas professoras Caroline Jacques, Mari Rozane e Nathália Polli, demais coordenadoras do Fórum Regional e participantes da Feira de Economia Solidária da Unesc.

Estiveram presentes no evento os Fóruns regionais de cinco regiões de Santa Catarina para dialogar sobre os avanços e desafios do movimento da Economia Solidária. A proponente da Lei sobre a Política Estadual de Economia Solidária no Estado de Santa Catarina (LEI 17.702, de 22 de janeiro de 2019), deputada estadual Luciane Carminatti, foi uma das participantes do encontro, no qual destacou os próximos passos em direção à regulamentação da lei, sobretudo, em relação à criação de um fundo estadual para implementar programas estruturados de apoio à Ecosol.

O encontro contou ainda com uma mesa redonda, coordenada pelo Prof. Dr. Valmor Schiochet, em comemoração aos 20 anos de criação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da FURB.

O Fórum Regional de Economia Solidária do Extremo Sul Catarinense contou com diversos integrantes e apoiadores do movimento: os empreendimentos que participam da Feira de Economia Solidária da Unesc ligados à cooperativas e associações, Instituto Federal de Santa Catarina, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), SESC e Secretários de Prefeituras municipais da região.

A bandeira da Economia Solidária

A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho decente e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

Na Unesc a Feira de Economia Solidária acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 19h, no Hall da Reitoria. O Fórum Regional de Economia Solidária do Extremo Sul Catarinense acontece a cada dois meses.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de dezembro de 2019 às 15:12
Compartilhar Comente

Sombrio recebe atividades de extensão da Unesc

Sombrio recebe atividades de extensão da Unesc
Comunidade contou com serviços e orientações voltadas à saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O último sábado (23/11) foi de ação de extensão em Sombrio. Em espaço montado em frente ao Posto de Saúde Central Lino Demétrio Coelho, no bairro Parque das Avenidas, acadêmicos e profissionais da Unesc ofereceram diferentes tipos de atendimento e orientação à comunidade.

Participaram da ação acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Entre as atividades oferecidas a aferição de pressão arterial, orientações quanto ao armazenamento e descarte correto dos medicamentos, orientações referentes à hipertensão, auriculoterapia, terapia manual, orientações de saúde bucal e explanações sobre atendimento nas Clínicas Integradas da Unesc. No total foram realizados aproximadamente 70 atendimentos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 18:44
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove atividade em parceria com a Casa da Infância de Criciúma

Curso de Ciências Contábeis promove atividade em parceria com a Casa da Infância de Criciúma
Adolescentes participaram de capacitações na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do Curso de Ciências Contábeis da Unesc promoveu, em parceria com a Casa da Infância de Criciúma, uma capacitação para aproximadamente dez adolescentes da instituição.

Na primeira etapa os adolescentes da Casa da Infância participaram de minicurso sobre orientação profissional e carreira e aprenderam como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego, incluindo questões como postura, compromisso e autoconhecimento, e ao final foram submetidos à um teste vocacional, onde puderam perceber algumas das suas aptidões profissionais. 

Na segunda etapa, além do contato com o Microsoft Excel, os adolescentes também aprenderam, por meio de um estudo de caso, alguns conceitos e cálculos básicos sobre orçamento familiar, entendendo a importância do controle de receitas e despesas de cada família.

Os minicursos, realizados em 29 de outubro, 5 e 12 de novembro, foram conduzidos pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, Ednelson Souza Cardoso, Nycellen Garcia de Bem, Eduarda Oliveira e Raissa Monteiro Furlaneto do Curso de  Psicologia com a supervisão das professoras do Curso de Ciências Contábeis Ana Paula Silva dos Santos e Andreia Cittadin e pela Educadora Social da Casa da Criança, Rochele Heinz Araújo de Lima

A iniciativa das professoras e dos acadêmicos envolvidos no projeto, para a coordenadora do curso, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, formaram mais um belo exemplo de trabalho de extensão.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de novembro de 2019 às 15:22
Compartilhar Comente

Estudantes do Ensino Médio participam de projeto de preparação para recrutamento

Estudantes do Ensino Médio participam de projeto de preparação para recrutamento
Alunos do Cedup participaram de atividades práticas esta semana na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc, por meio do Núcleo de Empreendedorismo, está possibilitando que alunos do Cedup se preparem para o processo de recrutamento e seleção no mercado de trabalho. Ao longo do ano, 150 alunos do segundo ano do Ensino Médio que também fazem o curso técnico em Administração no Cedup tiveram encontros que abordaram temas como trabalho em equipe, escolha de cargos e o que é recrutamento e seleção. De segunda a quinta-feira (11 a 14/11), os estudantes participaram de uma simulação de uma entrevista de emprego, atividade que ocorreu na Unesc.

O projeto interdisciplinar “Recrutando e Selecionando Talentos”, coordenado pela professora da Unesc, Cristiane Dias, tem a parceria do Cedup e faz parte das atividades de extensão desenvolvida pela Universidade. “Queremos preparar os alunos para os processos de provisão de Recursos Humanos, tanto como profissionais técnicos quanto como futuros candidatos participantes destes processos”, comenta Cristiane.

O projeto é dividido em cinco etapas e aborda os temas: “Conheça a Empresa”; “É Preciso Trabalhar em Equipe – Vamos Formar a Nossa?”; “Escolha do Cargo”; “Recrutar e Selecionar. O que isso Significa?” e “Você é o Talento. Encenação de uma Entrevista de Seleção”.

Durante os encontros, os estudantes recebem informações sobre planejamento de carreira, empreendedorismo, perfil profissional, como funcionam os processos seletivos, planejamento estratégico das empresas e a importância do trabalho em equipe e possibilidades de carreira.

Após participar da edição de 2019 do “Recrutando e Selecionando Talentos”, o estudante Marcos Henrique Jerônimo Fernandes, de 17 anos, afirma ter mais segurança sobre o que irá enfrentar quando for procurar emprego. “Aprendemos muito nesse período, inclusive como nos portarmos frente aos desafios. Gostei bastante de participar e espero que outras turmas tenham essa oportunidade”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de novembro de 2019 às 11:31
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso de Culinária Profissional para moradores do bairro Cristo Redentor e proximidades

Unesc oferece curso de Culinária Profissional para moradores do bairro Cristo Redentor e proximidades
Aulas devem iniciar na próxima semana, na sede da Associação Abadeus (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar”, realizado pela Unesc, está com inscrições abertas para uma nova turma. Desta vez, as aulas serão abertas para jovens e adultos moradores ou que possuem negócios no bairro Cristo Redentor e proximidades. As atividades estão programadas para iniciar no dia 16 de setembro, às 13h30, na sede da Associação Beneficente Abadeus e os interessados devem se inscrever na própria entidade. A turma será formada por até 25 alunos.

Segundo uma das coordenadoras do projeto de extensão, a professora do curso de Nutrição da Unesc Fabiane Fabris, o objetivo é qualificar as pessoas que não teriam condições para pagar um curso de capacitação para trabalhar como cozinheiro, auxiliar de cozinha ou até montar o próprio negócio na área de alimentação, como restaurante, padaria e lanchonete ou melhorar os já existentes.

O curso será realizado em 12 encontros, todas as segundas-feiras, das 13h30 às 17 horas, na Abadeus. As aulas serão ministradas por acadêmicos de Nutrição, orientados por Fabiane e supervisionados pela professora da Unesc Janete Trichês.

Os alunos ganharão certificado e poderão ir até o Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Criciúma, para se cadastrar a uma vaga de trabalho. “O projeto é voltado para pessoas de baixa renda, que precisam de uma oportunidade para se capacitar para o mercado de trabalho. Temos vários casos de pessoas que fizeram o curso e estão empregadas. Como elas estão qualificadas, geralmente os empresários optam por dar oportunidade para candidatos com esse perfil”, comenta Fabiane.

Curso observa exigências da Vigilância Sanitária

Durante as aulas, os participantes aprenderão boas práticas de manipulação dos alimentos, higiene dos alimentos, do ambiente e do manipulador, armazenamento dos alimentos e conservação, além de receitas. “Estamos focando na parte de aproveitamento integral dos alimentos, panc (plantas alimentícias não convencionais), alimentação saudável e confecção de alimentos sem glúten e sem lactose. Nossa linha é trabalhar com um alimento saudável e mais sustentável. Um prato que não tenha alto custo, mas seja saboroso e saudável”, afirma.

O projeto de extensão iniciou as atividades em 2011 com as reeducandas do Presídio Santa Augusta, mas a partir de demandas da comunidade, foi sendo realizado também com nos CRAs, com merendeiras de escolas e atualmente, na Abadeus.

Segundo a professora, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos é uma exigência da Vigilância Sanitária para as pessoas que irão trabalhar com alimentos e o projeto de extensão da Universidade observa as recomendações do órgão.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2019 às 14:40
Compartilhar Comente