AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Verão Mais Unesc: participação expressiva da comunidade encerra temporada de ações à beira mar

Verão Mais Unesc: participação expressiva da comunidade encerra temporada de ações à beira mar
Finais de semana de janeiro contabilizaram mais de 200 visitas diárias durante os sábados e domingos de evento (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Veranistas de todas as idades e localidades puderam acompanhar, no último domingo (26), o encerramento da segunda edição do projeto Verão Mais Unesc, no Balneário Rincão. Foram quatro finais de semana ofertando as mais diversas atividades para quem visitou a arena do projeto, na orla da praia. O evento também ocorreu na orla do Morro dos Conventos, entre os dias 25 e 26. 

Quem aproveitou os finais de semana de janeiro para se exercitar e cuidar da saúde no projeto Verão Mais foi a veranista Edite Fernandes. “É uma ação maravilhosa, para toda a família”, disse Edite, que, acompanhada da família, participou de todos os dias do evento. “Estou aqui com minha netinha, meu genro e minha filha, e todos pudemos nos divertir, participarmos de atividades para cuidar da saúde sabendo que as crianças podem brincar livremente e com segurança. O nosso verão está perfeito, com certeza participaremos nos próximos anos”, garantiu a veranista.

Elaborado para atender as mais diversas idades, a segunda edição do Verão Mais contou com atividades gratuitas para os veranistas, como treino funcional, ritmos, zumba, futebol, vôlei, bocha e, entre outros, terapia manual, além de stands com informações sobre cuidados relacionados ao verão, avaliação física, cama elástica e a presença da Palhaça Narizinho. “Estava tudo uma maravilha”, garantiu a veranista Mara Rúbia Vaz Franco. “Acompanho desde a primeira edição, sempre acompanho a zumba e os ritmos, são atividades muito benéficas para nosso organismo, para combater o sedentarismo, melhorar a agilidade, tudo de bom”, exemplificou Mara.

Público compareceu em peso

O projeto Verão Mais é uma iniciativa da Unesc, que busca levar o trabalho da universidade até a comunidade. “É uma maneira de aproximarmos o ambiente acadêmico dos veranistas, das famílias que vem até o Rincão para passar suas férias”, explicou a coordenadora do Setor de Esportes da Unesc e organizadora do projeto Verão Mais, Giselle Torri.

Giselle garante que a participação do público trouxe resultados positivos para o Verão Mais. “É um evento construído para todas as idades, e tivemos muito retorno da comunidade neste ano, foram mais de 200 pessoas atendidas diariamente durante os quatro finais de semana de janeiro, tanto nos sábados quanto nos domingos”, pontuou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sonego, compartilha da felicidade trazida pela participação expressiva. “Estamos muito felizes com a adesão do público, e ficamos felizes por cumprirmos nossa missão institucional, que é estarmos junto da comunidade, desenvolvendo ações que primam pela qualidade de vida, integração e conhecimento”, ressaltou. “Tivemos finais de semana com bastante visitantes, e esperamos dar sequência ao Verão Mais, expandindo ainda mais as ações para a comunidade nos próximos anos”, arrematou Fernanda.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 27 de janeiro de 2020 às 06:00
Compartilhar Comente

Time Caixa Forte sagra-se campeão do Intercursos de Futsal Masculino 2019

Time Caixa Forte sagra-se campeão do Intercursos de Futsal Masculino 2019
Final foi disputada na última semana contra a equipe Brutamontes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Após um jogo muito disputado, a equipe Caixa Forte, do curso de Ciências Contábeis, venceu a Brutamontes, do curso de Licenciatura em Educação Física e ergueu o troféu de campeã do 10° Intercursos de Futsal Masculino. A final ocorreu em 3 de dezembro e após a partida, ocorreu a cerimônia de premiação.

A premiação contou com a presença dos professores Ademir Borges (Ciências Contábeis) e Bruno Colombo (Educação Física), que também atuaram durante o jogo como técnicos das equipes finalistas.

Confira a classificação final

1° lugar: Caixa Forte – Ciências Contábeis
2° lugar: Brutamontes – Licenciatura em Educação Física
3° lugar: Colaboradores Unesc
4° lugar: Portas de Cadeia – Direito

Defesa menos vazada: Caixa Forte – goleiro Jorge Humberto Gava Filho, com cinco gols sofridos em seis jogos. Média de 0,83 por partida.

Artilheiro: Caixa Forte – Keidy, com oito gols marcados na competição.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de dezembro de 2019 às 15:33
Compartilhar Comente

Estudante da Unesc participará da Volta Internacional da Pampulha

Estudante da Unesc participará da Volta Internacional da Pampulha
Karen viaja neste sábado (7/12) e disputa a prova no domingo (8/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A estudante de Educação Física – Bacharelado Karen Bortolin Salvan fez do esporte sua vida. A dedicação, somada ao conhecimento obtido na graduação, consolidará mais um objetivo de vida da atleta: no próximo domingo (8/12) ela participará da Volta Internacional da Pampulha, em Minas Gerais.

Na competição, que chega a sua 21ª edição, Karen correrá 18 quilômetros. A distância será completada junto ao grupo de corrida de Treze de Maio, seus companheiros há mais de dois anos. “Participar destes momentos vai além da prática de esporte. É qualidade de vida, aprender valores, fazer amigos e aprender com o próximo. Sou a mais nova na equipe, que conta com atletas de 79 e 76 anos e compartilham muita sabedoria e nos inspiram”, afirma a corredora.

Com o mesmo grupo de corrida, a estudante participou da São Silvestre em 2017. De lá para cá sua rotina se dividiu entre a profissão de professora e seus treinos de corrida e ciclismo. Diariamente são de 10 a 15 quilômetros, intercalando a preparação com grupo e sozinha.

A dedicação, com foco em grandes competições, veio rendendo frutos no caminho. São sete troféus, mais de 30 medalhas conquistadas e muita paixão pelas suas escolhas. “Ela é assim, disciplinada, focada e persistente. Não desiste nunca, seja por lesões ou pelos seus compromissos diários. Nenhum obstáculo é grande o suficiente”, conta a irmã de Karen, Keli Salvan, egressa do curso de Artes Visuais da Unesc. 


Um exemplo à próxima geração


Junto à corrida, o dia a dia de Karen é compartilhado com sua profissão. Ela é professora de Educação Física na rede estadual de ensino, escolas dos municípios de Pedras Grandes, na região de Azambuja, e Sangão. Com o esporte tendo lugar garantido na vida da atleta, ela não deixa de passar este amor aos seus estudantes das series iniciais. “Faz parte de mim. Fé, persistência, foco. São valores que tento compartilhar com eles. Muitos me acompanham, incentivam nas redes sociais e conversamos sobre o esporte. O carinho que recebe tento devolver como estimulo e conhecimento do quanto o esporte é importante para a vida deles”, afirma a atleta.

Além de se preparam para a Volta Internacional da Pampulha e dar aulas, Karen se desafiou mais uma vez. O Bacharelado é sua segunda graduação. Ela já é formada pelo curso de Educação Física – Licenciatura da Unesc.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de dezembro de 2019 às 17:50
Compartilhar Comente

Criciúma Futsal pauta a visita de Daniel Freitas à Unesc

Criciúma Futsal pauta a visita de Daniel Freitas à Unesc
Universidade foi convidada para ser parceira do projeto (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu, nesta segunda-feira (18/11), o deputado federal Daniel Freitas e o grupo idealizador do Criciúma Futsal, para dialogar sobre a implantação do projeto. Em destaque, a concretização da parceria também resultará na criação de clinicas de saúde com ênfase ao esporte. A reunião ocorreu na sala de reuniões da reitoria e se encaminhou para o acerto da proposta. O objetivo é que a equipe esteja pronta para atuar em fevereiro de 2020.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, comemorou a possibilidade de implantação da iniciativa e destacou sua potencialidade de ir além de um time esportivo, por meio de ações sociais, projetos de extensão e novas possibilidades na educação. “É inquestionável a relevância e o potencial valor do projeto. Sua atuação, desde as categorias iniciais, impactará na sociedade de forma positiva e agregará novas iniciativas em nossa região”, afirma

Para o deputado Daniel Freitas, o Criciúma Futsal se apresenta como um projeto referência. “Ele conta com um planejamento para se colocar em um nível de excelência. A parceria com a Universidade possibilitará, por meio do esporte, colher frutos na educação e em ações para a sociedade. Estamos confiantes que será um grande sucesso”, explica.

Um grande projeto

Para consolidar a implantação do Criciúma Futsal, o grupo idealizador, representado pelo supervisor Guilherme Minatto e pelo técnico Tiago Lock Silveira, ainda conversará com outras instituições de Criciúma. O objetivo é iniciar as atividades em 2020 e integrar o projeto Anjos do Futsal, comtemplando as categorias sub 11, 13,15,17, 20 e adulto.

A equipe também contará com técnico, preparador físico, preparador de goleiro, fisioterapeuta, médico, coordenadores e supervisões. O projeto ainda terá apartamentos, refeitórios, planos de saúde e odontológico e seguro de vida. A meta é ser autossustentável dentro de um ano.

Caso o projeto saia do papel, a Unesc disponibilizará o Ginásio Jose Antônio Carrilho, vestiários, academia, salas para reunião, imprensa e gestão, complexo esportivo e clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina. Nestes espaços os acadêmicos da Universidade poderão vivenciar de perto sua área de estudo ligada ao esporte e até realizar estágios.

Também estiveram presentes na reunião o ex-reitor e assessor institucional Edson Rodrigues; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego; o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve; a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes; a gerente de atenção ao estudante, Mira Dagostim; a assessora do gabinete da Reitoria Tatiane Macarine; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, e o  diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo.

Em nome da gestão municipal, o secretário-geral da Administração Municipal Vagner Espíndola Rodrigues também marcou presença.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de novembro de 2019 às 12:57
Compartilhar Comente

É hora de decisão no Campeonato Intercursos de Futsal da Unesc

É hora de decisão no Campeonato Intercursos de Futsal da Unesc
Final está marcada para às 13 horas, no Ginásio José Antônio Carrilho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O momento é de decisão no Campeonato Intercursos de Futsal da Unesc. Na categoria feminina a grande decisão será jogada neste sábado (9/11), em partida entre a Associação Atlética Acadêmica de Educação Física Brutamontes e Chutásus (Programa de Residência Multiprofissional). A final está marcada para às 13 horas, no Ginásio José Antônio Carrilho.

Já na categoria masculina, a quarta-feira (6/11) foi marcada pela primeira partida válida pelas quartas de final. No Ginásio José Antônio Carrilho, os Colaboradores saíram vitoriosos diante da FDP (Fora de Prumo - Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Civil Alexandre Vargas). O placar foi 4 a 3.

A continuidade da competição ocorre na segunda-feira (11/11), às 21:30, também no Ginásio José Antônio Carrilho. A partida será jogada entre a Associação Atlética Acadêmica de Educação Física Brutamontes (Licenciatura) e AAAMON (Associação Atlética Acadêmica de Medicina Ouro Negro).

Já classificadas, as equipes Colaboradores e Caixa Forte (Associação Atlética Acadêmica de Contábeis Luca Pacioli) disputam uma vaga na final no dia 23 de novembro. Para a outra semifinal, a PDC (Associação Atlética Acadêmica Joaquim Nabuco), do Direito, aguarda a partida entre Brutamontes e AAAMON.

Os jogos são abertos ao público. Logo após a decisão da categoria feminina ocorrerá a premiação, com troféus e medalhas para os vencedores e troféus para artilharia e defesa menos vazada. A competição é organizada pelo Setor de Esportes.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de novembro de 2019 às 14:16
Compartilhar Comente