AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Diretor da Duratex, Gilmar Menegon ministra palestra para os Cursos de Gestão da Unesc

Diretor da Duratex, Gilmar Menegon ministra palestra para os Cursos de Gestão da Unesc
Momento reuniu mais de cem alunos neste início de semestre (Foto: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O início do semestre nos Cursos de Gestão da Unesc teve um convidado especial. Na terça-feira (9/3), mais de cem alunos prestigiaram a palestra “A maior empresa de revestimentos do Brasil buscando talentos”, ministrada pelo diretor de revestimentos cerâmicos da Duratex S.A., Gilmar Menegon.

Conforme o professor Volmar Madeira, coordenador dos Cursos de Gestão, a dinâmica foi pensada para oportunizar conhecimentos sobre habilidades e competências necessárias dentro do campo profissional. “Buscando com isso uma melhor relação entre teoria e prática, mostrada por meio da vivência de um profissional na organização que atua”, explicou.

As competências trazidas pelo coordenador são: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, colaboração, inteligência emocional, capacidade de análise e tomada de decisões, orientação em servir, negociação e flexibilidade e adaptação.

Ex-aluno da Universidade, Menegon trouxe em sua palestra uma apresentação sobre a empresa Duratex, elementos de sua carreira e reflexões sobre a área de atuação. Em destaque no momento da troca de conhecimentos, o diretor deu ênfase à importância das pessoas. “Compramos robôs nas fábricas, pagamos caro, mas sem as pessoas eles não funcionam”, frisou.

Após a apresentação, o profissional abriu um diálogo para os estudantes presentes na aula, dos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Também estiveram na palestra os professores Sérgio Bruchchen, Jonas Rickrot Rosner, Leila Laís Gonçalves, Ricardo Pieri, Almerinda Tereza Bianca Bez Batt Dias e Juliano Bitencourt Campos. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2021 às 14:35
Compartilhar Comente

Unesc oferta especialização em Direito Imobiliário

Unesc oferta especialização em Direito Imobiliário
Área tem se expandido durante a pandemia, devido à movimentação imobiliária crescente no país (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A pandemia chegou e mudanças foram impostas na vida de muitos brasileiros. Diminuição de renda, divórcios e outras consequências aqueceram o mercado imobiliário em 26% de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na Unesc, este ramo do direito privado, responsável por regular as relações jurídicas decorrentes da propriedade de bens imóveis, é ofertado como uma especialização. O foco da pós-graduação é capacitar o profissional do Direito, ampliando o seu conhecimento sobre os conteúdos teóricos e práticos relativos ao segmento.

Além do crescimento recente, a consolidação do Direito Imobiliário vem de anos anteriores, também fomentada pelo crescimento do mercado imobiliário. Depois de quedas recorrentes, em 2018 e 2019 o crescimento foi de quase 15%, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Mais do que ter resultados positivos em anos anteriores, quem optar pelo segmento estará inserido em uma área alavancada pelas novas oportunidades no futuro. O Direito Imobiliário seguirá em expansão de acordo com o cenário da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc): as vendas de imóveis devem crescer cerca de 35% em 2021.

Apesar de específica, esta área do Direito oportuniza ao profissional expandir suas possibilidades para questões pontuais de dez novos segmentos, como no Direito Societário, no Direito da Família, no Direito do Trabalho e outros.

Em aulas quinzenais, serão 20 meses de aprendizados para contemplar uma carga horária de 363 horas. Toda a experiência da especialização terá o acompanhamento de professores mestres e doutores que consolidam a Unesc com conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), além da estrutura de excelência com salas de aulas modernas, laboratórios específicos e uma das maiores bibliotecas do estado.

O primeiro encontro do semestre está programado para a última semana de março. Para fazer parte basta acessar a página de matrículas clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas no telefone (48) 3431 2626 e no e-mail pós@unesc.net.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2021 às 14:38
Compartilhar Comente

Curso de Design da Unesc inicia semestre com evento sobre o segmento de jóias e semijóias em Santa Catarina

Curso de Design da Unesc inicia semestre com evento sobre o segmento de jóias e semijóias em Santa Catarina
Quatro designers compartilharão suas experiências na oportunidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um bate-papo sobre empreendedorismo, criatividade, protagonismo profissional e as possibilidades da área marcará o início do semestre no curso de Design - ênfase em projeto de produtos da Unesc. A “Aula Inaugural 2021: Design de Joias em Santa Catarina” reúne, a partir das 19 horas desta quinta-feira (11/3), quatro referências no segmento: Camila Schmitt, Giovanna Lanzara, Flávia Conti e Caroline Freitas. 

O evento, proposto em conjunto com o Centro Acadêmico do curso, é online e aberto ao público. O tema, conforme o professor e coordenador do Design, João Luís Rieth, soma um desejo dos estudantes aos novos posicionamentos do curso. A partir da “Aula Inaugural”, outros encontros serão pensados. 

Para dar início a este planejamento, a área de joias e semijoias trará uma importante dinâmica. “Vemos a possibilidade de os alunos serem inseridos e atuarem neste segmento no futuro. É uma área nova e em rápida expansão, assim como outras que estarão em destaque. Todas as quatro profissionais atuam no mercado e acumulam vasta experiência”, destaca Rieth.

A proposta é que cada profissional contribua com suas vivências, sejam elas de empreendedorismo ou atuação em grandes marcas. “Para quem não faz parte da comunidade do curso de Design, a oportunidade é rica para aprender e conhecer suas potencialidades. A ideia é diversificar novas ações ao longo do ano”, completa o coordenador.

Experiência do usuário, Design de peças cerâmicas, 3D e calçados são temas já mapeados para possíveis eventos. O bate papo desta quinta será via Google Meet, na sala https://meet.google.com/uoa-njdw-gia. Clique aqui para acessar.

Conheça as designers:

  • Flávia Conti atua com estratégia, gestão e branding. Designer, pós-graduada em Gestão e Marketing em Moda, atua há mais de seis anos no mercado e direcionou suas aptidões ao empreendedorismo criativo. A profissional é gestora de comunidades na Strive Design de Negócio, tendo trabalhado em outras dez organizações. 
  • Giovanna Lanzara é empreendedora e iniciou sua atuação na área ainda na infância, por influência da família. Em 2016, começou a trabalhar na Lanzara joias, empresa da família. Especializou-se com a professora Eliane Rousseti, em Design  3D, e na UFSC, em Design de Joias, iniciando uma fase mais profissional e de protagonismo na carreira.
  • Camila Schmitt iniciou seus estudos aos 18 anos, na Universidade do Vale do Itajaí. Após concluir o terceiro semestre mudou-se para o Rio de Janeiro, migrando do Design de Moda para o Design de Produto com ênfase em jóias, na Universidade Veiga de Almeida, onde concluiu a graduação em 2011. Vencedora na categoria revelação do Auditions Brasil em 2012, retornou para Santa Catarina e lançou a marca que leva seu nome. Em 2015 voltou a vencer o prêmio Auditions Brasil, dessa vez com o tema Recombinações e conquistando o terceiro lugar na categoria profissional.
  • Caroline Freitas é formada em Design de Produtos na Unesc e tem pós-graduação em Pesquisa e Comunicação de Moda. Iniciou sua carreira estagiando na Rebel em São Paulo, participando do desenvolvimento de novos produtos e obtendo diversas experiências. Atualmente é designer na Gisdany, responsável pelo pesquisa de tendências, criação de coleções, acompanhamento de processos e coordenação de fabricação até o produto final. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de março de 2021 às 16:43
Compartilhar Comente

Colégio Unesc retoma aulas presenciais seguindo protocolos de biossegurança

Colégio Unesc retoma aulas presenciais seguindo protocolos de biossegurança
Alunos como Patrícia Pereira Pagani afirmam se sentir seguros com a retomada das atividades no colégio (Fotos: Paula Darós) Mais imagens

Após meses encontrando professores e colegas de maneira remota, em virtude da matriz de risco da pandemia de Covid-19, os estudantes do Colégio Unesc tiveram a primeira aula presencial nesta quinta-feira (18/2). A escola iniciou oficialmente o ano letivo de 2021 com uma recepção aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e um diálogo sobre todas as normas para a garantia do retorno seguro de alunos, professores e funcionários às atividades presenciais. 

Para os alunos da terceira série do Ensino Médio, a quinta-feira foi também para receber a camiseta que marca a passagem de cada aluno pelo último ano no Colégio Unesc e a preparação para o início da jornada no Ensino Superior. Desde a primeira série do Ensino Médio no Colégio Unesc, Patrícia Pereira Pagani, iniciou nesta quinta-feira o Terceirão e só pensa em aproveitar o retorno das aulas presenciais e se preparar para decidir o curso de graduação que vai fazer. “Achei muito bom poder voltar às aulas depois de um período longe fisicamente dos colegas, amigos e professores. Estamos aqui estudando com distanciamento e todas as normas de biossegurança. Por isso me sinto segura e feliz em estar aqui no Colégio Unesc podendo fazer o terceirão de maneira presencial”. 

Biossegurança e planejamento pedagógico em primeiro lugar 

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, afirma que a preparação para receber os alunos contou com o apoio da Sala de Situação para os protocolos de biossegurança, e da Assessoria Pedagógica para a realização das aulas híbridas. “Nossa expectativa é conseguir manter as aulas presenciais e híbridas com excelência, conforme a escolha dos alunos e dos pais. Para 2021, o Colégio Unesc têm várias novidades. Estamos implantando o novo Ensino Médio e todos os estudantes desta fase estarão com uma carga horária maior, passando de 800 horas para 1.000 anuais. Estamos também ampliando o atendimento pedagógico, para sanar as dúvidas e dar um suporte ainda maior aos nossos estudantes. Voltamos também as atividades 100% presenciais do Integral com Imersão Bilíngue, oferecido aos alunos e alunas do primeiro ao quinto ano. A procura pela escola cresceu muito e já temos várias turmas sem vagas”, afirma. 

A preparação para receber os estudantes de maneira híbrida (presencial e remotamente), também se deu por meio da Formação Continuada, que ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro e abordou temas como a volta às aulas, a segurança de alunos e professores, as metodologias de avaliação, a organização dos espaços de aprendizagem, ensino híbrido, educação inclusiva e o planejamento das atividades.

Durante o evento, Giselle apresentou o resultado da pesquisa realizada com pais e responsáveis e estudantes do Colégio Unesc no fim de 2020. Mais de 95% dos participantes da pesquisa consideraram de bom a excelente a organização das atividades no período da pandemia, a comunicação do colégio com os pais e alunos e a qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores ao longo do ano. 
 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2021 às 16:03
Compartilhar Comente

Estratégias e oportunidades no Twitter em destaque no EcoCria Talks

Estratégias e oportunidades no Twitter em destaque no EcoCria Talks
Conversa foi conduzida pelo estrategista de marcas do Twitter Next, Vinícius Magalhães (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O universo da rede social Twitter, com a presença de 16,6 milhões de brasileiros entre os usuários, esteve em pauta na segunda edição do EcoCria Talks (Escola de Comunicação Criativa) em 2021, conduzido pelo estrategista de marcas do Twitter Next, Vinícius Magalhães. Virtual, transmitido ao vivo pela Unesc TV, ocorreu na noite da última quinta-feira (11/2).

A EcoCria Talks vem se consolidando como um evento tradicional da Escola de Comunicação da Unesc, e o começo de um novo ano não poderia ser diferente ao trazer um relevante tema: “Twitter: Estratégias de marca e cases de sucesso”. “Além de histórias inspiradoras, é um encontro que apresenta novidades de mercado, tendências da comunicação e cases de sucesso”, destacou a coordenadora da ECoCria, Caroline Bortot. 

A ideia da noite, segundo Magalhães, foi abordar oTwitter para construção de marca, estabelecendo relacionamentos e conexões. “As pessoas não vão para se conectar com os familiares ou amigos. O que aproxima são os interesses compartilhados. Acredito que esta rede social nunca foi tão relevante. Tem muita coisa acontecendo o tempo todo, e naturalmente todas as coisas acabam parando no Twitter”, explica.

A rede social também é uma propulsora do olhar ampliado, dando espaço para campanhas sociais e movimentos, misturando também os pontos de vista. Outro destaque na plataforma, conforme o profissional, é o engajamento relacionado à construção de conhecimento mais direto no dia a dia. Entretenimento e esporte também ganham relevância. “O BBB é um live action do Twitter. Tudo que acontece lá é pautado na rede social. É ali que são decididos quem vai sair, quem está bem ou não e outros aspectos”, enfatizou.

É neste universo que  Magalhães aponta grandes oportunidades para a construção de marcas e de empreendimentos, posicionando-se, criando identidade e mostrando o que a marca faz pela sociedade. Após o diálogo, o público teve a oportunidade de conversar diretamente com o convidado, sanando dúvidas e propondo pontos de debate. 

Vinícius Magalhães e Twitter Next

O profissional que inspirou os espectadores no ECoCria Talks é formado e pós-graduado em Publicidade. Ele trabalhou por mais de dez anos em Brasília, onde adquiriu experiência em comunicação pública. Nesse período, fez o planejamento e o gerenciamento de campanhas de marcas da esfera federal, tais como Secom (Presidência da República), Ministério da Saúde e Banco do Brasil.

Em 2016, ao entrar no Twitter, assumiu o cargo de estrategista de marcas para o vertical de Governo até meados de 2018, quando mudou para São Paulo para trabalhar com anunciantes da iniciativa privada. Atualmente busca oportunidades de conectar os propósitos das marcas às pessoas por meio de conversas no Twitter e acredita que isso pode gerar impacto positivo na vida delas.

A atuação do convidado no Twitter Next se mostra um case atual, já que esta é uma área lançada pela rede em setembro de 2019. De lá para cá o setor de estratégia de marca tem ganhado espaço com o trabalho que inclui serviços como desenvolvimento de campanhas e conteúdo, definição de voz da marca e um laboratório exclusivo de tecnólogos, gerentes de programa e designers.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de fevereiro de 2021 às 17:16
Compartilhar Comente