AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professor da Unesc tem tese de doutorado avaliada como destaque

Professor da Unesc tem tese de doutorado avaliada como destaque
Júlio Cesar Zilli defendeu trabalho no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (Foto: Arquivo Agecom Unesc) Mais imagens

O estudo desenvolvido pelo professor doutor da Unesc Júlio Cesar Zilli no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) figura em destaque no estado. A tese, intitulada “Framework para a Governança Multinível do Sistema Portuário Brasileiro em direção ao Porto Inteligente”, realizada junto ao Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional (Engin), recebeu a avaliação de Destaque na área de Gestão do Conhecimento.

Confira a notícia completa:

https://noticias.unesc.net/geral/2023/05/03/professor-da-unesc-tem-tese-de-doutorado-avaliada-como-destaque/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de maio de 2023 às 15:08
Compartilhar Comente

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt
Encontro abordou a temática "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018: Tensões entre Welfare State e Estado Mínimo" (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc promoveram, na última semana, uma ’aula aberta’ com o professor doutor João Pedro Schmidt, do PPGS da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele integra ainda a Rede Egrupe: FMP (Fundação Escola Superior do Ministério Público)/ Unesc, Unisc – Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas).

A atividade com o tema: "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018:  Tensões entre Welfare State E Estado Mínimo" foi realizada entre as disciplinas de Políticas Públicas e Participação Popular do PPGD e Políticas Públicas e Participação Democrática do PPGDS, ministradas pelos professores doutores Dimas Oliveira Estevam e Reginaldo de Souza Vieira.

Na ocasião o professor convidado contextualizou a temática a partir da abordagem histórica das políticas públicas no Brasil, mencionando as peculiaridades entre Welfare State e Estado mínimo. Na condução da exposição foram apresentadas as características gerais, bem como as ambiguidades e particularidades que giram em torno do tema, tendo em vista tratar-se de uma nova forma estatal apontada como própria onde os Estados apresentam como principal finalidade o bem-estar social.

“Assim, o Welfare State evidencia as suas características gerais a partir do crescimento da máquina estatal, aumento dos impostos, isto é, elevação da carga tributária, bem como despesas públicas tornando o Estado como um dos principais agentes econômicos de atuação ativa”, explica.

Nesse sentido, conforme Schmidt, o Estado passa a intervir no mercado com suas empresas estatais reconhecendo direitos assegurados em lei, mediante sistemas públicos de proteção social como, por exemplo, investimentos em educação, seguridade social e outros diversos mecanismos que objetivam a proteção social.

Ainda de acordo com o professor doutor, a característica tributária é uma das principais marcas do welfare state, haja vista o seu preceito condicional, ou seja, não haveria welfare state sem a elevação de impostos, pois a oferta de serviços públicos depende da elevação tributária. “Por fim, as questões ambíguas do welfare state merecem destaque, pois geram tensões a economia capitalista à medida que legitima outros mecanismos negociais. A lógica da solidariedade é responsável pela elevação dos bens sociais à condição de bens públicos no instante em que os retirou da condição mercantil ou filantropia ocasional”, destacou, ressaltando ainda a importância social do contexto eleitoral 2022, o qual acaba por representar um novo momento na tensão entre welfare state e estado mínimo podem ocasionar consequências que não se exaurem nos próximos quatro anos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de abril de 2022 às 11:36
Compartilhar Comente

Obra de Paulo Freire e sua importância são debatidos em aula inaugural na Unesc

Obra de Paulo Freire e sua importância são debatidos em aula inaugural na Unesc
Professor doutor Jaime José Zitkoski foi o convidado do evento virtual realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A importância da obra de Paulo Freire na atualidade, a pedagogia freireana e suas bases filosóficas e as contribuições do educador para uma pedagogia das lutas por libertação foram pontos abordados na manhã desta quarta-feira (26/5), durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc. O evento online teve a presença do professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaime José Zitkoski.

O palestrante é graduado e possui mestrado em Filosofia e é doutor em Educação. Na UFRGS, atua nos cursos de Licenciaturas na área de Filosofia da Educação e no Mestrado e Doutorado em Educação. Seu trabalho tem ênfase em Educação Popular e Estudos Sobre Universidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os desafios da universidade na perspectiva da emancipação social e bem viver na América Latina. É autor de livros sobre Paulo Freire e a pedagogia freireana.

Na aula inaugural do PPGE da Unesc, Zitkoski falou sobre o tema “Paulo Freire: uma nova pedagogia voltada para a humanização do mundo”. Segundo o professor, os livros “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Libertação” são obras coletivas, pois despontam como uma pedagogia engajada nos processos de emancipação social. “Paulo Freire estava sempre se recriando e em movimento, aberto para as diferenças culturais e às novas realidades”, comenta.

Zitkoski pontua que a obra de Freire traz claro que o ser humano nunca está pronto e sim, em construção e que nos humanizamos ou desumanizamos a partir das relações com as pessoas. “A tendência do ser humano é se construir como um ‘ser mais’. O que dá sentido a nossa existência é a busca constante por sermos felizes. Esta natureza não é inata, ela vem se construindo historicamente enquanto espécie humana, indivíduo. Neste sentido, a educação precisa ter um compromisso de mudança do ser humano para melhor e é aí que está o processo de humanização, que acontece também a partir da ampliação dos horizontes de consciência e do alargamento da visão de mundo”.

O palestrante tratou ainda da importância de a comunidade estar inserida na escola, participando ativamente do projeto pedagógico dela, à exemplo do que diz a escola cidadã – um movimento que pensa a educação popular dentro da educação escolar. “Temos que pensar a escola como um dos polos culturais mais importantes da comunidade em que ela está inserida”.

Evento prestigiado

A aula inaugural do PPGE teve a participação de professores e alunos de mestrado e de doutorado da Universidade e de pesquisadores e egressos da Instituição.

O coordenador do PPGE, Vildacir Ortigara, afirma que o legado de Paulo Freire precisa ser lembrado e reforçado. “O PPGE está sempre atento às questões contemporâneas e o tema da aula inaugural está diretamente ligado a isso. Lembramos o patrono da educação brasileira, que neste ano completa 100 anos de resistência, pela obra dele ainda estar presente. Precisamos reafirmar o legado de Paulo Freire, ainda mais neste momento em que passamos”, afirma.

O evento teve ainda a participação do coordenador adjunto do PPGE, Rafael Rodrigo Mueller; da professora da linha de pesquisa “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, Graziela Giacomazzo; do professor da linha de pesquisa “Educação, Linguagem e Memória”, Carlos Renato Carola e da professora da linha de pesquisa “Formação e Gestão em Processos Educativos”, Janine Moreira.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc
PPGDS tem forte ligação com as demandas regionais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Aos interessados em dar sequência a sua formação profissional e/ou atuar na área acadêmica e de pesquisa, a Unesc oferece o mestrado e o doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico. Com forte ligação com a realidade regional, o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) desenvolve suas atividades nas linhas de pesquisa “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”. As inscrições para o processo seletivo podem ser  realizadas até 16 de março.

Os estudantes selecionados no processo seletivo para vagas remanescentes poderão escolher orientadores dentro dos temas como formação econômica e desenvolvimento regional; desenvolvimento rural e interfaces rural-urbano; relações de trabalho e processos de constituição de sujeitos em organizações rurais e urbanas, nas intersecções com gênero, classe social e geração; história e desenvolvimento regional; desempenho organizacional; representação e participação políticas; educação, políticas públicas e desenvolvimento; desenvolvimento local; inovação social; empreendedorismo; desenvolvimento agropecuário e cadeias logística, produtiva e de valor; gestão social e políticas sociais e finanças e estratégia.

A publicação dos nomes dos classificados ocorrerá dia 31 de março.

Saiba mais

Mestrado 

Doutorado

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2021 às 21:29
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc
Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com processos seletivos abertos para profissionais que querem ampliar o seu conhecimento por meio de doutorados e mestrados com a qualidade e excelência. Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis para ingresso no primeiro semestre de 2020.

Saúde Coletiva

O PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) disponibiliza 20 vagas para Mestrado em Saúde Coletiva, divididas nas linhas de pesquisa “Educação e Gestão do Trabalho na Saúde”, “Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde” e “Promoção da Saúde e Integralidade”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Ciências da Saúde


Para o Mestrado em Ciências da Saúde, o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) oferta 20 vagas, distribuídas para as linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Já para o Doutorado em Ciências da Saúde, são oferecidas 15 vagas nas linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições para o processo seletivo ocorrem até esta sexta-feira (14/2).

Ciência e Engenharia de Materiais

Os interessados em fazer Mestrado ou Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na Unesc, podem se inscrever para o processo seletivo até esta quinta-feira (13/2). O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) está disponibilizando 20 vagas para o Mestrado e outras 20 para o Doutorado.

Direito

As inscrições para o processo seletivo do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, para ingresso no Mestrado, estão abertas até o dia 19 de fevereiro. Serão disponibilizadas até nove vagas para novo alunos, sendo quatro para a linha de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos” e cinco vagas para a Linha “Direito, Sociedade e Estado”.

Saiba mais

Mestrado em Saúde Coletiva

Mestrado em Ciências da Saúde

Doutorado em Ciências da Saúde

Mestrado em Direito

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 18:59
Compartilhar Comente