AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Direito Humano e Renda Básica pautam seminário do PPGD da Unesc

Direito Humano e Renda Básica pautam seminário do PPGD da Unesc
Um dos conferencista da noite foi o professor do PPGD da PUC do Rio Grande do Sul, Ingo Sarlet Mais imagens

No terceiro dia do IV Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade; VI Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado; I Jornada de Direitos Humanos com a Sociedade; e I Seminário Nacional de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos um dos painéis realizados dentro do evento, nesta quarta-feira (21/09), com transmissão online pelo canal Unesc TV, tratou sobre o tema “Direito Humano é Fundamental à Renda Básica”. O palestrante foi o doutor em Direito e professor titular da Escola de Direito e dos Programas de Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), Ingo Sarlet.

As boas-vindas na abertura do painel foram proferidas pelo coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito, Antonio Carlos Wolkmer, que enalteceu o importante papel desenvolvido pelo Programa desde a sua criação. “Nosso PPGD tem um perfil crítico, interdisciplinar e social, está composto por duas linhas de pesquisa que integram importantes redes nacionais na área dos Direitos Humanos. O encontro nesta noite, com certeza, é uma rica troca de experiências, interlocuções e aprendizagens”, destacou.

O professor da PUC/RS, Ingo Sarlet, comentou que o tema não é totalmente novo, mas é um assunto que tem ganho cada vez mais força nos últimos anos, inclusive em ambientes que não são necessariamente de ideologia social-democrática ou de esquerda, mas voltados ao pensamento liberal. “Temos autores importantes que positivamente protagonizam a ideia de uma renda mínima ou básica universal. E, é claro, também no contexto atual da transformação digital e do impacto que ela tem tido sobre o mundo do trabalho. A luta pelos Direitos Humanos tem gerado uma série de mini revoluções ao longo do tempo, onde já se fala de uma transição da empregabilidade para trabalhabilidade”, dissertou.

O coordenador geral do evento e coordenador adjunto do PPGD da Unesc, Reginaldo de Souza Vieira, aproveitou a oportunidade para apresentar os números da grandiosidade do evento. “Hoje, chegamos ao nosso terceiro dia, um evento que reúne cerca de 110 palestrantes, pesquisadores nacionais e internacionais de 10 países, de três continentes e muitos profissionais da área de Direito, além de movimentos sociais. Temos a honra de contar com a participação de mais de 90 instituições e Centros de Pesquisas vinculados e apoiando este evento, que é uma verdadeira “Ágora*” de discussão de conhecimento”, comentou.

Nota: * A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nessas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis). As assembleias também aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados à justiça, obras públicas, leis, cultura, etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era um espaço público de debates para os cidadãos gregos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2022 às 21:18
Compartilhar Comente

Professores e acadêmicos da Unesc trabalham conceitos e práticas em educação ambiental

Professores e acadêmicos da Unesc trabalham conceitos e práticas em educação ambiental
Atividade ocorreu na escola do bairro Metropol e faz parte do projeto de extensão da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc estiveram nesta terça-feira (20/09) na Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, no bairro Metropol, em Criciúma, para a realização de atividades do projeto de extensão “Educação Ambiental e Ciências do Solo como fundamentos para práticas sustentáveis”. 

Conforme um dos coordenadores do projeto, professor Carlyle Bezerra de Menezes, a atividade teve o intuito de dar sequência às oficinas realizadas anteriormente, além de ampliar a percepção dos alunos da 4ª, 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, com relação ao reconhecimento de aspectos ambientais existentes no entorno da escola. “A ação serve também para contribuir na formação e aquisição de novos conhecimentos aos participantes quanto à conservação e manejo do solo”, disse o professor. 

Conforme Menezes, a intenção do projeto foi também abordar práticas sustentáveis da agroecologia e da produção de alimentos orgânicos em pomares e hortas comunitárias.

A professora Cláudia Peluso Martins também faz parte da coordenação do projeto de extensão, que conta com auxílios da professora Yasmine de Moura da Cunha e dos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Egressos também participam como voluntários no programa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2022 às 16:59
Compartilhar Comente

Unesc adota modelo para medir qualidade de vida de funcionários

Unesc adota modelo para medir qualidade de vida de funcionários
Apresentação da Plataforma PsiU foi realizada na tarde desta quarta-feira (21/09) para funcionários que participarão (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Muitos pesquisadores têm se dedicado à elaboração de modelos que buscam avaliar a qualidade de vida no ambiente de trabalho sob diversos aspectos. Para serem eficazes, as pesquisas dependem da participação e comprometimento de todos os indivíduos envolvidos. E é isso o que deseja a Unesc, por meio do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), em parceria com a plataforma PsiU. Com o intuito de contribuir para um ambiente cada dia melhor, a Universidade iniciou nesta semana mais uma grande ação interna. 

A didática adotada foi apresentada na tarde desta quarta-feira (21/09) para a equipe da Assessoria de Imprensa, Marketing, Comercial e Relacionamento (Aicom) da Instituição, um dos setores participantes da atividade. Para isso, funcionários do setor e de outros espaços da Universidade responderão um questionário que vai ser capaz de incorporar as principais ‘dimensões’ e ‘indicadores’ da qualidade de vida no trabalho, por intermédio da plataforma PsiU, um programa que foi idealizado para utilizar inteligência artificial e a gamificação na identificação de métricas que envolvem saúde física, mental, social e ambiental para mensurar a qualidade de vida dos trabalhadores de organizações.

Durante as atividades os funcionários responderão algumas perguntas, como: Você tem energia o suficiente? O quanto você aproveita a vida? Quanto seguro você se sente com sua vida diária?. “Os dados serão interpretados de forma visual e o perfil de cada um será representado por uma árvore. Assim, cada um poderá fazer sua autoavaliação ao observar os aspectos da árvore que o representa, assim como gestores e DDH vão conseguir observar a ‘floresta’ da empresa”, comentou a acadêmica do curso de Direito da Unesc, Júlia Teixeira Daminelli, integrante da startup Psiu e responsável pela apresentação do projeto. 

Segundo ela, é necessário olhar para os colaboradores de maneira integral e humana contribuindo com a felicidade dos colaboradores, dentro e fora da empresa. “É um exercício de autoavaliação e de como podemos colaborar com os funcionários. A Unesc é uma Universidade preocupada com os seus colaboradores e quer que cada um tenha mais qualidade de vida e felicidade no ambiente de trabalho”, finalizou Júlia.

Conheça a plataforma

A startup psiU, surgiu no Reuni Challenge, que tem por objetivo estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior, conectando o conhecimento universitário com as demandas reais da sociedade A plataforma faz parte do Programa de Incubação da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2022 às 16:44
Compartilhar Comente

Museu da Infância promove Contação de Histórias em alusão à Primavera dos Museus

Museu da Infância promove Contação de Histórias em alusão à Primavera dos Museus
Mais imagens

Vocês gostam de ouvir histórias legais? A pergunta da coordenadora do Museu da Infância da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, foi feita a diversos alunos que deixaram as salas de aula para ir à Unesc na tarde desta quarta-feira (21/09), e foi a introdução da Contação de Histórias.

A ação faz parte das comemorações da 16ª edição da ação Primavera dos Museus, que em 2022 tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. “Estamos muito felizes que os alunos vieram ao Museu da Infância e que os professores escolheram a Unesc para ter esta experiência para que depois eles contem para os pais, irmãos e amigos”, destaca.

No período da tarde, os pequenos assistiram a contação do livro “Meu Pequeno Príncipe Preto”, realizada em parceria com a Biblioteca Central Professor Eurico Back e voltada a alunos de Centros de Educação Infantis (CEIs), de Balneário Rincão, além do Colégio Unesc. 

Já a contação do livro: “Matilde, a Vaquinha do Pescoço Torto”, de autoria da professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, será transmitida ao vivo pelo Instagram @museudainfanciaunesc, a partir das 19h30min desta quarta-feira (21/09). “Nós do Museu da Infância agradecemos a biblioteca por aceitar a  parceria e vir contar essa história de uma forma linda. Agradecemos os professores e diretoras das escolas e creches por tirar as crianças de dentro das salas de aula e ir para rua ter contato com a  natureza, com outros ambientes. Isso é de uma grandiosidade imensa, pois sabemos o quão difícil é fazer este movimento”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2022 às 16:43
Compartilhar Comente

Abertas as inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc

Abertas as inscrições para o programa de Residência Multiprofissional da Unesc
Interessados podem se inscrever até 28 de outubro pelo site da Universidade (Foto: arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de profissionais das Áreas de Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, para atuarem como Profissionais de Saúde Residentes junto ao Programa de Residência Multiprofissional para as áreas de Atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Coletiva; e em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.

De acordo com a coordenadora dos programas, Lisiane Tuon, são três editais abertos e as inscrições vão até 28 de outubro. Graduandos que tenham, até a data da matrícula, o registro do conselho profissional da sua área ou o número provisório do registro também poderão participar do processo seletivo.

Os interessados em ingressar nos programas da Residência deverão se inscrever pelo site. A bolsa financiada pelo Ministério da Saúde será no valor de e R$ 4.106,09, recebida por um período de 24 meses. A prova escrita ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2022.

A escolha dos candidatos para os programas acontecerá em três etapas: prova escrita valendo 40 pontos; análise de títulos, 25 pontos; e entrevista, 35 pontos. Os resultados serão publicados na página do processo seletivo, no dia 09 de dezembro. “Eles terão dedicação exclusiva na prestação de serviços na rede municipal de Saúde de Criciúma e na rede dos serviços vinculados à Unesc junto à prefeitura. Ao término do contrato, os participantes receberão a titulação de especialistas”, lembra Lisiane.

Número de vagas

Para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva estão disponíveis duas vagas para cada especialização. Na Atenção Básica e Saúde da Família a oferta de vagas é da seguinte forma, por área de atuação: duas para Odontologia e Enfermagem e uma para os demais profissionais. 

Já no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial a distribuição por qualificação é da seguinte forma: duas vagas para Educação Física Bacharelado, quatro para Enfermagem, duas para Farmácia, duas para Nutrição e cinco vagas para Psicologia.

Para conferir os editais completos basta acessar os links:

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21551.pdf?1661216510

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21550.pdf?1661216279

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21549.pdf?1661217337


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2022 às 16:23
Compartilhar Comente