AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc leva oportunidades de bolsas de estudo à praça Nereu Ramos neste sábado

Unesc leva oportunidades de bolsas de estudo à praça Nereu Ramos neste sábado
A atividade visa divulgar as oportunidades abertas para três novos cursos de Licenciatura ofertados pela Universidade Mais imagens

Quem tem interesse em seguir carreira de professor de educação básica tem à disposição uma grande oportunidade. A Unesc está com inscrições abertas em três novos cursos de graduação com habilitação em Licenciatura e, o melhor, com bolsa integral e ajuda de custo. São eles: Ciências da Religião, Tecnologia Educacional e Pedagogia. Para levar a oportunidade para ainda mais próximo da comunidade, a equipe da Unesc estará neste sábado (24/09) na praça Nereu Ramos, em Criciúma, das 9h às 13h30 e, das 14 às 18h, no parque municipal prefeito Altair Guidi.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 40 vagas para cada uma das graduações, sendo que, destas, 30 contarão com a concessão de Bolsa Permanência no valor de R$ 500 mensais, ou seja, os estudantes receberão o valor, além de ganharem 100% de desconto nas mensalidades.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a abertura de vagas significa uma oportunidade para quem sonha com a conquista do diploma e a carreira como professor. “Estamos de portas e braços abertos para receber novos graduandos e prepará-los para a nobre missão de ensinar”, destaca. As inscrições vão até a próxima quinta-feira (29/09).

A ajuda de custo é oferecida pelo Programa de Bolsas Universitárias (Uniedu) para despesas relacionadas a materiais, transporte e alimentação, durante sua permanência no curso com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).

Detalhes das vagas:

Para garantir a matrícula e concorrer a uma das 40 vagas ofertadas, os candidatos devem se inscrever no site https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/273 , conforme processo detalhado no Edital.

Para mais informações e detalhamento da oportunidade, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Mais informações sobre as inscrições e o processo acesse: (https://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br/wwpbaseobjects.home.aspx) 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2022 às 18:43
Compartilhar Comente

Visita ao laboratório da Unesc ajuda alunos do Ensino Médio a decidir o futuro

Visita ao laboratório da Unesc ajuda alunos do Ensino Médio a decidir o futuro
Mais imagens

Mais que conhecer o tema por meio dos livros e explicação dos professores, os alunos do Terceirão do Ensino Médio do Colégio Humberto de Campos, vivenciaram momentos de muito aprendizado nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Unesc.

A noite de quinta-feira (22/09), foi a segunda vez que os estudantes da unidade educacional de Criciúma foram ao Parque Científico e Tecnológico (Iparque), onde ampliaram a visão de mundo e vislumbraram o futuro. “É algo diferente do que o professor fala em sala de aula, pois aqui temos a experiência, aprendendo como todo o processo funciona. Assim, vimos as oportunidades de emprego que estes ensinamentos nos trazem. Acredito que é algo que o mercado está precisando e recomendo que as pessoas venham conhecer também”, enfatiza o aluno Leonardo Albino de Souza, que saiu do local com uma decisão tomada. “Irei cursar Engenharia de Materiais e ter a minha própria cerâmica”, afirmou.

A visita contou com 50 alunos que realizaram a prática cerâmica e acompanharam ensaios de materiais. “Nós já viemos com os alunos do período da manhã e agora trouxemos os alunos da noite para visualizar os processos realizados. A visita foi produtiva, tanto que alguns que não pretendiam fazer um curso superior agora estão mudando de ideia”, comenta a professora da disciplina de Química, Irome Luana Boots.

Extensão

A recepção aos estudantes no Iparque faz parte do Projeto de Extensão do curso de Engenharia de Materiais da Unesc. “É um momento em que os alunos vivenciam na prática a produção do material, neste caso em particular do cerâmico e é encantador ver quem nunca teve contato com um laboratório visitar os laboratório. Todos saem motivados. Esperamos que logo retornem como alunos do curso de Engenharia de Materiais e da Unesc”, fala a coordenadora do curso, Ângela Beatriz Coelho Arnt.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2022 às 14:46
Compartilhar Comente

Unesc é reconhecida pelos relevantes trabalhos prestados à saúde de Criciúma

Unesc é reconhecida pelos relevantes trabalhos prestados à saúde de Criciúma
Mais imagens

A contribuição da Unesc com a saúde de Criciúma é destaque mais uma vez. Agora com o recebimento do troféu “Líder em Saúde”, entregue pelo prefeito Clésio Salvaro à reitora Luciane Bisognin Ceretta durante evento realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, na tarde de quinta-feira (22/09).

O reconhecimento não é à toa. Além dos relevantes serviços prestados de maneira permanente, como nas Clínicas Integradas, a Instituição se dedicou intensamente no combate à pandemia. Exemplos não faltam: estudos com ozônio para desinfecção de espaços públicos, envolvimento nas campanhas de vacinação, distribuição de máscaras, além dos diversos profissionais que se tornaram destaques nacionais e internacionais devido aos estudos sobre a Covid-19. 

“Somos uma Universidade Comunitária e, como tal, estamos constantemente contribuindo com a região na qual estamos inseridos, sempre visando o melhor para a comunidade. Agradecemos ao prefeito Clésio Salvaro e toda a sua equipe pelo reconhecimento. Não iremos parar por aqui, pois a Unesc seguirá se dedicando diariamente pelo bem de Criciúma, da região e de Santa Catarina”, fala a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

O reconhecimento à Unesc se deu após Criciúma aparecer na liderança nacional em qualidade na saúde, com nota 90,76, número que consta no Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, divulgado na última semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP). 

O ranking analisa 415 cidades brasileiras (7,45% do universo de municípios), representando aquelas com mais de 80 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE para 2021.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2022 às 13:43
Compartilhar Comente

Unesc ainda mais colorida com a realização da ação Primavera e Paz

Unesc ainda mais colorida com a realização da ação Primavera e Paz
Mais imagens

A Unesc que já é colorida ganha ainda mais cor nesta quinta (22/09) e sexta-feira (23/09) com a realização de mais uma edição da ação Primavera e Paz, acompanhada da 22ª Mostra de Orquídeas. Da cor rosa ao amarelo, passando pelo roxo, as flores trazidas pelo casal Manoel Santos da Silva e Vilma Dalmolin, tomaram conta do palco das Quintas Culturais.

Já são 25 anos que os dois saem de Araranguá rumo a Criciúma para expor as plantas que cultivam com tanto amor e carinho. “Começamos como um hobby. Quando eu era criança via que a minha mãe gostava muito de flores, passei a cultivar as orquídeas, evoluímos e deixei a minha outra profissão de topógrafo na prefeitura”, revela Silva.

Manoel e Vilma possuem orquidários em Araranguá e em Morro da Fumaça, já a comercialização das plantas é realizada em casa mesmo. Mas não basta apenas vender uma bela orquídea, é preciso orientar as pessoas sobre o cultivo.  “Ensinamos sobre o habitat, pois cada uma tem o seu espaço. Temos opções para dentro de casa, para a rua e para jardinagem. São vários tipos e, dependendo do que o cliente pretende, nós orientamos”, cita.

Além do Orquidário MS, a Primavera e Paz, que ocorre das 9h às 22h, terá a participação do Coral Unesc. “Vivemos tempos difíceis, nos quais, às vezes, as atitudes se alteram por motivos banais. Cultivar valores e comportamentos como respeito, empatia, reciprocidade, flexibilidade, humildade, integridade e criatividade têm a ver com o ser humano e fazer parte do nosso cotidiano, sendo mais valorizadas, dentro e fora do ambiente de trabalho. Por isso, penso que desenvolver esses projetos de cultura de paz na Unesc, ainda que à primeira vista possam parecer banais, tem o potencial de provocar pausas, abrir diálogos, ser um suspiro e até mesmo modificar o dia de muitas pessoas”, enfatiza a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Universidade, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.

Conforme o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer, a 22ª edição da Primavera e Paz não é apenas uma mostra de orquídeas. “Trata-se de um momento de reflexão sobre a humanidade,  como vivemos e nos preocupamos com as pessoas. Esta estação simboliza o ciclo da prosperidade”, cita.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente

Alunos do EJA Araranguá conhecem as possibilidades de ingresso à Unesc

Alunos do EJA Araranguá conhecem as possibilidades de ingresso à Unesc
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (21/09) e reuniu cerca de 70 alunos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Aproximar e apresentar as diversas oportunidades que a Unesc oferece, em especial o Campus Araranguá. Esse foi o objetivo do encontro que ocorreu nesta quarta-feira (21/09) com professores da Universidade e cerca de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade do Vale do Araranguá.

Para a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, encontros como esses são essenciais na busca da valorização do ensino de excelência. “Foi um momento enriquecedor e importante, pois a Unesc é isso: um campo vasto de conhecimento e que está sempre de portas abertas”, comentou.

Segundo ela, a data marcou também a apresentação dos diversos cursos ofertados pelo polo. Os alunos ainda participaram de palestra com foco nas profissões do futuro. “Muitos acham que a Universidade pode parecer distante, mas não é isso. Nunca é tarde para estudar, aprender e expandir os conhecimentos. No bate-papo também mostramos a diversidade de bolsas ofertadas”, destacou Izabel.

Para o professor e coordenador da EJA, Denner Lucas Casagrande, o encontro foi bem positivo. “A ideia foi mostrar o acesso à Universidade e levar mais conhecimento aos nossos alunos. São estudantes que têm entre 15 até 70 anos e que estavam atentos a tudo. O encontro foi muito positivo e mostrou ainda as possibilidades de inovação no ambiente de trabalho e na profissão que exercem”, agradeceu Casagrande. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2022 às 14:00
Compartilhar Comente