Viver SUS encerra atividades de sua quinta edição
Professores, alunos de graduação e participantes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica de Saúde da Unesc, estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (2/9) para o encerramento da quinta edição do Viver SUS, que ocorreu em julho nos municípios de Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Siderópolis, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Jacinto Machado, Nova Veneza e Sombrio. Durante uma semana, os estudantes dos cursos de área da saúde da Universidade tiveram contato direto com profissionais e gestores de saúde e usuários dos serviços oferecidos pelo SUS. No encerramento os participantes do projeto receberam os certificados.
O projeto é desenvolvido desde 2012 pela Unesc em parceria com o Ministério da Saúde e, nele, os integrantes exploraram, por meio de oficinas e atividades nos municípios, os diversos cenários da prática. No projeto foram envolvidas mais de 100 pessoas, entre alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Psicologia, Odontologia e Educação Física, além de professores e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional e parceiros nos municípios.
A aluna da nona fase do curso de Psicologia, Isabela Tellis, foi ao encerramento da edição de 2016 do projeto e afirma que voltou com outro olhar sobre o trabalho do psicólogo em uma equipe multidisciplinar. “Foi uma experiência incrível pessoal e profissional. Conviver de perto com estudantes de outros cursos, profissionais de outras áreas e pessoas da comunidade me fez ter outra visão do trabalho realizado”. Representando todos os Centros Acadêmicos da área da saúde e os alunos que como Isabela participaram do Viver SUS, o estudante de Odontologia, Rafael Amaral, comenta que a acolhida dos municípios aos grupos foi afetuosa e que os participantes do projeto tiveram liberdade para desenvolver as atividades. “O projeto conseguiu defensores e militantes que vão lutar pelo SUS”.
Para o reitor Gildo Volpato, o Viver SUS proporciona uma vivência única para os futuros profissionais e os que já estão no mercado de trabalho. “Vocês vivenciaram, sentiram de perto. E a gente só cresce quando se abre para coisas novas. A experiência que cada um teve, não há professor que possa ensinar. Porque experiência se vive”. Já a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, salienta que a Universidade é um espaço de transformação. “Conseguimos com este projeto novos defensores não dos pressupostos teóricos, mas de uma proposta de vida do SUS. Hoje, 80% da população brasileira usa exclusivamente esse sistema. E é também por elas que lutamos”.
A diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, comenta que é um desafio para os profissionais e futuros profissionais o fazer diferente, ir além. “O profissional de saúde sozinho não consegue fazer nada. É preciso um trabalho colaborativo. No Viver SUS, isso é sentido”. O gerente da Gerência Regional de Saúde de Criciúma, Diogo Copetti, lembra que projetos como o desenvolvido pela Unesc colaboram para que os profissionais se reinventem.
O encerramento do Viver SUS teve a presença de representantes das secretarias de Saúde dos municípios em que o projeto foi realizado: Graziela Minatto (Balneário Arroio do Silva), Júlia Tasca (Balneário Rincão), Sinara Crippa (Cocal do Sul), Flávia Henrique (Criciúma), Ana Cristina Horr (Içara), Ana Back Machado (Jacinto Machado), Edilson Milanez (Nova Veneza), Gláucia Périco (Siderópolis) e Ana Carolina Rodrigues Martins (Sombrio). Os representantes dos municípios chamaram a atenção para a troca de conhecimento e as ideias dadas pelos alunos e residentes para a melhoria dos serviços e do atendimento em saúde nos municípios participantes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 02 de setembro de 2016 às 18:50Qualidade de vida e estresse podem ser aliados
O estresse nem sempre é negativo. Na sua primeira fase, ele é uma preparação para ação e pode ser positivo. Porém, quando prolongado, traz malefícios para a pessoa. Conhecimentos como esse, além de diversos tipos de terapias alternativas, foram repassados na capacitação “Terapias Alternativas na Qualidade de Vida”, ministrada pela professora Maria Tereza Soratto na tarde desta sexta-feira (2/9).
A oficina, oferecida pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e Ânima, ocorreu na sala de dinâmicas do Serviço de Psicologia, das Clínicas Integradas. Maria Tereza também realizou uma atividade de relaxamento com os participantes. A capacitação se repete no dia 6 de setembro, mas as inscrições já estão encerradas.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 02 de setembro de 2016 às 17:56Bairro da Juventude comemora aniversário com a reitoria
Os 67 anos do Bairro da Juventude foi comemorado com um café na tarde desta sexta-feira (2/9), junto a reitoria da Unesc. O reitor Gildo Volpato e as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato, juntamente com o chefe de gabinete Ricardo Pieri, receberam a diretora executiva, Sílvia Regina Luciano Zanette, e o diretor técnico e de projetos, Anézio Luiz de Souza do Bairro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de setembro de 2016 às 17:18Diálogos com as Ciências vai tratar sobre Desenvolvimento e Liberdade
“Desenvolvimento como liberdade”. Esse será o tema da segunda edição do Diálogos com as Ciências, um encontro voltado a pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação e professores doutores da Unesc. O debate será desenvolvido por meio de um texto do economista Amartya Sem, que trata sobre o desenvolvimento como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam.
O encontro é desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas e com os PPGs (Programas de Pós-Graduação stricto sensu) e ocorre nesta segunda-feira (5/9), às 14 horas, na sala 14 do Bloco R2. O Diálogo será ministrado pelos professores doutores Miguelangelo Gianezini e Rafael Rodrigo Mueller.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de setembro de 2016 às 16:46Unesc recebe Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte
As implicações dos novos marcos legais para a Educação Física, o Esporte e o Lazer serão o tema central de discussão do Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, que ocorre na Unesc na próxima quinta-feira (8/9). O encontro é organizado pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, por meio de suas Secretarias Estaduais nos Estados da Região Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Pesquisadores, professores e estudantes das áreas da Educação Física, do Esporte e do Lazer já podem se inscrever no evento, que ocorre até sábado (10/9).
Inscrições e programação (clique aqui)
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 02 de setembro de 2016 às 15:42
Newsletter
RSS