Aprofucri realiza assembleia geral
Os associados da Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da FUCRI/UNESC) receberam informações e discutiram sobre obras emergenciais na instituição em Assembleia Geral. O encontro ocorreu na última sexta-feira (2/9) na Sede Social da Associação.
Durante a Assembleia, foram apresentados o Relatório da Auditoria, Situações financeiras e encaminhamentos legais.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
06 de setembro de 2016 às 11:09Bom humor e reflexão na abertura da Semana Acadêmica dos cursos de Administração
“Todo mundo nasce criativo, mas com o passar do tempo vai se enquadrando em um formato para ser o melhor aluno, conseguir um emprego. Vocês que não se consideram criativos, saibam que as pessoas estão inclinadas à criatividade e ao longo da vida terão faíscas, estalos, gatilhos criativos”, A afirmação é do jornalista Marcos Piangers, que na noite desta segunda-feira (5/9) fez a abertura da Semana Acadêmica dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc.
O escritor e comunicador de rádio, TV e jornal do Grupo RBS falou de maneira sobre “Criatividade: Fora da caixa, dentro da caixa”, e entre uma gargalhada e outra, que arrancou da plateia com mais de 1,3 mil pessoas, levantou pontos para reflexão sobre modelos e processos criativos individuais e em equipe. Segundo Piangers, cada pessoa precisa descobrir o que a impulsiona e ir atrás disso, mas sem pressão. “O relaxamento, o deslocamento daquela situação favorecem a criatividade”.
Formado em Jornalismo pela UFSC e na Masterclass Digital da Escola Sueca de Inovação Hyper Island, em Londres, Piangers já fez mais de 200 palestras em todo o Brasil. O comunicador faz parte de projetos internacionais de content marketing e participa do festival de criatividade e inovação SXSW (South by Southwest, um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que ocorre nos Estados Unidos). É autor de “O Papai é Pop” e “O Papai é Pop 2” – ambos entre os livros mais vendidos no Brasil.
Semana Acadêmica
A palestra de Piangers marcou o início da Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Unesc. A coordenadora dos cursos, Izabel de Souza comenta que o tema escolhido para a palestra vem ao encontro do que o mercado de trabalho procura em profissionais.
Até sexta-feira (9/9), será oferecido para aos acadêmicos, oficinas, minicursos, palestras e roda de conversas com egressos da Universidade e profissionais da região. Temas como empreendedorismo, sonhos, autoconhecimento, sonhos, sustentabilidade, coach, design e inovação de negócios e os desafios da mulher empreendedora serão abordados ao longo da Semana.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 05 de setembro de 2016 às 22:48Professores doutores refletem sobre a liberdade e o desenvolvimento
Até que ponto temos liberdade e até onde isso influencia no desenvolvimento? A resposta a essa pergunta foi o gancho de discussão da segunda edição do Diálogos com as Ciências, um encontro voltado a pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação e professores doutores da Unesc. O debate, desenvolvido por meio de um texto do economista Amartya Sem, foi ministrado pelos professores doutores Miguelangelo Gianezini e Rafael Rodrigo Mueller.
“A falta de liberdade aparece a partir do momento que eu estou sendo desprovido de algo. Se ao abrir a torneira de casa, em busca de água, não sair nada e eu tiver que andar três quilômetros para buscar, a liberdade de ter água potável já me foi privada”, refletiu o professor Gianezini.
O professor Mueller complementou, afirmando que o mesmo acontece com a privação de alimentação. “Se a pessoa depende da doação do outro para sobreviver, daqueles que detém de riquezas ou infraestrutura, qual a diferença dessa população para um recém-nascido por exemplo? Sem nenhuma autonomia para exercer suas vontades? ”, ilustrou o professor.
O encontro é desenvolvido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas e com os PPGs (Programas de Pós-Graduação stricto sensu) e ocorre nesta segunda-feira (5/9), às 14 horas, na sala 14 do Bloco R2. O Diálogo será ministrado pelos professores doutores Miguelangelo Gianezini e Rafael Rodrigo Mueller.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 05 de setembro de 2016 às 20:01Semana Acadêmica aborda espécies exóticas e ameaçadas de extinção
"Um Olhar sobre as Espécies Exóticas e a Ameaça de Extinção” é o tema da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas 2016, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (8 e 9/9) na Unesc. Aberto para professores, estudantes, profissionais da área, egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade e demais interessados, o evento é um espaço para a socialização de conhecimento e reflexão sobre assuntos relacionados às temáticas ambientais.
A abertura ocorre na quinta-feira, às 19 horas, na sede da Aprofucri, com a doutora em Ciências, Área de Concentração em Recursos Genéticos Vegetais e coordenadora da implementação do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, da Fatma, Elaine Zuchiwschi e o professor de Ecologia, Zoologia de Vertebrados, Taxonomia da Unisul e consultor ambiental Rodrigo Ávila Mendonça. Os convidados participam da mesa redonda “Espécies Exóticas Invasoras no Estado de Santa Catarina: Ecologia e Manejo em Unidades de Conservação”.
O evento conta ainda com um concurso sobre fotografia biológica, minicursos de “Introdução à Primatologia”, “Taxidermia de Aves”, “Licenciamento Ambiental”, “Metodologias e Atividades para o Ensino de Ciências e Biologia”, “Horta Urbana”, “Genotoxidade Ambiental”. O evento encerra com a mesa redonda “Lista Vermelha da Fauna Ameaçada: Da Teoria à Prática”, na sexta-feira, às 19 horas, na sede da Aprofucri.
O evento, organizado pelo curso de Ciências Biológicas da Unesc tem o apoio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, Fatma e Instituto Felinos do Aguaí.
Programação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 05 de setembro de 2016 às 18:22Mais de mil estudantes da região vão participar dos Aulões Itinerantes do Enem
Criciúma, Morro da Fumaça, Içara e Orleans. Essas serão as cidades que irão receber os Aulões Itinerantes para o Enem da Unesc. Foram selecionadas sete escolas, que juntas atingem mais de mil estudantes do Ensino Médio da região. As aulas são gratuitas e serão ministradas por professores do Colégio Unesc e ocorrem de 12 de setembro a 17 de outubro.
Os alunos participantes receberão um exemplar do caderno de resumos do Enem produzido pela Editora da Unesc. “Este projeto representa a possibilidade de integrar e qualificar a relação entre a Universidade com docentes e discentes da escola, que é um campo profissional dos cursos da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação)”, comentou a coordenadora da Unidade Acadêmica, Angêla Back.
A ação é desenvolvida pela UNA HCE, com apoio do Colégio Unesc e da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). As atividades integram o projeto de extensão “Curso Preparatório Enem”, dentro da campanha da UNA HCE “Professor, Orgulho de Ser", uma iniciativa de valorização da profissão do professor.
Dúvidas e informações pelos telefones 3431.2610 e 3431.2615, ou pelo e-mail cursoenem@unesc.net.
Confira as escolas selecionadas
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 05 de setembro de 2016 às 16:25
Newsletter
RSS