A vida de Edi Balod contada por meio de sua arte
É possível perceber fragmentos do artista em cada obra. São esculturas, pinturas, desenhos e tantas expressões artísticas que mal é possível contar nos dedos. Peça por peça, a vida de Edi Balod passa a ser contada por meio de sua exposição “À Deriva, À Espreita”. A abertura ocorreu na Unesc nesta segunda-feira (12/9), na Sala Edi Balod, localizada no campus da Unesc.
Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura e curadora da exposição, professora Amalhene Baesso Reddig, a exposição traz a reflexão sobre a profissão artista. “O Edi é multicultural, muitos dizem que ele é a própria instalação. Ele traz em sua essência leve, livre e acolhedora um olhar carregado de arte. Essa personalidade me cativa e traz uma visão muito clara sobre o respirar a arte e se compor como artista”, comentou.
O coordenador do curso de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus, também curador da exposição, destacou que a arte precisa se colocar na sociedade. “Principalmente em momentos como o que estamos vivendo agora em nosso país. É necessário que a arte marque presença e seja um caminho de expressão. E isso, nosso Edi Balod, já faz há muito tempo”, contou o professor.
Durante a abertura, o artista Edi Balod mandou um recado aos estudantes do curso de Artes Visuais. “Esse espaço de arte, essa sala que vocês têm disponível dentro da Unesc, não se encontra em qualquer lugar. Eu considero até um lugar sagrado. Vocês devem aproveitar ao máximo o que esse espaço pode trazer pra vocês. Participem e estejam presentes não só em minha exposição, mas também em todas que comporem a programação deste lugar”, ressaltou Balod.
Saiba mais
A exposição fica aberta para visitação até 14 de outubro e é desenvolvida por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), do curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura, do Setor de Arte e Cultura e do CEDOC (Centro de Memória e Documentação da Unesc).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 12 de setembro de 2016 às 22:40Semana Acadêmica comemora 20 anos do curso de Direito
"Judicialização da Política Pública” foi o tema abordado na noite desta segunda-feira (12/9), pela professora doutora Mônia Clarissa Hennig Leal, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), na abertura da 20ª Semana Acadêmica e a 6ª Jornada Científica de Direito da Unesc. Em sua fala, Mônia demonstrou como o Supremo Tribunal Federal e as decisões do judiciário brasileiro têm sido expostas ao grande público e feito parte das conversas do cotidiano da população. “O judiciário é “pop”. Está na boca do povo. Inclusive há pesquisas que investigam os impactos dessa exposição nas decisões tomadas”, comentou.
Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mônia é mestre e graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc.
Antes da palestra, que marcou a abertura da Semana Acadêmica, houve o lançamento de livros de professores do curso de Direito da Universidade: “Governança Corporativa Eficiente”, de Yduan de Oliveira May; “Ensaio sobre o Estado de Direito Ambiental: Conceito, mecanismo e desafio”, de Daniel Preve, Maurício Savino Filó e Yduan de Oliveira May e “Direito Empresarial”, de Yduan de Oliveira May e Luiz Eduardo Conti.
Durante o evento, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, salientou a oportunidade que a Semana Acadêmica dá para agregar conhecimentos importantes para a formação dos futuros bacharéis em Direito. Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, convidou os estudantes a ocuparem os diversos espaços em pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade e a não deixarem de ser atuantes também em sala de aula, questionando e participando.
O assessor Acadêmico de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Reginaldo Vieira; o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho; o presidente do CA de Direito, Pedro Hilário; e a participante do Nuped (Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito), Tainara Becker; também participaram da abertura do evento.
A Semana Acadêmica e a Jornada comemoram os 20 anos do curso com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos e de extensão até esta quarta-feira (14/9). Abertas à participação de professores, alunos e profissionais da área, os eventos abordam assuntos dentro da temática “Os desafios dos Direitos Humanos e da Democracia no século 21”, em minicursos como “Inovações no CPC”, “Feminismo e Direito”, “Sistema Prisional e o Estado de Coisas Inconstitucionais”, “Direito Internacional”, “Infância, Gênero e Violência”, “Comunicação, Direito e Arte” e “Possibilidades do Facebook no mundo do Trabalho”.
Apresentação de trabalhos
Nesta terça-feira (13/9), quatro projetos de extensão desenvolvidos por estudantes e professores do curso de Direito, com participação de outros cursos da Instituição foram socializados durante a Semana Acadêmica. “A universidade se faz no dia-a-dia com o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, mas a Unesc como universidade comunitária, sem dúvida, mostra seu rosto mais humano é na extensão, que propicia estar com as comunidades, entidades e instituições e trocar saberes e experiências”, diz a professora Janete Triches, coordenadora do Pedic, programa organizador do evento de apresentação dos trabalhos.
Projetos apresentados:
“Direitos Humanos nas Escolas: construindo cidadania no Território Paulo Freire”, das professoras Fernanda Lima e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Arthur Messias e Renilda de Oliveira;
“Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental”, das professoras Sheila Saleh e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Anderson Tomaz e Elisangela Rosa;
“Amora: capacitando mulheres em Direitos Humanos”, das professoras Mônica de Camargo Cortina e Janete Triches, executado pelas bolsistas Camila Michels e Maiara Leandro (Psicologia);
“Empreendedorismo Social e Apoio à Regularização Legal para Captação de Recursos da Casa Guido de Criciúma/SC”, dos professores Melissa Watanabe e Michel Alisson da Silva, realizado pelas bolsistas Bruna Casagrande de Oliveira e Samara Schardosim (Administração).
Programação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2016 às 22:39Dar voz às minorias e combater o preconceito
Um espaço direcionado às pessoas que são vítimas de discriminação e, por consequência, têm direitos violados em razão da condição racial, deficiência e diversidade sexual. É para dar voz e desenvolver ações universitárias que a Unesc lançou, na noite desta segunda-feira (12/9), o programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, uma das coordenadoras do programa, ressaltou que a Unesc, como Universidade Comunitária, precisa ouvir a demanda da comunidade e trabalhar de forma conjunta. “Esse é um grito silencioso. As pessoas precisam debater sobre esse assunto. A Unesc tem a obrigação de formar não apenas bons profissionais, mas também, bons cidadãos, e para isso, debates como esse são fundamentais”, destacou a professora.
A iniciativa irá promover os direitos humanos e a inclusão das diversidades das populações vítimas da discriminação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como com os movimentos sociais da região.
O programa também é coordenado pelas professoras doutoras Fernanda da Silva Lima, Lisiane Tuon e Fabiane Ferraz, com auxílio das mestrandas em Saúde Coletiva Priscila Schacht Cardozo e Dipaula Minotto da Silva e apoio da psicóloga voluntária Rita de Cássia Guimarães.
A iniciativa foi lançada durante o 2º Diálogos sobre Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos, que trouxe palestras, debates e apresentações artísticas sobre o tema.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 12 de setembro de 2016 às 21:55Colóquio aborda história econômica e social de SC
O Colóquio de História Econômica e Social de Santa Catarina “História e Economia: Aproximações e Perspectivas” iniciou nesta segunda-feira (12/9) na Universidade, com minicursos e mesas-redondas sobre diversos aspectos da vida do Estado. A abertura do evento foi feita com uma conferência do professor doutor da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, Alexandre Macchione Saes. O palestrante abordou a temática principal do Colóquio.
Até esta terça-feira (13/9), temas como desenvolvimento, pensamento político e econômico, migrações, movimentos sociais, disputas políticas, educação e planejamento serão debatidos entre profissionais de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e professores e estudantes da graduação e pós.
A abertura do evento teve a participação do coordenador do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc), Alcides Goulart Filho; do coordenador do curdo de História, Paulo Sérgio Osório;, do coordenador de Ensino da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Thiago Fabris, e do coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da UNA CSA, Miguelangelo Gianezinni.
O evento é realizado pelo Gruphesc (Grupo de Pesquisa História Econômica e Social de Santa Catarina), com o apoio do PPGDS, cursos de História e Ciências Econômicas da Universidade e Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2016 às 21:35Paródias marcam abertura da Semana de Prevenção de Acidentes
A criatividade dos colaboradores, com muita alegria, invadiu a abertura da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Unesc nesta segunda-feira (12/9). Durante o evento, as cinco equipes participantes da 2ª Gincana “Eu faço a diferença, quando eu participo” apresentaram paródias sobre os temas: Prevenção de acidentes de trabalho; Pessoas com deficiência, Uso de EPI’s; Doenças Ocupacionais; Semana de Trânsito.
A Sipat, organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), promove ações de orientação, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para estimular a conscientização do colaborador e zelar pela vida e saúde dos demais. Durante a Gincana ocorrem atividades de cunho educativo, social e ambiental.
“É uma alegria vir aqui e presenciar esse envolvimento de vocês. De vê-los integrados nesta semana de prevenção de acidentes de trabalho”, destacou o reitor da Unesc Gildo Volpato.
A abertura da Sipat também contou com a presença da pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato; do representante do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), Edson Luis da Silva; da presidente e do vice-presidente da Cipa, Zoraide Rocha e Eder Costa Cechella; e do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Franciel Tupã.
Palestra nesta terça
Mais que diversão e integração, a Sipat também oferece conhecimento. Professores e funcionários estão convidados a participar da palestra “Perigos e Riscos em Nossos Lares: Desprezíveis no dia a dia, mas impactantes se ocorrem”. O encontro ministrado pelo professor Sérgio Bruchchen ocorre terça-feira (13/9), a partir das 14 horas, no Auditório Ruy Hülse.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 12 de setembro de 2016 às 17:47
Newsletter
RSS