Costelaço de Chão reúne mais de 100 colaboradores da Unesc
Professores e funcionários da Unesc se reuniram no último sábado (13/9) para o 2° Costelaço de Chão na sede campestre da AUnesc. O evento, que reuniu 130 pessoas, foi marcado por muita diversão, com direito a seis costelas assadas, salada, farofa e pão.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 16 de setembro de 2014 às 16:18PPGCS: Estudo de doutoranda é premiado
A aluna do Doutorado em Ciências da Saúde da Unesc Sabrina da Silva teve um de seus estudos premiado na 38° Reunião Anual da SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento) 2014. Sua dissertação de conclusão do mestrado foi indicada ao prêmio JAR (Juarez Aranha Ricardo) e ganhou menção honrosa no evento, que ocorreu recentemente em Búzios, no Rio de Janeiro.
O tema do trabalho de Sabrina foi “Estudo do efeito da administração oral da D-galactose em parâmetros de memória e níveis de neurotrofinas no hipocampo de ratos Wistar", orientado pela professora Josiane Budni, do Laboratório de Neurociências, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de Imprensa 16 de setembro de 2014 às 10:59Coordenador de Relações Internacionais participa de seleção de alunos no Palácio do Itamaraty
A Unesc participou da seleção de alunos do PEC-G (Programa de Estudantes -Convênio de Graduação), que ocorreu recentemente no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O PEC-G constitui um dos instrumentos de cooperação educacional que o Governo Federal oferece a diversos países em desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina. O programa seleciona estrangeiros, entre 18 e 23 anos (preferencialmente), com Ensino Médio completo, para realizar estudos de graduação no país.
O coordenador de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, participou, junto com representantes de outras universidades, do processo seletivo para a edição de 2015 do Programa. A Instituição colabora com o PEC-G desde 2007, quando assinou convênio com os ministérios da Educação e das Relações Exteriores.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 16 de setembro de 2014 às 10:23Projeto “Reconstruindo a Cidadania” é representado em seminário regional
A Unesc foi uma das 24 universidades participantes do 32° Seurs (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul), da UFPR (Universidade Federal do Paraná). No evento, a aluna e bolsista do curso de Engenharia Civil, Suzane Schug apresentou o projeto “Reconstruindo a Cidadania”.
Segundo Suzane, a integração com as outras universidades foi o maior ganho. “Percebi a importância da participação dos alunos em grandes eventos como esse, onde a troca de conhecimento e a divulgação de seu curso são extraordinárias. Nosso projeto foi muito elogiado e pode ser conhecido por várias Universidades”, comenta.
Saiba mais
O projeto “Reconstruindo a Cidadania” tem o objetivo de servir como uma forma de integrar a teoria e a prática relacionadas à pintura na construção civil e na indústria moveleira, proporcionando oportunidades para melhorar a inserção de pessoas no meio social e do trabalho.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima - imprensa@unesc.net 15 de setembro de 2014 às 22:19No Brasil, apenas 38% da malha ferroviária é explorada
“Mais que uma alternativa, uma necessidade”. A afirmação é do engenheiro do Laboratório de Tecnologia de Transportes e Tráfego (Labtrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodolfo Nicolazzi Philipi, e se refere ao deslocamento de pessoas com a utilização de trens. Segundo ele, uma das grandes dificuldades desse século é o transporte de passageiros e uma opção ao problema seria aumentar a utilização de ferrovias. Philipi esteve na noite de hoje (15/9) na Unesc para abrir a Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, que traz a temática: “Desenvolvimento sustentável e infraestrutura”.
De acordo com Philipi, no decorrer dos anos a utilização do transporte ferroviário decaiu no país. “Existem 28.831 km de ferrovia no Brasil, sendo que apenas 38% são explorados. Isso é inacreditável. Precisamos resgatar essa ideia e uma das alternativas é a utilização de Tramways (sistema de bondes como transporte público sobre trilhos), que alivia o tráfego, não polui porque é elétrico e ainda tem a possibilidade de ser utilizado em turismo”, comenta.
A Semana continua até sábado (20/9) com mesas-redondas, oficinas e um projeto solidário no Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer.
Honra ao mérito
A cada semestre o curso de Engenharia de Produção realiza a PCE (Prova de Conhecimentos em Engenharia), que colabora na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. No evento de hoje, foram distribuídas placas de honra ao mérito aos acadêmicos que conquistaram os primeiros lugares das seis provas já realizadas pelo curso.
Empresa Júnior de Engenharia de Produção
Estão abertas as inscrições para ingressar na Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção. Destinada aos estudantes, a empresa serve como laboratório de vivência, contribuindo para o aluno ligar a teoria à prática. Quem se interessar deve ir até o local onde funciona a empresa, junto ao Centro Acadêmico do curso, no Bloco T, sala 5.
Mais informações pelo telefone: (48) 3431-2795
Confira a programação
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima - imprensa@unesc.net 15 de setembro de 2014 às 22:04
Newsletter
RSS