Resinas e tecnologia digital são temas de Dia Técnico da Engenharia de Materiais
Em alusão ao Dia Técnico da Engenharia de Materiais, o curso realizou na noite de hoje (16/9) duas palestras com profissionais renomados no mercado, e que reuniu alunos e professores da Universidade.
“Resinas Brasken para embalagens flexíveis de alto desempenho” foi o primeiro assunto a ser tratado, pelo engenheiro de materiais especializado em Polímeros, Adilson Recchia, formado pela Universidade Federal de São Carlos.
Em seguida, o engenheiro cerâmico Nuno Correia, formado pela Universidade de Aveiro, em Portugal, e diretor geral da Torrecid do Brasil, falou sobre “Presente e futuro da tecnologia digital no setor cerâmico”.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2014 às 22:17Primavera e Paz reúne exposição de flores e oficinas de artesanato
Cores, texturas e aromas “invadiram” o Espaço Cultural Unesc. É que a estação das flores já chegou à Universidade, e trouxe com ela o Primavera e Paz: 16ª Mostra de Orquídeas. Até sexta-feira (19/9), o hall do Bloco Administrativo recebe a exposição de orquídeas, plantas e artesanato, oficinas e apresentações culturais. O evento é aberto ao público em geral e na noite de hoje, a edição de 2014 foi apresentada oficialmente ao público. A solenidade contou com a apresentação da Cia de Dança Unesc, com a coreografia "As Espanholas" e uma Vivência com Danças Circulares.
"O evento foi pensado para trazer harmonia, beleza e fazer com que as pessoas que passem por aqui tirem um momento para refletir sobre o cotidiano, desacelerando e buscando perceber o outro e a si próprio", para isso a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, responsável pelo Primavera e Paz, Amalhene Baesso Reddig, citou a poesia "O tempo" de Mário Quintana. Para o assessor de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, o evento colabora para momentos de reflexão e bem-estar de quem passa pelo campus.
Todos os dias, haverá apresentações culturais, exposição e seis oficinas: Divino Espírito Santo, Tusuru (origami), Mandalas, Cultivo de Orquídeas, Bonecas Abayomi e Ikebanas (arranjos de flores), além do Bem na Foto. A Mostra conta com a participação do Orquidário Budny, de Içara, MS Orquidário, de Araranguá, Floricultura Angélica, de Criciúma e Horto Florestal da Unesc (que fará a doação de árvores frutíferas). Durante a semana, o campus vai receber 130 mudas de orquídeas, doadas pelos expositores do Primavera e Paz, que aumentarão para 950 o número de orquídeas plantadas na Universidade.
Arte aprimorada durante 57 anos
Um dos expositores do Primavera e Paz é Adino De Cesaro Cavaler, 70 anos, de Forquilhinha. Ele transforma madeira em imagens sacras, portas entalhadas e o que mais a imaginação permitir, desde os 13 anos de idade, quando segundo ele, passava o tempo “com um toco de madeira e um canivete, esperando a comida cozinhar”. Casado há mais de 40 anos com Maria e pai de quatro filhos, ele tem o ateliê em anexo a fábrica de móveis de um dos filhos, e trata a sua arte como um passatempo. “A escultura nunca foi a minha principal atividade. Trabalhei na agricultura e sempre que tinha um tempo, esculpia”, conta.
O trabalho de Cavaler é comercializado principalmente na região, mas suas esculturas já foram para cidades como Blumenau, Curitiba e São Paulo.
Programação Primavera e Paz
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2014 às 21:52Tour Unesc: uma forma descontraída de o colaborador conhecer a Universidade
Uns trabalham e conhecem a Universidade há muitos anos, outros, há alguns dias, mas o tempo como colaborador não importou para os 22 participantes da quarta edição do Tour Unesc. Todos ficaram atentos a cada detalhe e nova descoberta. Durante uma visita orientada na manhã e tarde de hoje (16/9), funcionários saíram em grupo pelo campus e Iparque (Parque Científico e Tecnológico) para conhecer ainda mais a Unesc.
O projeto é uma iniciativa da Reitoria, organizado pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e executado pelo Ânima (Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana).
Ao longo do dia, os colaboradores passearam pelos setores, conheceram outros funcionários, laboratórios, programas de extensão e pesquisa. Segundo o coordenador do Ânima, João Batanolli, o principal objetivo é de despertar o sentimento de pertencimento no colaborador. “É preciso perceber e reconhecer o sentido da Unesc como Universidade Comunitária e de como todos os trabalhos realizados são interligados. Independente de setor, todos nós trabalhamos em prol da melhor qualidade de vida e da união de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Batanolli.
Os novos estavam encantados pela imensidão do campus, mas os colaboradores mais antigos não deixaram de se impressionar. Mesmo trabalhando na Unesc há mais de sete anos, Maria Bernadete Viola, do Departamento de Finanças, estava encantada. “Por mais que você venha trabalhar todos os dias é impossível explorar a dimensão que existe na Unesc. Conhecia bastante do campus, mas nunca tinha ido ao Iparque e aos outros tantos setores”, comenta.
O Tour Unesc é realizado uma vez por mês e as inscrições devem ser feitas no Ânima, pelo telefone (48) 3431-2506.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2014 às 11:39Acadêmicos de Engenharia Ambiental participam de palestra sobre recursos hídricos
Estudantes da oitava fase do curso de Engenharia Ambiental da Unesc participaram de uma palestra com a consultora do Programa SC Rural e que atua no Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Maria Mazzucco, ontem (15/9), em Criciúma. Com o tema “Política Nacional de Recursos Hídricos e o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas”, Cenilda apresentou aos acadêmicos as atividades desenvolvidas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e destacou a importância da integração da gestão ambiental com a gestão dos recursos hídricos.
Segundo a consultora, o mercado de trabalho na área de recursos hídricos está aquecido. “Conhecer a legislação de recursos hídricos e buscar a especialização em hidrologia, gestão de recursos hídricos e áreas afins é importante para os futuros engenheiros que pretendem atuar na área de recursos hídricos, com grande potencial de trabalho para os próximos anos”, afirma Cenilda.
A Unesc é uma das instituições que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, que tem o professor da Universidade José Carlos Virtuoso como presidente.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2014 às 17:31Núcleo de Empreendedorismo auxilia micro e pequenos negócios
Montar o próprio negócio ou impulsionar o já existente não é tarefa das mais simples. Pensando em dar orientações para micro e pequena empresas, a Unesc lança nesta quinta-feira (18/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, o NE (Núcleo de Empreendedorismo). O projeto terá a participação de estudantes e professores de aproximadamente dez cursos da Universidade. O trabalho do NE será oferecido gratuitamente.
Segundo Daniel Preve, diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e do NE, o Núcleo foi criado para potencializar as ações já realizadas por programas e projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade. “Tanto empresas novas quanto as que já estão no mercado serão atendidas. Após uma análise de cada caso, serão definidos os serviços a serem prestados para cada negócio, que pode ser planejamento estratégico, plano de negócios, plano de marketing, análise de cenário ou viabilidade de produtos”, enumera Preve, lembrando que o Núcleo ainda poderá auxiliar na legalização do negócio e na busca de financiamento – neste caso, há uma parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas) e Credisol.
O Núcleo está vinculado a UNA CSA, que já desenvolve três ações de apoio às iniciativas empreendedoras, como o Pope (Programa de Orientação ao Pequeno Empreendimento), Paes (Programa de Ações em Economia Solidária) e Pedic (Programa de Extensão em Direito e Cidadania).
Além de micro e pequenas empresas, o NE atenderá micro empreendedores individuais, associações, cooperativas e a comunidade em geral. “Nosso objetivo não é concorrer com entidades e empresas que prestam consultoria, mas atender empreendimentos pequenos e possibilitar que nossos estudantes vivenciem na prática o que aprendem em sala de aula”, afirma.
O NE funcionará na Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), na sala 31 do Bloco Administrativo. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e da 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o (48) 3431- 2606.
Conselho Gestão
O Núcleo de Empreendedorismo é coordenado pela professora Gisele Coelho Lopes, com o apoio de um Conselho Gestor, formado por representantes da Unesc, Acic, Ampe, Prefeitura de Criciúma, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Credisol.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 16 de setembro de 2014 às 16:36
Newsletter
RSS