AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Brinquedos antigos feitos por idosos encantam crianças em ação na Unesc

Brinquedos antigos feitos por idosos encantam crianças em ação na Unesc
Projetos da Universidade realizaram encontro na sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Dona Edalete Fidel, de Criciúma, lembra com um sorriso no rosto de todas as petecas, bonecas de pano e fantoches que confeccionou quando criança. E nesta sexta-feira (19/9), a aposentada de 68 anos que também adorava fazer panelinhas de barro, ensinou crianças da escola Sossego da Mamãe, de Nova Veneza, a criarem seus próprios brinquedos. Ela e o seu grupo da terceira idade participaram do encontro com os pequenos, na Unesc.

O evento foi realizado por três projetos, o institucional “Museu da Infância” e os projetos de extensão: “Filosofia vai à 3ª Idade” e “O museu na escola”. A atividade ocorreu na sala 4 do Bloco Z.

Segundo um dos coordenadores do projeto “Filosofia vai à 3ª Idade”, Jeferson Luiz de Azeredo, a ação possibilita uma interatividade entre os dois “mundos”. “A ideia principal é resgatar a memória dos idosos e levar o significado do brinquedo antigo às crianças, criando, assim, a relação social entre as gerações”, comenta.

Para Edalete, as crianças de hoje não desenvolvem a criatividade. “Vejo isso pelos meus netos. As tecnologias e jogos eletrônicos não permitem que as crianças criem brinquedos. Nós fazíamos nossos próprios joguinhos, tínhamos que imaginar. Hoje foi um dia especial, levamos um pouco dessa experiência às crianças”, relata.

De acordo com a coordenadora dos projetos “Museu da Infância” e “Museu na Escola”, Edina Baumer, além da troca entre gerações, encontros como esse promovem a ideia do não consumismo. “Eles criaram brinquedos a partir de materiais reciclados, restos de tecidos, caixas de bombons, garrafas Pet e potes de iogurte. Essa troca possibilita que as crianças deem valor ao que realmente interessa. Um brinquedo feito por elas pode ser muito mais divertido que um comprado”, analisa.

8ª Primavera dos Museus

Segundo Edina, a junção dos três projetos permite trabalhar a temática “Escutando idosos e falando para as crianças”, presente na 8ª Primavera dos Museus, evento que ocorre de 22 a 28 de setembro em várias instituições de todo Brasil. A semana é uma iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e em 2014 a programação tem como tema “Museus Criativos”.
Os brinquedos criados na ação da Unesc farão parte da exposição “Movimentos Criativos”, que será aberta segunda-feira (22/9), no Museu da Infância.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 19 de setembro de 2014 às 21:38
Compartilhar Comente (1)

Calouros de Educação Física recebem as boas vindas do curso

Calouros de Educação Física recebem as boas vindas do curso
Dinâmicas de grupo fizeram parte do evento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os novos estudantes do curso de Educação Física receberam as boas vindas do curso nesta quinta-feira (18/9) com um conversa sobre expectativas em relação ao curso e ao futuro profissional e dinâmicas de grupo com técnicas corporais. As atividades foram coordenadas pelo professor João Batanolli e ocorreram pela manhã para a turma de Bacharelado e a noite, para os calouros de Licenciatura.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2014 às 21:34
Compartilhar Comente

Palestra sobre liberação das drogas abre Simpósio de Neurociências

Palestra sobre liberação das drogas abre Simpósio de Neurociências
Sérgio Ramos trouxe índices sobre o aumento do consumo no país (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Entre as drogas mais conhecidas estão o álcool e o tabaco, mas foi a maconha que teve o maior aumento de consumo nos últimos anos, segundo o psiquiatra Sérgio Paula Ramos, que esteve na noite de hoje (19/9) na Unesc, para a palestra de abertura do 12º Simpósio de Neurociências. Para ele, o discurso favorável à liberação da maconha colabora para o crescimento do número de usuários.

Segundo Ramos, o consumo do tabaco caiu com as campanhas de restrição de uso e proibição de propaganda. Além disso, também existem projetos para proibir radicalmente o uso de álcool em menores de 18 anos no Brasil.

Então qual seria a vantagem de fazer o processo inverso com a maconha? Para ele, a pergunta deve ser feita diferente: Quem vai se beneficiar com a liberação da droga?
Em pauta, o palestrante trouxe pesquisas que mostram quais os meios de negócios mais utilizados entre grupos de empresários. “Conversando com um economista abri meus olhos para um fato interessante. Segundo ele, após o petróleo, a pelica (couro fino e valioso) e as “guerras” entre países, o terceiro campo a ser empreendido é a maconha. O fato é que esse é o único negócio que ainda pode ser explorado, sendo assim um novo campo”, explica.

A palestra foi alusiva ao tema deste ano do Simpósio de Neurociências: “Dependência Química: Avanços e Desafios no Tratamento”. Psicoterapia na dependência química, Epidemiologia, Terapias de família, entre outros assuntos fazem parte da programação.

Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, as discussões trazem temas interessantes. “O Simpósio é sempre um diferencial em nossa Universidade”, comenta. O evento vai até amanhã (20/9), no Auditório Ruy Hülse.

Programação

Saiba mais

Sérgio Paula Ramos trabalha há 40 anos com dependência química. Ele é doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, e especialista em Dependência Química pela Reutgers University, e em Psiquiatria, pelo Instituto Nacional de Previdência Social. Faz parte da Associação Brasileira de Psicanálise, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.

 

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 19 de setembro de 2014 às 21:24
Compartilhar Comente

Cursos da UNA SAU promovem ação de saúde na Sipat do Angeloni

Cursos da UNA SAU promovem ação de saúde na Sipat do Angeloni
Alunos e professores antederam aos funcionários da rede Mais imagens

Os cursos de Enfermagem, Nutrição e Biomedicina da Unesc participaram na manhã da última quinta-feira (18/9) da Sipat (Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho) da rede de Supermercados Angeloni.

Durante a ação, alunos e professores realizaram atividades de verificação de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Avaliação de IMC (Índice de Massa Corpórea), teste de Tipagem Sanguínea e Educação em Saúde para a prevenção de doenças e suas complicações ( diabetes, hipertensão, obesidade, dieta saudável, prática de exercício físico), além de passarem orientações sobre a importância da doação de sangue e de fazer o cadastro de medula óssea.
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 19 de setembro de 2014 às 19:17
Compartilhar Comente

Mostra “CriAtividade” revela artistas do curso de Artes Visuais

Mostra “CriAtividade” revela artistas do curso de Artes Visuais
Obras são resultados de trabalhos vistos em sala de aula (Foto: Arquivo) Mais imagens

Vinte e cinco obras de alunos do curso de Artes Visuais da Unesc serão expostas na mostra “CriAtividade”, que estará aberta ao público a partir desta segunda-feira (22/9), no hall do Bloco Administrativo da Universidade. A abertura oficial da exposição será na terça (23/9), às 20h30, e contará com apresentações culturais (músicas e performances) realizadas por alunos do curso.

Os artistas criaram obras com diversos temas, como “Evolução”, “Favela da Aula” e “Tédio”. O espaço estará aberto para visitações mediadas até o dia 3 de outubro. Escolas e grupos interessados podem agendar sua visita pelo telefone (48) 3431-2663, das 13h30 às 21 horas.

Confira abaixo os artistas e suas obras:

- Ana Paula Gallas Fernandes – Evolução;
- Coletivo Contraponto – Estigmas;
- Danieli Mezari Damin – Hibiscos;
- Débora Teixeira Maier - Duas caras;
- Fabrício Leonardo da Silva - Prostrar-se;
- Felipe Pezente Gomes - Homem frágil;
- Jaline Nunes Eufrásio - Eu estava aqui;
- Janete Piazzoli Pereira - Voltando pra casa;
- Joana Elyzabéty Moreira - Eu e meu mais profundo âmago;
- Joice Miguel Cardoso - A cor dar;
- Laura dos Santos Goulart - Nova perspectiva, não é o prédio que tá caindo;
- Leandro Jung - Arqueologia inventada II;
- Lucas Uggioni Bonfante - Desperdiçando vidas;
- Maicon Marcelino Montovani - Caderno animatômico;
- Malu Dal Pont Colombo - Señor J;
- Maria Elísia Soares Bernardo - Escultura de arame;
- Mikael Miziescki – Solidão;
- Nathália Barros Silvestre - Favela da alma;
- Paula Caroline Pereira Borges - Da alfândega para o cais;
- Rafael Silva da Silva - S/ título;
- Rafaela Ribeiro Pereira - Não é fruto da sua imaginação;
- Regina de Fátima B. Fontoura - Longos caminhos;
- Renata Piovesan do Nascimento – Tédio;
- Simone Milak Natal Guimarães - Florescer da terra;
- Tiago Fernandes Laurindo – Ruptura;

O curso de Artes Visuais, em parceria com o Setor de Arte e Cultura, a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão) estão apoiando a exposição.

A mostra integra a 8ª Primavera dos Museus, promovida em todo o Brasil pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Em 2014 a programação conta com o tema “Museus Criativos”.

 

Fonte: Secom

Por: Assessoria de Imprensa 19 de setembro de 2014 às 18:22
Compartilhar Comente