Professor da Universidade de Barcelona participa de evento na Unesc
O professor doutor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona, na Espanha, visitou a Unesc na tarde de hoje (9/9). Ele foi recepcionado pelo reitor Gildo Volpato e conheceu a estrutura da Universidade e sua atuação comunitária na região. Larrosa ministrará a palestra de abertura do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, amanhã, às 19h30, no Centro de Eventos Germano Rigo.
Na quinta-feira (11/9), Larrosa falará sobre “Universidade, Filosofia, Educação: Tudo Segue seu Curso”, para os professores da instituição, na Sala 13 do Bloco R2, às 16 horas.
Jorge Larrosa também foi recepcionado pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, pela diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciência e Educação) Ângela Back, pela coordenadora de Extensão da UNA HCE, Ana Lúcia Cardoso, pelo coordenador de ensino da UNA HCE, Carlos Ancargelo Shilickimann e pelo coordenador do curso de Letras, Richarles Souza Carvalho.
O professor Jorge Larossa é licenciado em Educação e em Filosofia. É doutor em Educação, com pós-doutorado no Centro Michel Foucaut, da Sorbonne, em Paris e no Instituto da Educação na Universidade de Londres. Atua como professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha. Entre as obras de sua autoria estão "La Experiência de la Lectura", "Pedagogia Profana" e "Entre las Lenguas", Também é organizador de "Escuela, poder y subjetivación", "Imágenes del otro", "Habitantes de Babel" e "Entre pedagogia y literatura".
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 09 de setembro de 2014 às 17:48Universidade participa das comemorações dos 65 anos do Bairro da Juventude
A comemoração dos 65 anos do Bairro da Juventude, em Criciúma, terá a participação da Unesc como um dos da entidade. O “Se Liga no Bairro” tem o objetivo de levantar recursos para o local. O evento ocorrerá em 25 de setembro, na instituição, e terá a presença de 65 parceiros das atividades e das ações realizadas com as 1,5 mil crianças e adolescentes do local.
A diretora Silvia Zanette e o diretor técnico Anézio Luiz de Souza do Bairro da Juventude visitaram a Universidade na tarde de hoje (9/9) para convidar oficialmente o reitor Gildo Volpato para o evento.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 09 de setembro de 2014 às 17:45Inclusão social será discutida na Jornada Catarinense da Pessoa Ostomizada
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a ostomia, ocorrerá em Florianópolis, na sexta-feira (12/9), a 5ª Jornada Catarinense da Pessoa Ostomizada. O evento tem como tema “Reavaliando conceitos e propondo caminhos" e é promovido pela ACO (Associação catarinense da pessoa ostomizada). A jornada vai tratar de temas relacionados à inclusão social, sendo que a Unesc estará presente com participantes de projetos de extensão e pesquisa.
Ostomizados são pessoas que sofreram uma intervenção cirúrgica, em que se forma uma comunicação entre um órgão interno, com o meio externo.
Participarão do evento os integrantes do projeto de Extensão "Educação em Saúde- autocuidado entre os ostomizados" e “Autocuidado entre os ostomizados: uma estratégia para melhoria da autoestima”, do Programa de Assistência aos ostomizados do Serviço de Enfermagem, o projeto de pesquisa “Risco de depressão, avaliação de lesão periestomal a partir de escala de SACS e avaliação nutricional dos ostomizados de Criciúma – SC”, o CER II (Centro Especializado de Reabilitação da Unesc) e a Associação dos Ostomizados de Criciúma.
Fonte: Secom
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de setembro de 2014 às 17:40Economia Solidária: Grupo inicia partilha de conhecimentos nesta terça
A Unesc, por meio do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), lança nesta terça-feira (9/9) o Grupo de Estudos em Economia Solidária. Durante o primeiro encontro do grupo será realizado o estudo do capítulo 5 do livro “Inovações na Agricultura Familiar”, o qual foi pedido leitura prévia.
A reunião ocorre na sala 1 do Bloco I, das 16h30 às 18 horas. O grupo, que se encontrará quinzenalmente, é orientado pelos professores Dimas de Oliveira Estevam e Joelcy José Sá Lanzarini.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 09 de setembro de 2014 às 09:44A influência da mídia no controle penal abre Semana Acadêmica de Direito
O efeito da cobertura da mídia em grandes crimes foi tema de abertura da 18ª Semana Acadêmica de Direito. Ministrada por Marília Budó, da Unifra (Centro Universitário Franciscano), de Santa Maria, a palestra denominada “Mídia e Controle Penal” questiona a construção da realidade social perante delitos. A programação do evento segue até quarta-feira (10/9), com palestras pela manhã e à noite, sempre no Auditório Ruy Hülse.
Segundo Marília, a mídia busca credibilidade e grande alcance e, hoje, não existe nenhum jornal que não traga uma matéria relacionada ao crime. E esse tipo de notícia, para ela, tende a conquistar um público maior.
A advogada e jornalista afirma que a sociedade costuma se identificar com as vítimas. “É através disso que as pessoas se somam e abraçam causas. Se torna mais fácil discutir sobre um assassinato que aconteceu do que a reforma agrária por exemplo. A ideia de que existe um mal e um bem predomina em noticiários e até em programas de entretenimento, como as novelas. Mesmo que os considerados mocinhos não sejam as vítimas da realidade”, relata.
Na opinião de Marília, a construção da percepção de um crime é composta por muitas variantes. Mas por mais que o enquadramento da notícia, que a bagagem de cada receptor e que os inúmeros filtros influenciem no resultado final da informação, a composição de uma matéria depende de suas fontes oficiais. “A mídia necessita do uso de agentes do sistema penal como fontes. É através da palavra dessas pessoas que são realizadas as reportagens. Então, cabe lembrar da influência deles nas notícias criminais”, ressalta.
Além desses temas, a palestrante também trouxe a indagação de liberdade de expressão, garantias penais, sistema de justiça, entre outros.
Durante a Semana Acadêmica, também serão discutidos temas como “Medo e Direito Penal”, “Direito de Família”, “Hermenêutica Jurídica e Novas Tendências”, “Direitos Territoriais Indígenas e Descolonialidade”.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima - imprensa@unesc.net 08 de setembro de 2014 às 22:08
Newsletter
RSS