AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

A influência da mídia no controle penal abre Semana Acadêmica de Direito

A influência da mídia no controle penal abre Semana Acadêmica de Direito
A programação segue até quarta-feira com palestras (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O efeito da cobertura da mídia em grandes crimes foi tema de abertura da 18ª Semana Acadêmica de Direito. Ministrada por Marília Budó, da Unifra (Centro Universitário Franciscano), de Santa Maria, a palestra denominada “Mídia e Controle Penal” questiona a construção da realidade social perante delitos. A programação do evento segue até quarta-feira (10/9), com palestras pela manhã e à noite, sempre no Auditório Ruy Hülse.

Segundo Marília, a mídia busca credibilidade e grande alcance e, hoje, não existe nenhum jornal que não traga uma matéria relacionada ao crime.  E esse tipo de notícia, para ela, tende a conquistar um público maior.

A advogada e jornalista afirma que a sociedade costuma se identificar com as vítimas. “É através disso que as pessoas se somam e abraçam causas. Se torna mais fácil discutir sobre um assassinato que aconteceu do que a reforma agrária por exemplo. A ideia de que existe um mal e um bem predomina em noticiários e até em programas de entretenimento, como as novelas. Mesmo que os considerados mocinhos não sejam as vítimas da realidade”, relata.

Na opinião de Marília, a construção da percepção de um crime é composta por muitas variantes. Mas por mais que o enquadramento da notícia, que a bagagem de cada receptor e que os inúmeros filtros influenciem no resultado final da informação, a composição de uma matéria depende de suas fontes oficiais. “A mídia necessita do uso de agentes do sistema penal como fontes. É através da palavra dessas pessoas que são realizadas as reportagens. Então, cabe lembrar da influência deles nas notícias criminais”, ressalta.

Além desses temas, a palestrante também trouxe a indagação de liberdade de expressão, garantias penais, sistema de justiça, entre outros.

Durante a Semana Acadêmica, também serão discutidos temas como “Medo e Direito Penal”, “Direito de Família”, “Hermenêutica Jurídica e Novas Tendências”, “Direitos Territoriais Indígenas e Descolonialidade”.

Fonte: Secom

08 de setembro de 2014 às 22:08
Compartilhar Comente

Deixe um comentário