AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc toma posse no Conselho Gestor da APA

Unesc toma posse no Conselho Gestor da APA
Divulgação Mais imagens

A Unesc tomou posse ontem (19/9) no Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca para o biênio 2012-2014. A instituição integra o conselho desde a sua implantação, há sete anos, sendo representada pelos professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes (titular) e José Carlos Virtuoso (suplente), que substitui Aldo Fernando Assunção.

A Universidade é uma das entidades eleitas no órgão responsável por discutir a gestão territorial de unidade de conservação em uma área de 130 quilômetros, entre o sul da ilha de Florianópolis e o Balneário Rincão.

Na plenária de ontem, realizada no Gaia Village, em Garopaba, Menezes também foi reconduzido à função de coordenador da Câmara Técnica de Atividades Econômicas Sustentáveis, cujo trabalho desempenhado com destaque resultou em uma menção honrosa conferida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade) pela condução das atividades. A Unesc, por sua vez, também recebeu deferência pela contribuição na gestão anterior do Conselho.

O grande desafio da nova composição do Conselho Gestor, que congrega representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, é a elaboração do Plano de Manejo da APA, que vai diminuir conflitos e estabelecer parâmetros de desenvolvimento socioeconômico na área litorânea abrangida pela unidade de conservação.

“A APA tem o objetivo de trabalhar pelas boas condições ambientais para a preservação da espécie da Baleia Franca, dentre outras questões socioambientais ela mobiliza as populações da área abrangida em torno de uma consciência ecológica que possa conjugar economia e preservação, por exemplo”, comentou Virtuoso.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

20 de setembro de 2012 às 16:53
Compartilhar Comente

Reitoria empossa coordenação do Mestrado em Ciências Ambientais

Reitoria empossa coordenação do Mestrado em Ciências Ambientais
Davi Carrer Mais imagens

A Reitoria da Unesc empossou na tarde de hoje (20/9) a nova coordenação do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). Os professores doutores Birgit Harter Marques e Carlyle Torres Bezerra de Menezes assumem como coordenadora e coordenador adjunto. A posse foi conduzida pelo reitor Gildo Volpato, com a presença dos pró-reitores de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

“Fico muito satisfeito e seguro com vocês dois nesta coordenação”, comentou Volpato, que elogiou o perfil de Birgit e Menezes. “Agradeço pela confiança que estão colocando em nós. Estamos prontos e vamos trabalhar muito”, destacou Birgit.

Também participaram da posse a diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Samira Casagrande, e o coordenador de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UNA, André Cechinel.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 20 de setembro de 2012 às 16:25
Compartilhar Comente

Unesc aprova projeto de apoio da Fapesc ao Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde

A Unesc aprovou junto a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) o apoio para o 9º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde. O evento ocorre de 26 e 27 de março de 2013 no Auditório Ruy Hülse da Universidade e terá como tema central o “Abuso de drogas”. O simpósio foi aprovado na Chamada Pública nº 05/2012, de Apoio à realização de eventos de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação) – Proeventos 2013.

“A aprovação nesta chamada pública contribui para o financiamento de passagem e estadia dos palestrantes, bem como na divulgação do evento, que reunirá especialistas nacionais para debater sobre os resultados de pesquisas relacionadas ao abuso de drogas”, comentou o coordenador do Simpósio, professor doutor Gustavo Ferreira.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 20 de setembro de 2012 às 11:15
Compartilhar Comente

“Infância e paz” e “O brinquedo e a rua” em exposição na Unesc

“Infância e paz” e “O brinquedo e a rua” em exposição na Unesc
Divulgação Mais imagens

O Museu da Infância da Unesc está integrando a 6ª Primavera dos Museus, do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), com duas exposições. Até o dia 30 de setembro as mostras “Infância e paz” e “O brinquedo e a rua” estão no hall dos blocos XXI-C e do Estudante.

A exposição conta com brinquedos, desenhos, livros, fotos e outros materiais elaborados nas oficinas do projeto de extensão “O Museu da Infância e o CRAS: uma parceria visando estabelecer relações entre infância, identidade e memória”. As visitações podem ser agendadas pelo e-mail infancia@unesc.net ou telefone (48) 3431-2555.

A Primavera dos Museus é um evento anual, que tem por objetivo chamar a atenção de museus e da sociedade em geral para o debate em torno de assuntos da atualidade. Em 2012 o tema do evento é “A Função Social dos Museus”.

Museu de Zoologia

O Museu de Zoologia da Unesc também integra a programação da 6ª Primavera dos Museus com palestras, recreação e visitas. Nos dias 27 e 28 ocorre a palestra “Valores morais em Extinção”, ministrada por um representante do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), às 13h30.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 20 de setembro de 2012 às 10:29
Compartilhar Comente

Diretor do Iparque apresenta experiência da Unesc em Seminário Nacional

Diretor do Iparque apresenta experiência da Unesc em Seminário Nacional
Abertura do Seminário Mais imagens

O diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), professor doutor Elidio Angioletto, está participando do 22º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, em Foz do Iguaçu (PR). Angioletto vai apresentar o trabalho “Iparque - Institutos tecnológicos como diferencial para a sustentabilidade” no evento, que segue até amanhã (21/9). O Seminário reúne empreendedores, gestores e lideranças do setor de ciência, tecnologia e inovação.

O professor comentou que o Iparque trilha o caminho planejado e está de acordo com as diretrizes de inovação nacional. “Nesse trabalho procuramos evidenciar a diferente realidade em que o Iparque foi concebido e está sendo implantado. Ele pauta suas ações em não depender de recursos públicos para iniciar e manter suas atividades. Essa atitude diferencia muito na forma como atualmente outros parques científicos e tecnológicos iniciam”, explicou o diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unesc.

O trabalho apresentado também tem como autores os professores doutores Marcio Roberto da Rocha e Márcio Antônio Fiori, gerente do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e vice-reitor da Unesc, respectivamente.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 20 de setembro de 2012 às 10:00
Compartilhar Comente