AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitor recebe pesquisadores de instituto português

Reitor recebe pesquisadores de instituto português
Milena Spilere Nandi Mais imagens

O reitor Gildo Volpato recebeu na noite de hoje (26/9), a visita do pesquisador brasileiro do ITM (Instituto Terra e Memória) de Portugal, Jedson Francisco Cerezer e o pesquisador português do mesmo instituto, Nelson Almeida. Eles estão participaram da 1ª Jornada de Arqueologia da Unesc, que termina na noite de hoje (26/7). Os pesquisadores foram acompanhados pelo coordenador do evento e do Setor de Arqueologia da Universidade, Juliano Campos e pelo coordenador do Laboratório de Ecologia e Paisagem, Jairo Jozé Zock.

Cerezer e Almeida, que chegaram a Criciúma domingo, vão passar duas semanas na cidade, desenvolvendo estudos em conjunto com colaboradores da Unesc. Em junho deste ano, a Universidade firmou acordo de com o ITM (Instituto Terra e Memória), vinculado ao IPT (Instituto Politécnico de Tomar) e a UTAD (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro), de Portugal. Hoje a Unesc possui acordos de cooperação técnica e científica com diversos países, incluindo intercâmbio de professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 26 de setembro de 2012 às 19:39
Compartilhar Comente

Unesc entrega prêmios para alunos de Urussanga

Unesc entrega prêmios para alunos de Urussanga
Davi Carrer Mais imagens

Os participantes que ficaram em segundo lugar no Quiz do Conhecimento receberam um presente da Unesc na tarde de hoje (26/9). Os estudantes do Barão do Rio Branco, de Urussanga, Jorel Ghizoni Antunes, Tiago Baesso da Rosa e Daniel Romagna receberam um tablet de cada do reitor Gildo Volpato. “Se vocês almejam um curso superior, persistam nos seus sonhos. Espero encontrá-los aqui como alunos”, comentou o reitor.

Jorel, que quer fazer Engenharia Química, destacou que a participação no Quiz era só uma brincadeira, que foi evoluindo até a final. Ele, assim como seus colegas, ficaram surpresos e felizes com o presente.

A equipe que ficou em primeiro, do Colégio Maximiliano Gaidzinski, recebeu sua premiação, R$ 15 mil em bolsa de estudo de cada, no encerramento do evento. O Quiz foi um jogo de perguntas e respostas únicas, com caráter exclusivamente educacional e cultural.

Durante o encontro também foi entregue um notebook para escola Professora Maria Gloria Silva, de Içara. Entre os 24 participantes do Quiz foi sorteado um computador, que, segundo a professora Giziane dos Santos Ramthon, será utilizado pelos professores como apoio para as aulas.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 26 de setembro de 2012 às 17:41
Compartilhar Comente

“Museu não é um depósito. Ele tem uma missão”, afirma pesquisador de instituto português

“Museu não é um depósito. Ele tem uma missão”, afirma pesquisador de instituto português
Milena Spilere Nandi Mais imagens

A 1º Jornada de Arqueologia da Unesc iniciou na noite de hoje (25/9), com a conferência do pesquisador do ITM (Instituto Terra e Memória) de Portugal, o brasileiro Jedson Francisco Cerezer. Ele falou sobre “Arqueologia Brasil/Portugal: Pesquisas e perspectiva. O caso do Museu de Mação”, e explicou como uma cidade de aproximadamente oito mil habitantes teve a sua vida mudada por um museu. Ainda no evento de abertura, o coordenador do Setor de Arqueologia da Universidade, Juliano Campos, falou sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao setor.

Natural de Descanso, Extremo Oeste Catarinense, Cerezer é um dos pesquisadores do ITM que participarão do evento – que termina amanhã (26/9) na Unesc – e passarão duas semanas em Criciúma. Eles estarão desenvolvendo estudos em conjunto com colaboradores da Unesc. Em junho a Universidade firmou acordo de com o ITM (Instituto Terra e Memória), vinculado ao IPT (Instituto Politécnico de Tomar) e a UTAD (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro), de Portugal.

O Museu de Mação possui três exposições permanentes e duas temporárias, além de laboratórios e uma biblioteca com um acervo de mais de 50 mil obras. Além disso, o Museu possui um espaço para que a comunidade local deixe utensílios que eram de seus antepassados, e assim, a história não se perca. “Museu não é depósito. Ele tem uma missão. Muda a realidade por meio de investigação, formação e comunicação”, afirmou.

Ao falar em transformação, o pesquisador lembra que é preciso que a comunidade local também receba um retorno. “Em Mação, 30% dos negócios são feitos pelo Museu, que recebe 15 mil visitantes de fora por ano. Mas o Museu não fica distante da comunidade na qual está inserido. As pessoas sabem o que tem lá dentro, participam dele”. Cerezer ressaltou ainda a importância da sustentabilidade para um Museu. Segundo ele, nos últimos dois anos, o de Mação teve apenas 35% de investimento público para a sua manutenção. O restante foi proveniente das atividades do próprio Museu.

Jornada de Arqueologia aberta à população

Até amanhã a Jornada de Arqueologia contará com debates sobre “Agricultura no Contexto Guarani”, “Patrimônio e Educação”, “Arqueologia e Ecologia de Paisagem”, “Patrimônio e Gestão” e “Arqueociências”. O evento é organizado pelos grupos de pesquisas Arqueologia e gestão territorial e Ecologia de paisagem e de vertebrados, em parceria com o Setor de Arqueologia, Laboratório de Ecologia de Paisagem, cursos de História, Geografia, Direito e Engenharia Ambiental, Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), ITM e Centro Acadêmico de História.

Segundo o coordenador do evento, Juliano Campos, a Jornada é aberta a estudantes de todos os cursos e comunidade em geral, e tem como objetivo divulgar as pesquisas de arqueologia realizadas na região do Extremo Sul de Santa Catarina e sua relação com outros campos da Ciência.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Ricardo Pinho, afirmou que a Unesc prioriza o ensino, a pesquisa e a extensão, e que o trabalho do Setor de Arqueologia tem contribuído com os três pilares da Unesc. “A Universidade é um universo de possibilidades que vocês devem aproveitar. A formação extraclasse também é importante. Aproveitem eventos como este para agregar a sua formação. Aproveitem que somos uma Universidade com acordos de desenvolvimento científico, tecnológico e de conhecimento com vários países. Temos professores e alunos em intercâmbios internacionais, seja na graduação ou na pós”, afirmou.

Participaram também da abertura da Jornada, a coordenadora do PPGCA (Programade Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc), Birgit Harter Marques, o coordenador do curso de História, Paulo Sérgio Osório, o vice-coordenador do curso de Geografia, Marcos Back e o coordenador do Laboratório de Ecologia e Paisagem, Jairo Jozé Zock.

Confira a programação

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 25 de setembro de 2012 às 21:43
Compartilhar Comente

Reitoria recebe visita de pesquisadores produtividade

Reitoria recebe visita de pesquisadores produtividade
Davi Carrer Mais imagens

A Reitoria da Unesc recebeu na manhã de hoje (26/9) a visita dos professores pesquisadores produtividade CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Eles foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato e pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho.

Durante o encontro eles conversaram sobre a importância da pesquisa e pós-graduação para a Universidade, sendo que os pesquisadores repassaram sugestões, em forma de um documento, para contribuir com a instituição.

Atualmente a Unesc tem 19 bolsistas CNPq. A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é destinada aos pesquisadores que se destaquem, valorizando sua produção científica.

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 26 de setembro de 2012 às 11:52
Compartilhar Comente

Evento reúne alunos e professores de todos os cursos da UNA SAU

A primeira Aula Integrativa da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) da Unesc foi um sucesso. O evento, que busca integrar os alunos das diferentes áreas da saúde, reuniu alunos de todos os cursos, além de professores e coordenadores.

“A UNA SAU, na busca pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, tem construído possibilidades de integração entre os cursos e também entre as diferentes áreas do saber. A Aula Integrativa é uma das estratégias utilizadas para atingir a este objetivo”, comentou a diretora da UNA, Luciane Bisognin Ceretta.

Durante o semestre serão quatro aulas integrativas. Todos os meses os estudantes e colaboradores da Unidade terão um encontro com um tema comum às diversas áreas da saúde. Hoje a conferência foi sobre “Epidemiologia da infecção pelo HPV”, com a professora doutora Maria Inês da Rosa, coordenadora do curso de Medicina.

Durante o evento foi entregue a premiação dos professores vencedores do Ação Docente, que faz parte do Profepe (Programa de Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão) da UNA. O programa tem como objetivo valorizar professores que desenvolvem atividades de integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Participaram 19 experiências de extensão e 12 experiências de pesquisa.

Professores vencedores

Categoria melhor prática pedagógica associada a extensão
1º - Carla Maragno: “Projeto Solidariedade: experiências de um projeto interdisciplinar”
2º - Fernanda Guglielmi Faustini Sônego: “Vivência da prática para o aprendizado dos acadêmicos do curso de Odontologia: Diagnóstico de vida e saúde de determinada população adstrita”
3º - Ioná Vieira Bez Birolo: “Educação em Saúde na Escola como prática interdisciplinar e fortalecedora da integralidade da atenção em saúde”

Categoria melhor prática pedagógica associada a pesquisa
1º - Karina Zimmermann: “Perfil dos pacientes com feridas abertas e a importância da cicatrização e assistência de enfermagem  para o processo de cicatrização”
2º - Angela Erna Rossato: “Fitoterapia racional: um desafio na formação dos profissionais farmacêuticos”
3º - Juliana Lora: “Determinação da composição centesimal de produtos alimentícios”

Premiação
1º - Um tablete
2º - Participação em um congresso nacional
3º - Participação em um congresso regional

Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 26 de setembro de 2012 às 11:30
Compartilhar Comente