AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e Secretaria de Saúde de Criciúma alinham detalhes de parcerias

Os atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia e no Ambulatório de Feridas da Unesc foram pauta de encontro, na manhã desta terça-feira (24/8), entre lideranças da Universidade e da Secretaria de Saúde de Criciúma.

Estiveram reunidos os gerentes de distritos para alinhamento dos fluxos serviços prestados nas Clínicas Integradas da Unesc.

Os ambulatórios de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia e de Feridas são credenciados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2021 às 15:20
Compartilhar Comente

Unesc inicia congresso que discute temáticas das áreas de Humanidades, Ciências e Educação

Unesc inicia congresso que discute temáticas das áreas de Humanidades, Ciências e Educação
Congresso Ibero-Americano reunirá mais de duas mil pessoas de forma virtual até sexta-feira (27/8) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A comunidade de estudantes e pesquisadores ibero-americanos nas áreas de Humanidades, Ciências e Educação esteve reunida, na noite desta segunda-feira (23/8), para a abertura da quarta edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, evento que segue até sexta-feira (27/8) com conferências, mesas redondas, grupos temáticos e lançamentos de obras.

A abertura oficial do Congresso contou com a palestra da professora doutora Dora Barrancos, da Universidade de Buenos Aires, sobre a temática “A América Latina na encruzilhada. Aposte na justiça social com justiça de gênero”. A atividade, assim como as principais da programação, foi transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube. A mediação com a convidada ficou por conta do coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação da Universidade, Ismael Gonçalves Alves.

A coordenação do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação é de responsabilidade da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências Ambientais.

Superação para o compartilhamento de conhecimento

A edição de 2021 do Congresso promovido na Unesc acontece nesta semana de forma virtual após ter sido adiada em 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. Para transformar o evento presencial em 100% virtual, a Comissão Organizadora, presidida pela professora Giani Rabelo, precisou encarar desafios ainda maiores do que os já enfrentados nas edições anteriores.

O resultado, com centenas de trabalhos submetidos e instituições internacionais inscritas, conforme Giani, é fruto de muita dedicação e obra de imenso trabalho coletivo. “Se estamos aqui é porque acreditamos na ciência. Desejamos que esse grande encontro acadêmico seja capaz de produzir novos conhecimentos científicos, novos sentidos e novas realidades. Que seja capaz de fortalecer atitudes e ações democráticas para tornar o mundo mais agradável e acolhedor”, destacou em sua fala de abertura.

As superações necessárias ao grupo, assim como a toda a área da ciência e da educação, de acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, deram sequência ao já desafiador evento de 2018, realizado em plena semana de instalação da greve dos caminhoneiros que impôs soluções imediatas. “ Nesta edição resistimos em meio a uma pandemia planetária. Muito aprendemos nesse tempo, assim como muitas perdas nos assolaram. Nosso respeito e sentimento a cada congressista que de algum modo perdeu algum ente querido nesses tempos difíceis. Muita força, coragem, resiliência e ciência para completar essa travessia”, pontuou Feldhaus.

O Congresso Ibero-Americano, para o diretor, se constrói a cada edição como espaço de interlocução entre as licenciaturas, os programas de pós-graduação das universidades, a sociedade e se torna cada vez mais referência. “Nesses caminhos trilhados até aqui muito se contribuiu para fortalecer as redes de pesquisadores, estabelecendo espaços de interação entre grupos de pesquisas interinstitucionais, propiciando relação entre teorias e práticas nos diversos espaços da sociedade contemporânea”, avaliou.

Além das mudanças de logística e organização como um todo, de acordo com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a pandemia trouxe à tona um desafio ainda mais significativo ao evidenciar as desigualdades sociais, econômicas e culturais já existentes, mas agora muito mais evidentes. “Neste sentido, a educação, apesar das diferenças em cada país ibero-americano, apresenta desafios convergentes que merecem análises e ações compartilhadas. Que possamos, nestes dias de Congresso, configurar e reconfigurar nossos pensamentos e práticas em prol de uma educação mais equânime, inclusiva e que promova a justiça social, ações que fazem parte da nossa essência enquanto Universidade Comunitária”, acrescentou.

Participação Comunitária

A cerimônia de abertura desta segunda-feira contou ainda com a presença da diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral; da representante dos acadêmicos, Natana Daminelli; e do representante dos mestrandos e doutorandos da Universidade, Douglas Vaz Franco Santana, compondo o palco de honra da transmissão realizada direto do Auditório Ruy Hülse.

Na noite de abertura quem também recebeu destaque foi a artista do evento, professora Odete Angelina Calderan. A homenageada atualmente desenvolve pesquisas que permeiam relações com a paisagem envolvendo caminhadas, coletas e colecionismo; que transitam pelo viés poético de narrativas e experiências em cerâmicas, fotografias, publicações e instalações. Odete foi presenteada pela Comissão Organizadora com a entrega de flores acompanhadas de uma placa comemorativa.

Primeira Mesa Redonda

Ao longo da tarde, das 14h às 17h, os professores doutores Rosa Nunes, da Universidade do Porto, Portugal; Fabián Cabaluz Ducasse, da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, do Chile, e Antonio Fernando Gouvêa da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), deram o pontapé inicial ao evento com a Mesa Redonda Pré-abertura e levantaram diferentes olhares sobre o centenário de nascimento de Paulo Freire e o impacto de suas lições na educação.

A responsável por mediar a conversa, professora Janine Moreira, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unesc, foi assistida ainda pelo monitor Douglas Vaz Franco Santana, estudante do PPGE.

Conforme Janine, uma leitura que fez há aproximadamente cinco anos lhe deixou uma lição que condiz com a fala dos professores no debate de primeiro dia de Congresso. “Dizia que, talvez, nesses tempos, uma forma de resistir seja parar um pouco para se pensar e sentir para onde e como vamos. Resgato essa questão do tempo com a qual a professora Rosa iniciou sua fala. Tivemos um conteúdo intenso trazido em cada uma das participações e acredito que tenhamos começado o Congresso de forma muito engrandecedora e com vontade de seguir aprendendo”, apontou, acrescentando ainda o desejo de que a Unesc possa receber os pesquisadores presencialmente em uma próxima oportunidade.

Diferentes temáticas adiante

As mesas redondas realizadas ao longo de toda a semana serão transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube. Já na manhã de terça-feira (24/8), das 9h às 12h, o debate se voltará aos “Desafios do Ensino Superior e suas Intersecções com os Movimentos Sociais”. A Mesa Redonda contará com a presença da professora doutora Megg Rayara Gomes de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), primeira travesti negra doutora do Brasil. O debate terá ainda a participação das professoras doutoras Valeska Nahas Guimarães e Joana Maria Pedro, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ainda na terça-feira, desta vez das 19h às 22h, a Mesa Redonda debaterá as “Migrações e Diásporas na Contemporaneidade” entre as professoras doutoras Gláucia de Oliveira Assis, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Maria Catarina Chitolina Zanini, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o professor doutor Pablo Sebastian Gomez, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC).

Na quarta-feira (25/8), a manhã será de debates sobre “Internacionalização Solidária ou Internacionalização Subordinada” das 9h às 12h. A conversa, também transmitida pelo Youtube, terá a presença virtual do professor doutor Danilo Romeu Streck, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), e das professoras doutoras Daniela Vanesa Perrotta, da Universidad de Buenos Aires (UBA) e Marilia Costa Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS).

Finalizando as Mesas o tema do encontro virtual da noite de quarta-feira (25/8) terá como tema a “Questão Ambiental e Formação humana”, das 19h às 22h. Neste debate os participantes poderão interagir e compartilhar conhecimento a partir da participação dos professores doutores Mario Mejía Huamán, da Universidad Ricardo Palma (URP), Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo (USP) e Aloisio Ruscheinsky, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/iv-congresso-ibero-americano-novo

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2021 às 13:27
Compartilhar Comente

Pós Unesc forma segunda turma de especialização em Ortodontia

Pós Unesc forma segunda turma de especialização em Ortodontia
Curso teve duração de três anos (Foto: Divulgação) Mais imagens

A segunda turma do curso de especialização em Ortodontia da Unesc, participou da cerimônia de formatura no último sábado (14/8). Em um encontro presencial seguindo os protocolos de biossegurança, oito cirurgiões dentistas receberam o certificado de conclusão.

A solenidade contou com a presença do coordenador adjunto do curso de Odontologia da Unesc, Renan Antonio Ceretta, da coordenadora da Clínica de Odontologia, Patrícia Pires, da supervisora da Pós-Graduação, Joice Batista Felipe, do coordenador da especialização em Ortodontia, Rodrigo Matos e dos professores do curso, Carolina Mazon Miranda e Ricardo Meneguzzi.  

A agora especialista em Ortodontia, Samara Teixeira, conta que a especialização me proporcionou uma experiência além de sua expectativa. “A Universidade oportuniza um aprendizado amplo. Durante as aulas, tivemos contato com vários pacientes para aprender a tratar diferentes problemas. O curso da Unesc é diferenciado e tenho certeza de que eu e os demais colegas temos orgulho em ter feito esta especialização”.

O coordenador da pós-graduação em Ordotontia salienta que ela é diferenciada devido à carga horária e às técnicas ensinadas. “Um dos pontos fortes também é que por meio do curso, ajudamos a comunidade, atendendo as pessoas mais carentes com o intuito de devolver a função e a estética”.  

O curso, realizado em parceria com a Tema, é voltado para cirurgiões dentistas e possui 36 meses de duração, com encontros mensais com aulas de quarta-feira a sábado. A especialização é credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Odontologia.

Milena Nandi - Agência de Comunicação Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de agosto de 2021 às 19:15
Compartilhar Comente

Programa Pós-Graduação em Direito realiza 1º Seminário de Autoavaliação

Programa Pós-Graduação em Direito realiza 1º Seminário de Autoavaliação
Encontro teve a participação de docentes e discentes do Mestrado em Direito (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Programa Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc, reuniu de maneira virtual, professores e alunos para o 1º Seminário de Autoavaliação. O encontro ocorreu de manhã e à tarde e teve como convidado o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unijuí), Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, que compartilhou a experiência e o trabalho realizado pelo mestrado e pelo doutorado.  

Na abertura do evento, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, salientou que a autoavaliação, proposta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é um incentivo para que os programas olhem para si e avaliem como trabalham o processo de aprendizagem e ressignifiquem suas práticas. “A autoavaliação é um tema que significa reconhecer o que nós fazemos e entender o que podemos fazer para melhorar de forma qualitativa aquilo que fazemos e que a tradição consagrou como prática. Quando não fizemos a autoavaliação, podemos incorrer em equívocos e há falta de nitidez no que podemos ampliar o olhar a melhorar o que a tradição nos ensinou”.

O coordenador do PPGD, Antonio Carlos Wolkmer, ressalta que é de extrema importância que se repense como foi este período para o ensino para o PPGD, além das perspectivas de futuro e os novos desafios. “Nosso Programa é relativamente novo e é um diferencial na nossa região e no Sul do Brasil pela preocupação com os Direitos Humanos e Cidadania e o engajamento com a comunidade, já que somos uma universidade comunitária, e temos esse trabalho diferenciado na sociedade. Esta será uma avaliação rica para traçarmos metas e levantarmos desafios que teremos nos próximos quatro anos”.

A abertura do evento teve ainda a presença da coordenadora do curso de Direito, Márcia Piazza, e do coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo Vieira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de agosto de 2021 às 15:23
Compartilhar Comente

Pedagogia Unesc: Há 52 anos sendo referência em Educação

Pedagogia Unesc: Há 52 anos sendo referência em Educação
Curso já formou mais de 3 mil pedagogos desde a sua criação (Foto: Décio Batista) Mais imagens

Desde 1972, o curso de Pedagogia é referência em educação, na região Sul, inclusive, ultrapassando as fronteiras do Estado de Santa Catarina. Durante essa trajetória de 52 anos, o curso de Pedagogia da Unesc, formou mais de três mil pedagogas e pedagogos.

O curso é partícipe desta sólida história da Universidade. A graduação em Pedagogia pressupõe a formação que garanta as aprendizagens gerais e específicas, contribuindo para a formação integral do estudante, atribuindo o conhecimento, a prática e o engajamento profissional.
O corpo docente é diferenciado, composto por mestres e doutores em educação, comprometidos com as diretrizes do ensino e aprendizagem, contribuindo com propostas pedagógicas inovadoras. Os professores e professoras são pesquisadores, extensionistas e participantes de Programas de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado. Desse modo, primando pela pesquisa, ensino e extensão. A grade curricular já está adaptada às novas diretrizes e normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo a coordenadora do curso, professora Gislene Camargo, dos bancos da Universidade saem profissionais altamente capacitados para o exercício da profissão. “Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc, se destacam nos espaços educativos por onde passam. Nossos estagiários são bem recebidos e deixam boas marcas nas escolas e nos espaços não escolares. Propiciamos uma formação que visa ampliar os conhecimentos, oferecendo projetos que aproximam os estudantes da pesquisa e da extensão, contribuindo assim para uma visão reflexiva e transformadora da sociedade. Formamos pedagogas e pedagogos que irão fazer a diferença na educação”, enfatizou a coordenadora.

Diferenciais

Acesso a estágios não-obrigatórios;
Possibilidade de participação em programas com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica (Pibid).
Laboratórios de Práticas Pedagógicas, Informática e Brinquedoteca;
Grupos de pesquisa e extensão vinculadas ao curso;
Revista própria: Saberes Pedagógicos;
Parcerias com as redes de ensino municipal, estadual e particular.

O que você vai aprender?

Matérias relacionadas aos processos educativos em diferentes espaços escolares e não escolares. Estudo dos processos pedagógicos de ciências, história, artes, matemática, língua portuguesa, geografia, educação física, alfabetização e letramento, nos segmentos de educação infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, educação de jovens, adultos e gestão escolar, bem como a formação de professores.

Mercado de Trabalho

O pedagogo atua na gestão escolar, educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens, adultos e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio da rede municipal e estadual, bem como na escola particular.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de agosto de 2021 às 14:34
Compartilhar Comente