Dia do Estudante: O amor pelas artes e as várias faces de Vitória
A hora mais esperada das atividades da escola era o contato com a arte. Desde muito pequena, Vitória Monteiro se divertia ao se transformar em outras pessoas e viver outras vidas sem sair do lugar. O amor por esse mundo cheio de caminhos virou profissão. Hoje, ela está na sexta fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Unesc, e em meio a vida corrida em se formar em uma professora artista, o sorriso no rosto transborda a certeza da escolha certa.
Vitória é de Praia Grande, Santa Catarina. Ela conta que cresceu em busca de oportunidades para disseminar aquilo que sentia dentro do coração: uma vontade enorme de ser artista. Desde então ela já sabia o que queria fazer, e em meio a tantas escolhas, optou pela Licenciatura.
“Eu não sabia como seria, mas resolvi fazer Licenciatura. Quando dei por mim percebi que estava apaixonada pela área. Hoje, sinto que criei uma alma de professora. É uma paixão que nasceu sem eu nem mesmo perceber. Levar a transformação da arte para as crianças é encantador”, comenta.
O Teatro
Mesmo encantada pela sala de aula, o desejo pelo teatro ainda pulsava fortemente. E neste ano, para felicidade de Vitória, a Unesc abriu uma turma de graduação em Teatro. “Quando eu soube que teria Teatro na Unesc, fiquei extremamente emocionada. Ainda nem terminei Artes Visuais, mas já iniciei disciplinas isoladas em Teatro. Hoje, com a junção dessas duas paixões, sinto que me encontrei de verdade”, conta a estudante.
Nesta área, Vitória ressalta a oportunidade de viver vários personagens. “É o que mais me encanta no Teatro, mas na minha vida eu já sou assim. Cada dia é uma Vitória diferente, com vontades diferentes. Estou em constante mudança, e me encanta fazer disso um instrumento de atuação no palco”, ressaltou.
A Unesc
Grande parte do dia de Vitória se passa dentro da Unesc, ou em contato com ela. Estágio, projetos, aulas e práticas, trazem a estudante para uma vida intensa no campus. “Na Universidade tenho contato com a essência da arte. É por meio dela que me desenvolvo junto aos meus professores e colegas. A Unesc me traz um mundo de possibilidades, chega a ser difícil de escolher, tanto é que estou em dois cursos”, brincou a aluna.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 11 de agosto de 2017 às 07:30Noite de festa!
A Unesc entregou na noite desta quinta-feira (10/8), novos profissionais comprometidos com a comunidade para o mercado de trabalho. No Auditório Ruy Hülse, pais, amigos e familiares de 55 graduandos acompanharam a cerimônia de Colação de Grau Especial que concedeu o grau de bacharéis em Direito, Ciências Contábeis e Engenharia de Agrimensura.
A solenidade foi conduzida pelo diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezini, que parabenizou os graduados e familiares pela conquista e lembrou que os novos bacharéis saíram com uma formação diferenciada pelo fato de estarem em uma Universidade Comunitária. “Todos vocês tiveram, em algum momento do curso, o contato com o ensino, a pesquisa e a extensão. E isso é um diferencial na formação tanto profissional quanto pessoal. Tenho a certeza de que vocês não saíram da Universidade iguais. Reafirmaram convicções, mudaram a percepção, tiveram novas perspectivas”, afirmou Gianezini, desejando sucesso aos graduados.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 10 de agosto de 2017 às 21:39Ações do Dia do Estudante movimentam o campus
Um campus decorado, com música por todos os lados, tudo preparado com muito carinho para acolher os alunos da Unesc. A ação é comemorativa ao Dia do Estudante, celebrado nesta sexta-feira (11/8).
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, comentou sobre a importância de comemorar a data daqueles que se esforçam todos os dias em busca de seus sonhos. “Gostaria de parabenizar todos os nossos alunos, que desafiam suas circunstâncias pessoais, financeiras, de locomoção, e tantas outras com o intuito de conquistarem seus objetivos em busca de um mundo melhor. Muito obrigada por estarem conosco”, comentou.
Sarau Cultural
Para animar o dia, o DCE (Diretório Central dos Estudantes), organizou uma programação cultural que vai contar poesias, batalhas, microfone aberto, bate-papos, entre outras atividades. “A ideia é disseminar uma ação de cultura pelo campus, com o intuito de aproximar a arte de rua da Universidade e promover esse senso crítico entre os estudantes”, comentou o presidente do DCE, Marcos Machado.
O encontro ocorre a partir das 19 horas na praça do estudante.
Saiba mais
Ainda às 18 horas, a Reitoria vai receber estudantes de diversos cursos para um bate-papo, com o intuito de estreitar laços. O Setor de Arte e Cultura também promoveu o Pic Nic na praça, que nos intervalos da manhã e da tarde, trouxe para a Praça do Estudante presentações culturais, plantação de árvores, varal de imagens e poesias, graffiti, mosaico e quitutes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 10 de agosto de 2017 às 19:22Inclusão social, direitos humanos e diversidades são debatidos em encontro do DIDH
Um encontro na Unesc promoveu diálogos sobre inclusão social, direitos humanos e diversidades. O Escambo de Ideias, organizado pelo DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), reuniu os grupos de pesquisas da Universidade para trocar experiências, buscar soluções e planejar novas iniciativas. O encontro ocorreu segunda e terça-feira (7 e 8/8).
A atividade também teve o objetivo de aproximar os diversos projetos da Universidade e suas temáticas, por meio da proposta de debates sobre as dificuldades, oportunidades e vivencias dentro da área de atuação de cada um. As conversas tiveram como temas as Relações de Gênero e Diversidade Sexual, Negritude e Pessoa Com Deficiência.
Projetos
O DIDH conta hoje com 9 projetos vinculados a temática da pessoa com deficiência, quatro projetos vinculados as relações de gênero e diversidade sexual, três projetos vinculados a temática da negritude, e outros três projetos que atuam entre alinhando os trabalhos de cada proposta.
Ao todo, a Unesc conta com 19 projetos que estimulam iniciativas universitárias para a promoção dos direitos humanos e para a inclusão das diversidades, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
As ações do programa são coordenadas pela reitora da Unesc, professora doutora Luciane Ceretta e pelas professoras doutoras Lisiane Tuon, Fernanda Lima e Fabiane Ferraz. O DIDH conta ainda com o apoio das bolsistas e mestrandas em Saúde Coletiva, Dipaula Minoto da Silva e Priscila Cardozo.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 10 de agosto de 2017 às 18:40Reforma Trabalhista é tema de capacitação entre colaboradores da Unesc
Com a aprovação da reforma trabalhista, novos procedimentos serão adotados nas organizações. E para que os colaboradores da Unesc entendam do processo, a Procuradoria Jurídica da Universidade promoveu na tarde desta quinta-feira (9/8), uma capacitação.
Os colaboradores foram recebidos pelo procurador jurídico da Universidade, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, que deu boas-vindas aos presentes e explicou sobre anova formatação na assessoria trabalhista. Ele comentou que esta qualificação era a primeira de muitas que estão sendo programadas.
Durante a capacitação, ministrada pelos doutores Milton Beck eIsrael Demski Bitencourt, os participantes foram orientados sobre a reforma trabalhista, Lei 13.467/2017, atualizando o conteúdo e os encaminhamentos internos, que serão desenvolvidos a partir de novembro, quando a lei entrará em vigor.
Participaram da ação, colaboradores do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), o Setor Pessoal e Ânima.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 10 de agosto de 2017 às 17:54
Newsletter
RSS