Cuidado terapêutico é tema de debate entre estudantes e profissionais de Enfermagem
Alunos e professores do curso de Enfermagem se reuniram na noite desta segunda-feira (17/8) com profissionais da área, na Universidade, para debater a importância do cuidado terapêutico em Enfermagem e saúde. A convidada da noite foi a professora doutora Marta Lenise do Prado, do curso de Enfermagem da UFSC, que abordou o tema “Cuidar educando e educar cuidando: aproximação desses objetos na prática da Enfermagem”.
O encontro fez parte da programação de evento sobre cuidado terapêutico que o curso da Unesc desenvolve ao longo do ano. As discussões são organizadas pelos núcleos de pesquisa e de aprendizagem do curso.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 17 de agosto de 2015 às 21:16Última semana para entrar no Ensino Superior ainda este ano
Ainda há tempo de entrar na Unesc este ano, basta participar no SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), que está em seus últimos dias de inscrições, até esta sexta-feira (21/8). Os interessados podem se inscrever nos mais de 30 cursos de graduação, sem prova, apenas por meio do histórico escolar do Ensino Médio.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Unesc ou na Centac (Central de Atendimento ao Estudante), no campus da Universidade. E nesta etapa do processo seletivo, no ato da inscrição, o candidato já deve realizar a matrícula no curso.
Candidatos estrangeiros, não residentes no Brasil, deverão apresentar no ato de inscrição o seu passaporte com visto. A inscrição pode ser feita por procuração pública ou particular.
Nossa Bolsa Licenciatura
Os calouros dos cursos de Licenciatura Vespertino podem receber bolsas de estudo parciais e integrais, conforme o seu perfil socioeconômico. Para bolsa de 100%, os acadêmicos deverão comprovar renda per capita (por membro da família) de até um salário mínimo e meio. Já para bolsa de 50%, os estudantes deverão comprovar renda per capita (por membro da família) de até três salários mínimos.
Descontos
Os alunos que ingressarem pelo SIM poderão receber descontos de até 40%, de acordo com os perfis: pessoa jurídica ou física. Para pessoa física, o desconto é voltado a candidatos que tenham renda per capita (por membro da família) entre dois e cinco salários mínimos. Já para pessoa jurídica, o desconto é realizado por meio de convênio entre a empresa em que o calouro trabalha e a Unesc.
Inscrições e mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2015 às 20:49Inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
Para aqueles que se interessam pelas atividades humanas que se articulam no contexto local, regional e nacional, estão abertas as inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. São apenas 24 vagas, sendo que o processo de seleção vai até o dia 24 de setembro.
O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”.
As inscrições ocorrem na secretaria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), no Bloco da Biblioteca (ao lado da Livraria), das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, ou por correio, via sedex (Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário, 88806-000, Criciúma, SC).
Mais informações pelo telefone (48) 3431-2624, e-mails ppgds@unesc.net ou pelo site www.unesc.net/ppgds.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2015 às 16:16Banco de dentes: Projeto da Unesc auxilia no avanço da área odontológica
Muitos não sabem, mas existe um importante destino científico para os dentes descartados. Eles podem contribuir para o avanço da saúde, por meio de estudos e treinamentos realizados por alunos e professores do curso de Odontologia da Unesc. É o BDH (Banco de Dentes Humanos), um projeto que já é realidade na Universidade e que além de auxiliar no avanço acadêmico, contribui para a eliminação da infecção cruzada e do comércio ilegal de dentes, que ainda ocorre nos dias atuais. Entretanto, a desinformação diminui a capacidade do BDH de oferecer material para estudos na área.
“Alunos, professores, profissionais da área da saúde e comunidade precisam entender a importância de ter um BDH em Criciúma. O dente é um órgão, e dentro desse contexto a compra e a aquisição ilegal é crime. Em vez de guardar ou descartar, os dentes extraídos podem servir para um propósito maior, como contribuir com a ciência, que através de pesquisas, pode buscar melhorias para a saúde bucal”, comentou a coordenadora do BDH da Unesc, Patrícia Just de Jesus Vanni.
Todo e qualquer tipo de dente pode ser doado, desde os dentes de leite até mesmo os cariados. “Na Universidade os alunos aprendem a trabalhar primeiro com os dentes do BDH em laboratório. A ideia é que eles tenham o maior contato possível com o órgão. Dentro desse contexto, a existência do BDH contribui também para a eliminação da infecção cruzada, que existe no manuseio indiscriminado de dentes extraídos”, afirmou Patrícia.
A estudante da oitava fase do curso de Odontologia da Unesc Rafaela Maria Diniz, também bolsista do projeto, afirma que o contato com o BDH contribui para a sua formação acadêmica. “Assim como todo profissional, um cirurgião-dentista precisa conhecer bem assuntos pertinentes à sua área. O projeto traz uma ampla possiblidade de pesquisar e obter conhecimentos únicos. Mas para que ele seja ainda mais eficiente é preciso que a população tome conhecimento da importância cultural, bioética, social, legal e moral da existência de um Banco de Dentes como um Banco de Órgãos”, ressaltou a aluna.
Atualmente a Unesc recebe doação de dentes para o banco das Unidades Básicas de Saúde, Estratégias da Saúde da Família e Centro de Especialidade Odontológica dos municípios que compõem a AMREC. Para doar basta trazer os dentes até a Clínica de Odontologia da Unesc. No local, o doador deve assinar um termo de Consentimento Livre e Esclarecido para então os dentes serem encaminhados ao BDH.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 17 de agosto de 2015 às 15:33Feira das Profissões: Para tirar todas as dúvidas
A Feira das Profissões da Unesc está prestes a começar e a Anne Caroline Zanelatto vai aproveitar o evento e fazer várias perguntas. “Ainda tenho algumas dúvidas sobre o curso, mas estou entre Administração de Empresas e Fisioterapia. Como são duas áreas distintas a dúvida é grande”, relata a estudante do curso técnico de Segurança no Trabalho da SATC.
E para isso ela vai contar com a opinião de profissionais formados, professores e alunos. “Quero ficar por dentro das novidades e inovações que a Unesc sempre busca nos oferecer”, comenta.
Durante os dois dias do evento será oferecido aos visitantes o máximo de informação sobre as possíveis áreas de atuação profissionais com cursos de graduação disponíveis na Unesc.
Inscrições grátis
A Feira das Profissões 2015 ocorre nos dias 26 e 27 de agosto. Para se inscrever basta acessar o site unesc.net/feiradasprofissoes e se informar.
Qualquer dúvida entre em contato pelo celular 9861-0068 (WhatsApp e SMS), telefone 3431-4500 ou e-mail feiradasprofissoes@unesc.net.
Bolsas e financiamentos
No local os estudantes também poderão se informar sobre financiamentos, bolsas de estudo, programas de estágio e cursos de extensão oferecidos pela Instituição.
Aqueles que curtirem conhecer ainda mais o campus também terão a opção de participar de visitas orientadas, passeando por salas de aula, laboratórios e todo um universo que é a Unesc. Além disso tudo, haverá diversas palestras para orientar os alunos, entre outras atrações.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 17 de agosto de 2015 às 09:27
Newsletter
RSS