Alunas do curso de Design terão criações produzidas por cerâmica
O resultado da segunda edição do Concurso Talentos Ceusa foi divulgado nesta segunda-feira (17/8) e as estudantes do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, da Unesc, Talita Souza, Thayná Monteiro e Cristiane Hobold tiveram o seu projeto escolhido pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, para ser produzido. A coleção de revestimentos cerâmicos, Boho, será produzida pela empresa de Urussanga e será exposta na Feira Revestir 2016, que ocorrerá em março do próximo ano, em São Paulo.
Os participantes do Talento Ceusa participaram de um jantar na noite de ontem, oferecido pela cerâmica para alunos, professores e o coordenador do curso, João Rieth, com diretores, designers e técnicos da empresa, e o diretor superintendente da Ceusa, Gilmar Menegon.
Segundo o coordenador do curso de Design, a Ceusa repetirá o concurso em 2016 e fez a doação de um container para a exposição permanente dos trabalhos acadêmicos, que deve estar ao campus da Unesc em setembro.
A estudante Thayná Monteiro explicou que a proposta do projeto é que as pessoas criem o desenho que quiserem no revestimento e partindo do original, uma mandala, é possível formar mais de dez tipos de desenhos diferentes. “Na nossa pesquisa de tendências, o Boho se destacou, como um estilo muito forte e presente no mundo da moda. Nós representamos no revestimento cerâmico. O Boho está diretamente ligado a um lifestyle, uma mistura de criatividade, cores, alegria e elegância. Esse estilo permite que o morador de sua casa conte a sua história através do ambiente”, contou Thayná.
Sobre o Talentos Ceusa, a aluna afirmou que o programa traz aos acadêmicos a proximidade com a realidade produtiva, já que eles acompanham o processo dentro da empresa. “Todos os projetos desenvolvidos estavam em condições de serem produzidos e isto também demonstra como o curso de Design está dentro da indústria. É um curso muito completo e conseguimos verificar através do programa, já que quem avaliou nossos projetos foram profissionais do mercado. A Ceusa nos abriu as portas e estamos muito felizes com essa oportunidade”, afirmou.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2015 às 19:43Universidade participa do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação
O ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação) ocorre de quinta a sexta-feira desta semana (20 a 22/8), em Brasília, e vai reunir representantes de Universidades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Centros Universitários para discutir e elaborar metas do PNE (Plano Nacional de Educação) para a Educação Superior.
A Unesc será representada pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, que foi presidente do ForGrad de 2013 a 2014. No primeiro dia do evento, ela coordenará a mesa “PNG x PNE: Convergências, Metas e a Formação de Professores”, das 14h30 às 16 horas. A mesa também contará com a participação do membro da Câmara de Educação Superior/CNE (Conselho Nacional de Educação) Luiz Fernandes Dourado e da professora da UnB Iara de Moraes Xavier.
O resultado de todas as discussões será a apresentação da “Carta de Brasília” a ser encaminhada para o Ministério da Educação, em especial para a Secretaria de Educação Superior (SESU) e para o CNE. Também será eleita a nova diretoria para a gestão 2015/16.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2015 às 16:32Coral Unesc se apresenta no 11° Festival de Corais de Criciúma
O Coral Unesc irá participar do 11º Festival de Corais de Criciúma e região. O evento ocorrerá entre os dias 18 e 21 de agosto, na Catedral São José, a partir das 20 horas. Além da Universidade, outros 21 corais irão se apresentar no Centro da cidade e a entrada é gratuita.
O maestro do Coral Unesc Joel Oliveira também irá ministrar uma oficina sobre Técnica Vocal, no sábado (22/8), das 9 às 12h30, na Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
18 de agosto de 2015 às 15:41Unesc ingressa na Rede de Grupo de Estudos sobre Universidade
A Unesc consolidou a sua inserção na Rede de GEU (Grupo de Estudos sobre Universidade). O ato ocorreu durante o 8º Seminário Internacional de Educação Superior, que ocorreu na UFRGS na última semana, e contou com a participação dos professores e pesquisadores Kelly Gianezini (líder), Gildo Volpato (co-líder) e Ricardo Luiz de Bittencourt (membro).
O GEU-Unesc nasceu com a certificação da Universidade e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em dezembro de 2014, com o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas à educação superior e ao desenvolvimento socioeconômico, focando no Estado de Santa Catarina.
"O Grupo está articulado em torno de pesquisas que abrangem políticas públicas voltadas para a Universidade e, em especial, possui o intuito de analisar as transformações da educação superior. A inserção do nosso grupo de pesquisa na Rede GEU possibilitará estabelecer a cooperação e, também, novas parcerias de investigação científica entre os pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos com a área e entre as suas instituições para efetivar tais pesquisas", destacou Kelly Gianezini.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 18 de agosto de 2015 às 11:44Encontro debate a importância da filosofia na formação humana
A noite desta segunda-feira (17/8) foi de debate em filosofia na Universidade. Alunos, professores e comunidade participaram do primeiro dia de discussões do Seminário de Filosofia e Sociedade da Unesc, que traz a temática “Filosofar com e para todos". A abertura contou com o filósofo doutor em Filosofia da UFRJ Filipe Ceppas. O evento ocorre até terça-feira (18/8), em diversos locais da Universidade.
Ceppas comentou que “filosofar com” é uma necessidade natural do ser humano, que pensa e faz perguntas. Mas, segundo ele, filosofar não é só refletir e questionar. “Filosofar vai além do “filosofar com”. É filosofar aquém ou além, não somente reproduzir pensamentos platônicos ou de outros filósofos. É trazer uma discussão diferente, que possa contribuir de alguma forma para com o ser humano”, explicou.
A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, destacou a importância da discussão de assuntos como esse em grupo, introduzindo a área de humanidades em outras áreas acadêmicas. “Encontros como esse qualificam debates importantes na formação”, ressaltou.
O evento conta ainda com palestras, mesas de discussões e um café literário. Segundo o professor Jéferson Luis de Azeredo, um dos organizadores do encontro, a ideia é levar a filosofia para além da sala de aula e da Universidade, discutindo o tema com a comunidade e professores da região. “É preciso fortalecer a ideia de que a filosofia é um estudo independente, que deve ser levado para todas as áreas do conhecimento. Ela te proporciona diversas ferramentas que te ajudam a entender todo e qualquer pensamento”, comentou.
O Seminário é desenvolvido pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), juntamente com o NEF (Núcleo de Estudos Filosóficos).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Lima 17 de agosto de 2015 às 21:44
Newsletter
RSS