Pesquisa faz ligação entre a falta da educação formal e a criminalidade feminina
A educação é uma das maneiras de evitar o ingresso na criminalidade. Este é o resultado de uma pesquisa do Mestrado em Educação da Unesc, que, através de entrevista com 12 detentas, analisou a criminalidade feminina e se a educação influencia no comportamento criminoso. “Elas sentem falta de continuar estudando. Se elas tivessem a possibilidade de estudar não iriam para o crime, mas este não é o único fator”, explicou a mestranda do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e professora do curso de Direito Anamara de Souza.
Anamara apresenta seu estudo amanhã (21/8), às 9h30, na sala 3 do Bloco O. A banca de defesa da mestranda será composta pelos professores doutores Paulo Rômulo de Oliveira Frota (orientador), Alex Sander da Silva e Christian Muleka Mwewa (Unisul). O trabalho de Anamara se intitula “Processos Destacáveis na Construção da Subjetividade – Um Estudo Sobre a Educação Formal e Seus Reflexos na Criminalidade Feminina”.
A mestranda estudou o processo do desenvolvimento humano, enfocando a evolução da personalidade do indivíduo. Ela traçou diversos fatores para analisar a criação do sujeito, como as experiências em família e na escola.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 20 de agosto de 2012 às 10:00UNA CSA oferece capacitação gratuita sobre organização e apresentação de informações
A UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) realiza na quarta-feira (22/8) um curso gratuito sobre “Técnicas para organização e apresentação de informações em Pesquisa Científica”. A capacitação faz parte do Programa de Formação Jovem Pesquisador/2012 e terá como ministrante a professora doutora Patricia Martins Goulart. O encontro ocorre na sala 2 do Bloco XXI-A, às 14 horas.
Os estudantes bolsistas da UNA CSA já estão inscritos, sendo que os alunos de outras Unidade Acadêmica interessados em participar podem enviar e-mail para dirunacasa@unesc.net. Mais informações pelo telefone 3431-2673.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 20 de agosto de 2012 às 09:02Palestra aborda empreendedorismo nas áreas da Engenharia
“Não há crescimento sem infraestrutura. O Brasil precisa de portos, aeroportos, ferrovias, estradas. E para ter tudo isso precisa de engenheiros. Se o país não tiver engenheiros, não vai chegar lá”. A afirmação foi feita pelo professor doutor Alvaro Gullermo Rojas Lezana, palestrante da Aula Inaugural do curso de Engenharia de Produção, na noite de hoje (17/8), na Unesc.
Lezana abordou o tema “Empreendedorismo e Engenharia de Produção” e contextualizou os alunos do cenário econômico e social brasileiro, apresentando pontos fortes do país e deficiências. O fato de o Brasil possuir muitas terras e um bom solo, recursos naturais, possibilidade do desenvolvimento do uso de energias renováveis, a criatividade do povo e o destaque em algumas áreas com um bom volume de publicações científicas foram apontados pelo professor chileno como positivos.
Em contrapartida, as desigualdades econômica, social e educacional, a baixa educação científica para crianças, o baixo índice de inovação tecnológica na indústria e a pouca quantidade de engenheiros seriam algumas grandes fragilidades do país. Para ele, o Brasil precisa se tornar competitivo, ou seja, fazer frente à concorrência de outros países em diversas áreas.
Lezana é professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com experiência na área de Engenharia de Produção, ênfase em empreendedorismo. Ele é doutor em Engenharia Industrial, pela Universidad Politécnica de Madrid.
Curso jovem, mas bem alicerçado
Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, a turma deste semestre é a quarta do curso, que já possui 201 alunos. “É um curso jovem, mas alicerçado também com projetos de extensão, projetos de pesquisa, PIC 170 (Programa de Iniciação Científica), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e estamos em fase de projeto da empresa júnior do curso”, citou o coordenador.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Borges Ferreira, deu as boas-vindas aos estudantes e parabenizou os alunos pelo envolvimento com o curso. “Vocês devem buscar o crescimento pessoal e realizar uma busca incansável pela qualificação profissional. Estamos aqui para ajudá-los”, comentou.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 17 de agosto de 2012 às 21:22Unesc sedia Congresso da Indústria Catarinense de Revestimentos Cerâmicos
A Unesc vai sediar nesta terça e quarta-feira (21 e 22/8) o 4º Congresso da Indústria Catarinense de Revestimentos Cerâmicos, no Auditório Ruy Hülse, sempre a partir das 8h30. Durante o evento serão apresentados 24 trabalhos de empresas e instituições de ensino sobre experiências e pesquisas na área de revestimentos cerâmicos. O encontro contará com a participação de um pesquisador do ITC (Instituto de Tecnología Cerámica), da Espanha. Juan Boix Palomero vai apresentar dois trabalhos na quarta-feira, às 9h30 e 10h30.
“O evento tem como foco a divulgação e o compartilhamento de pesquisas no setor de revestimentos cerâmicos. Serão apresentados trabalhos das mais diversas áreas, como matérias-primas cerâmicas, processamento e características dos revestimentos cerâmicos, além de novas técnicas de controle de processo e caracterização do produto final”, comentou um dos coordenadores do encontro, o professor da Unesc Adriano Michael Bernadin.
O congresso é promovido pela Abracolor (Associação Brasileira dos Colorifícios), em parceria com a Unesc, o IMG (Instituto Maximiliano Gaidzinski) e o Senai, sendo financiado por um projeto da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Confira a programação completa
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 17 de agosto de 2012 às 10:27Professores do PPGE lançam livro
“História, Educação e Cultura Escolar” é o título do livro de professores da Unesc que será lançado nesta segunda-feira (20/8) em Florianópolis, na Udesc, às 18h30. A obra, que conta com 300 páginas, é de autoria de Elison Antonio Paim, Giani Rabelo e Marli de Oliveira Costa e editado pela Argos.
O exemplar trata da cultura escolar, sendo composto por vários artigos, a maior parte deles apresentada no 12º Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH (Associação Nacional de História, Seção Santa Catarina).
Os artigos presentes na obra foram construídos a partir de uma diversidade de documentos, que abrangem fotografias, atas e história oral, entre outros.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 17 de agosto de 2012 às 09:35
Newsletter
RSS