Unesc entrega relatório final do Plano de Saneamento Básico de Siderópolis
A Unesc entregou nesta quinta-feira (23/8) o relatório final do Plano de Saneamento Básico de Siderópolis. O relatório, que tem como objetivo encontrar soluções adequadas para a melhoria da cidade, proporcionando mais qualidade de vida a seus moradores, foi desenvolvido pelo IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).
O relatório traz indicadores dos locais onde há maior necessidade de investimentos, levando em conta cinco elementos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e drenagem urbana, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e sociais. “Agradecemos a confiança. Estamos sempre abertos às prefeituras de nossa região, pois este é um compromisso social que a universidade tem com a sua comunidade”, destacou o reitor Gildo Volpato.
“Tenho certeza que esse é um dos bons relatórios que temos na Casan. Não tem mais sentido uma cidade não ter saneamento”, comentou o diretor de Planejamento da Casan, Osny Souza Filho. O prefeito Douglas Warmling salientou que esta é uma semente, que dará bons frutos à Siderópolis nos próximos anos na questão de saneamento.
Também participaram da entrega colaboradores da Unesc, que elaboraram o relatório, e da Casan, além do diretor do Iparque, Elidio Angioletto.
Plano de Saneamento Básico
O Plano de Saneamento Básico é um conjunto de procedimentos adotados em uma determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica e saudável para os habitantes, além de melhorar a aparência do local. Para sua elaboração instituiu-se um grupo executivo composto por técnicos do poder público do município. Eles auxiliam e avaliam o serviço realizado pela equipe de técnicos do Iparque, que por sua vez elaboram um diagnóstico completo, detalhando todos os pontos de possíveis melhorias em determinados locais da região.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 23 de agosto de 2012 às 13:59Vários estilos musicais e teatro na noite do campus
O Quintas Culturais desta semana vai trazer vários estilos musicais para o hall do Bloco XXI-A. Amanhã (23/8), a partir das 18h30, o grupo de músicos formado por alguns integrantes do Coral da Unesc apresentará um repertório “piano e voz” com músicas no estilo gospel, romântico e de canto coral.
O grupo é formado por Rafael de Azevedo (piano e voz) e Maiquel Martins, Caroline Cancelier e Jorgemar Teixeira (voz).
A dobradinha cultural desta semana ocorrerá com o acadêmico do curso de Artes Visuais, William Machado, que levará a sua personagem Dona Arlinda, uma senhora que fala com muito bom humor sobre diversos assuntos, para o hall do Bloco XXI-A, às 20h25.
Iniciativa para divulgar talentos
O projeto Quintas Culturais ocorre todas as semanas na Unesc e tem como objetivo promover o desenvolvimento na comunidade acadêmica da percepção e compreensão de diferentes linguagens artísticas.
Grupos e artistas que quiserem mostrar seu talento e pluralidade cultural podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura pelo telefone (48) 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 22 de agosto de 2012 às 21:43Jornada de Psicologia inicia na Unesc
A 4ª Jornada de Psicologia da Unesc iniciou na manhã de hoje (23/8) falando sobre a Retrospectiva Histórica da Reforma Sanitária em Criciúma – SC. A palestra foi ministrada por Orasil Coelho Pina, no Auditório Ruy Hülse. Até sábado (25/8) o evento vai reunir estudantes, professores, ex-alunos, psicólogos e profissionais da área da saúde para ampliar os conhecimentos de diversas áreas da Psicologia no Auditório e salas de aulas dos blocos XXI-A e S.
Reforma Sanitária
A Reforma Sanitária foi mudanças e transformações necessárias na área da saúde, buscando a melhoria das condições de vida da população. Segundo Pina um marco na saúde brasileira foi a Conferência Nacional de Saúde, realizada no ano de 1986. Ele explicou, que antes disso, o SUS apenas imunizava as pessoas e controlava algumas doenças infectocontagiosas.
O palestrante contou, que em Criciúma, no ano de 1982, não havia uma Secretaria de Saúde. “Em 1983 havia um ônibus, que percorria as comunidades, e quatro servidores públicos. Um motorista, um auxiliar de enfermagem, uma enfermeira e um dentista. Isso para uma cidade que era uma das cinco maiores do estado, com 90 mil habitantes”, informou.
Este cenário melhorou em 1988, com 30 ambulatórios nos bairros e 150 servidores, trouxe Pina. “Atualmente não tenho o número exato, mas são entre 1200 e 1400 servidores”, destacou.
Abertura
“A participação de vocês é a parte mais importante deste evento. É um prazer recebe-los nesta Jornada, tratando de um tema muito atual, que é a saúde coletiva”, comentou a coordenadora do curso de Psicologia, Graziela Amboni.
Além de palestras, o evento conta com minicursos, mesa-redonda, apresentações de trabalhos e relatos de experiências. Durante os três dias serão abordados temas como “Emergências Psiquiátricas”, “Psicologia Hospitalar”, “Psicologia Corporal” e “Introdução à terapia Sexual”. A Jornada também vai comemorar os 50 anos da Psicologia no Brasil.
Confira a programação completa
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 23 de agosto de 2012 às 09:41“Trânsito Inusitado” fica até final da agosto no Espaço Cultural Unesc
Quem ainda não conferiu a exposição “Trânsito Inusitado”, de Heloisa Helena Borges de Souza (Lelena), poderá apreciar as obras da artista criciumense até 30 de agosto, quando encerra a mostra montada no Espaço Cultural Unesc Toque de Arte, no hall do Bloco Administrativo.
A exposição foi aberta em 17 de julho e é composta por pinturas em tela inspiradas nos quatro elementos fundamentais: terra, fogo, água e ar. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h.
O Espaço abriga variadas manifestações culturais, como dança, pintura e escultura. Nele, artistas de diferentes municípios apresentam seu trabalho para estudantes, professores e funcionários da Universidade, além da comunidade regional.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 22 de agosto de 2012 às 18:40Idosos participam de encontro com psicólogos na Unesc
Os participantes do projeto de extensão da Unesc, Pamsi (Programa de Atenção Interdisciplinar à Saúde do Idoso), participam amanhã (23/8), de um encontro com psicólogos da Universidade. O objetivo é, segundo a professora do curso de Psicologia e um dos psicólogos do Pamsi, Schirley dos Santos Garcia, trabalhar a parte emocional dos idosos, prevenir problemas e melhorar a qualidade de vida deles. “O trabalho é no sentido de resgatar a autoestima destas pessoas”, comentou.
Os 80 idosos serão divididos em dois grupos. O primeiro participará do encontro a partir das 13 horas, e o segundo, a partir das 14h30. A conversa ocorrerá na Sala 9 do Complexo Esportivo da Unesc. A reunião dos idosos com os psicólogos será a primeira de 2012. Estes encontros ocorrerão até novembro, todas as terças-feiras. Em alguns dos encontros, profissionais de diversas áreas ministrarão palestras sobre temas relacionados à terceira idade.
Saiba mais:
O Pamsi tem o objetivo de prestar atendimento à saúde dos idosos da região Sul de Santa Catarina, oportunizando uma melhora na qualidade de vida, buscando a transformação social a partir da autonomia dos participantes e norteando ações para que os idosos tenham um melhor convívio social. O projeto tem a participação dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia e apoio do Gepes (Grupo de Extensão e Pesquisa em Exercício e Saúde).
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 22 de agosto de 2012 às 17:23
Newsletter
RSS