AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professor da Unesc faz parte de grupo global que definirá diretrizes de segurança do Metaverso

Professor da Unesc faz parte de grupo global que definirá diretrizes de segurança do Metaverso
Gustavo Borges é o único da América Latina a compor equipe consultiva de especialistas, no Fórum Econômico Mundial (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com grande atuação em mídias sociais, direitos humanos e políticas de segurança online, o professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc e do curso de Direito, Gustavo Borges, foi escolhido para participar do grupo consultivo de especialistas da Global Coalition for Digital Safety (Coalizão Global para Segurança Digital). Borges é o único da América Latina a compor a seleção de profissionais e faz parte da equipe que definirá as diretrizes do Metaverso a serem apresentadas no World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), em Davos, na Suíça, em 2023.

A Global Coalition for Digital Safety é uma plataforma público-privada para cooperação global e de várias partes interessadas para desenvolver inovações e colaborações avançadas que lidam com conteúdo e conduta online e conta com três grandes focos: princípios globais para a segurança digital, kit de ferramentas para intervenções e inovações de design de segurança digital e estrutura de avaliação de riscos de segurança digital.

“Nestes 54 anos, a Unesc, que é reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) tem importante papel na sociedade com forte destaque nacional e internacional. Com o grande compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e a vida em sociedade, a Universidade, participa ativamente de importantes debates. E esse é um espaço muito importante que vai trazer ações enriquecedoras. Estamos muito felizes em ter um professor da Unesc sendo destaque e levando a nossa Universidade a diferentes patamares e fundamentais debates como esse, que é o Metaverso”, enalteceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Para o professor, é uma honra fazer parte desse grupo composto por pessoas de vários países que vão apresentar um relatório sobre o Metaverso, no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, no início do próximo ano. “Estamos definindo, em conjunto, as atividades a serem realizadas. Esse grupo, composto por cerca de 50 pessoas, conta com lideranças globais, presidentes e representantes de empresas e de mídias sociais”, comentou o professor, que integra, como Consultor Externo, a equipe Governança do Metaverso. 

Segundo ele, o foco do grupo é dar viabilidade e buscar soluções ou políticas para tornar o Metaverso seguro. Esse tema, que busca unir o mundo real e virtual, é um dos grandes assuntos da atualidade. “Como já pesquiso sobre o Metaverso e direitos humanos estou nesse grupo, o que é motivo de muito orgulho. Nossos encontros serão mensais”, destacou Borges.

O que é o Fórum?

O Fórum Econômico Mundial (FEM) é uma organização internacional localizada em Genebra, na Suíça, responsável pela organização de encontros anuais com a participação e colaboração de líderes mundiais, economistas importantes, investidores, empresários, e figuras de destaque nos meios econômico, político e social. Os encontros são realizados, em sua maioria, na cidade suíça de Davos e, em razão disso, também são conhecidos como Fórum de Davos.

Segundo os próprios organizadores, o principal objetivo do Fórum Econômico Mundial é “melhorar a situação do mundo”, por meio de ações tomadas e executadas por líderes mundiais, grandes economistas, investidores e empresários.

O Fórum prioriza basicamente três pontos em relação às questões mundiais: a economia, a política e as relações sociais. Alguns exemplos de personalidades que já participaram do FEM são Nelson Mandela, Bill Gates, e astros de Hollywood, como Angelina Jolie e Leonardo di Caprio, que defendem questões sociais e ambientais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de julho de 2022 às 08:49
Compartilhar Comente

Unesc é sede de mais um seminário voltado para Engenheiros Agrimensores

Unesc é sede de mais um seminário voltado para Engenheiros Agrimensores
Em parceria com a ACEAG os profissionais debateram neste ano sobre usucapião Mais imagens

A Unesc é sede esta semana do Seminário Parcelamento do Solo, uma parceria entre o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia e a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), com apoio da Federação Nacional de Engenheiros Agrimensores (FENEA) e patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agrimensura (CREA-SC). De forma híbrida, o evento está sendo realizado no auditório Edson Luiz Rodrigues, no Bloco P da Universidade, e transmitido pela Unesc Tv, no YouTube.

Dois temas foram abordados na noite desta quinta-feira (14/07). Na primeira parte do encontro o assunto discutido foi “Usucapião extrajudicial com o Registrador titular do Registro de Imóveis” da 1ª Zona de Porto Alegre/RS e graduado em Direito Registral pela Faculdade de Direito de Barcelona/Espanha e Sebastião Branco, engenheiro agrimensor, formado pela Unesc em 1989 e especialista em Geografia.

Na noite de quarta-feira (13/07), primeiro dia do evento, aconteceu o debate com o tema “Retificação administrativa e a nova Lei 14.382/22”, com a participação dos debatedores; Marcos Salomão, professor, registrador de imóveis e advogado; Alexiane Antonelo, especialista em Direito Imobiliário, Registral e Notarial e Valcir Scheneider, engenheiro agrimensor, conselheiro do CREA-SC e coordenador da CEGEMAGRI.

Usucapião administrativo

O professor Sebastião Branco, egresso da Unesc, participou do encontro e com o sentimento de felicidade pelo retorno à Universidade na qual passou quatro anos de sua vida. Ele foi um dos debatedores da noite de quinta-feira, abordando sobre usucapião. Conforme Branco, até 2015 só se fazia o usucapião judicial. “Com a mudança no Código de Processo Civil (CPC) acabou criando-se essa modalidade do usucapião administrativo que evita todo aquele caminho via judiciário, indo direto para o oficial do Registro de Imóveis. Vamos discutir o que podemos fazer para que seja implementado esta mudança no CPC. Já se passaram sete anos e é muito pouco aplicado. Temos que aplicar e divulgar essa nova opção para que isso se propague e benefície a sociedade”, explicou.

A segunda parte ficou a cargo da Chirli Raupp, engenheira agrimensora e especialista em Retificação Administrativa e Regularização de Imóveis; Cristiane Dagostin Dal Toé, advogada e mestre e especialista em Direito Ambiental, que estiveram presencialmente no evento e de Endrigo Wilson Cenzi, oficial registrador e especialista em Direito Público e Jordan Fabrício Martins, graduado e mestre em Direito, oficial do 3º Registro de Imóveis de Florianópolis e presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IREB), participantes virtuais. Os profissionais debateram sobre a estremação de imóveis.

Nesta sexta-feira (15/07) à noite o debate será com mais quatro especialistas em questões imobiliárias, que abordarão os temas “ Desdobro; Desmembramento complexos; assuntos polêmicos em Loteamentos, Condomínio Rural e Chacreamento”.

O debate será realizado com a presença dos convidados: Maria do Carmo de Toledo Afonso, titular do 1º Ofício de registro de Imóveis de Criciúma; Vanessa Zoldan, professora  e pós graduada em Direito Imobiliário pela Unesc e oficial substituta no Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Biguaçu; João Paulo Casagrande Rosa, engenheiro agrimensor e gerente da Divisão de Parcelamento de Solo (DPS) da Prefeitura de Criciúma e Jéssika Cardoso Luiz, engenheira agrimensora formada pela Unesc e especialista na área Imobiliária e Loteamento.

“Esse Seminário é uma importante oportunidade para que nossos profissionais tenham um pouco mais de conhecimento e se atualizem sobre os temas abordados. Estamos aqui mais uma vez na Unesc promovendo mais um importante seminário para a nossa classe. Um evento que agrega vários profissionais de outros ramos e muito conhecimento. Com a transmissão via on line, também conseguimos reunir muitas pessoas interessadas. Em média, atingimos a audiência de mil profissionais por noite. O importante é que o tema: Usucapião, interessa a todos e ajuda a esclarecer sobre as mudanças que ocorreram no CPC”, avaliou

Para o professor e coordenador adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura Vanildo Rodrigues, é muito bom a Universidade sediar eventos que vem ao encontro dos ensinos acadêmicos. “Mais uma vez, em parceria com a ACEAG, a Unesc abre as portas para receber a comunidade dos engenheiros agrimensores, advogados, registradores e também para os nossos acadêmicos. Um evento muito importante que trata do solo em que nós moramos. Regularização, parcelamento, regularização de limites, retificação administrativa são assuntos que interessam para o dia-a-dia dos profissionais e a toda comunidade. Quando nós tratamos de parcelamento, de retificação, tratamos de materialidade na divisa, estamos propiciando segurança e qualidade de vida para os clientes”, ponderou.

Gesto solidário

O seminário ainda promoveu juntos aos participantes presentes, uma ação solidária com a arrecadação de alimentos para a Casa da Infância, situada no bairro Fábio Silva, em Criciúma. Aqueles que não contribuíram com alimentos, realizaram doações em dinheiro através do Pix. 

Seminário Parcelamento do Solo -Quarta-feira - 13/07/22

Debate sobre: Retificação administrativa e a nova Lei nº 14.382/22

Seminário Parcelamento do Solo -Quinta-feira - 14/07/22

Debate sobre: Usucapião extrajudicial / Estremação

Seminário Parcelamento do Solo - Sexta-feira - 15/07/22

Debate sobre: Parcelamento do Solo

Fotos e texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de julho de 2022 às 18:42
Compartilhar Comente

De forma online, Unesc realiza colação de grau nesta sexta-feira

De forma online, Unesc realiza colação de grau nesta sexta-feira
Formatura foi presidida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Sociais, Fernanda Sônego (Fotos: Reprodução/Agecom/Unesc) Mais imagens

Acadêmicos dos cursos de Direito, Fisioterapia e Odontologia da Unesc tiveram o sonho concretizado nesta sexta-feira (15/07). De forma online, eles participaram da tão esperada formatura. A antecipação de Colação de Grau do primeiro semestre de 2022 foi presidida pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Sociais da Unesc, Fernanda Sônego. Familiares participaram da cerimônia, que contou com a presença de representantes dos cursos.

Em seu discurso, Fernanda falou sobre a importância da solenidade e da confiança depositada na Universidade, que tem 54 anos de história e transformação. “Essa cerimônia é signifcativa, relevante e nos emociona. Sinto-me honrada em fazer parte desse momento. Vocês encerram um ciclo de suma importâcia e iniciam outro ainda mais significativo. É por meio do emprego e cumprimento de seus juramentos que ajudarão a sociedade em suas necessidades. Sejam ideais na vida das pessoas que lhe acessarem”, enfatizou.

A professora destacou ainda que os professores da Universidade estarão sempre à disposição de cada um. “Olhem o mundo com olhar ampliado e abrangente. A empatia e a colaboração entre as pessoas fortelecerão os vínculos. Neste momento, quero agradecer aos professores pela dedicação na nobre tarefa e gratidão a vocês e aos pais por confiaram na Unesc”, finalizou.

  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de julho de 2022 às 15:49
Compartilhar Comente

Convênio da Unesc com CDL de Jacinto Machado oportuniza bolsas de 40% de desconto

Convênio da Unesc com CDL de Jacinto Machado oportuniza bolsas de 40% de desconto
Parceria da Unesc Araranguá é uma oportunidade de ampliar conhecimentos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc Araranguá realiza mais uma grande ação como oportunidade de conexão e ampliação de conhecimentos para toda a comunidade de Jacinto Machado. O convênio firmado recentemente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) daquele município tem como objetivo consolidar o relacionamento entre as instituições e promover o desenvolvimento da região por meio do incentivo à educação.

Conforme a gestora de Inovação da Unidade Araranguá, Girlene Castro Fernandes, esta parceria dá direito aos associados e aos dependentes o acesso aos cursos de graduação com 40% de desconto nos cursos 100% Ensino a Distância (EaD). “É uma forma de contribuir para a realização do sonho de muitos em ingressar na Universidade e ter um curso superior, além de auxiliar para o desenvolvimento e a capacitação de profissionais da cidade”, destacou. 

Entre os cursos oferecidos estão: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão do Agronegócio, Marketing, Processos Gerenciais, Pedagogia e Serviço Social.


Além destes, entra no convênio assinado com o presidente da entidade, Fernando L. Darabas, a bolsa desconto de 20% para o curso híbrido de Nutrição, graduação já muito solicitada e em ascensão no Polo Unesc Araranguá, e que já chega na terceira turma.

A diretora da Unesc Campus Araranguá, Izabel Regina de Souza, também salientou a oportunidade com outras parcerias junto à CDL. “Esse convênio é muito importante, pois além de muito conhecimento, oportunizará descontos aos interessados. Outras parcerias também estão sendo estudadas com a instituição, como o curso de idiomas”, adiantou.

Presença

No Sábado+ da CDL de Jacinto Machado a Unesc Araranguá também esteve presente com sua equipe e ofertou aos visitantes do estande da Universidade dicas sobre alimentação saudável à população com o professor do Curso de Nutrição, Edimar Torres Zanoni.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de julho de 2022 às 15:40
Compartilhar Comente

Unesc Tec: aprendizagem em prática e auxílio à comunidade

Unesc Tec: aprendizagem em prática e auxílio à comunidade
Matrículas estão abertas e aulas iniciam no dia 1º de agosto Mais imagens

Além de levar uma formação de excelência aos seus acadêmicos, a Unesc também coloca, diariamente, toda a sua expertise a serviço da região, aplicando o seu caráter comunitário. 

Isso se vê em todas as áreas e, como não poderia deixar de ser, ocorre também com os cursos da Unesc Tec, entre eles, os de Massoterapia e Podologia. 

Como exemplo, está a quantidade de pacientes que tiveram a vida melhorada por meio da Podologia: foram 500 pessoas atendidas pelos alunos somente no primeiro semestre de 2022. Além disso, atividades como a ação social realizada no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), de Criciúma. 

Conforme a professora Angela Cristina Soares Alano, a Podologia é uma ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano. “Esta é a importância da podologia. A profissão de podólogo não é mais vista simplesmente como uma área da estética. Hoje o Podólogo é um profissional capacitado para diagnosticar ‘podopatologias’, atuando principalmente na prevenção da saúde dos pés”, destaca.

O podólogo pode atuar em diferentes ambientes como:  clínicas médicas, hospitais, e até mesmo como autônomo.

Via de mão dupla 

Estar próximo da comunidade desde cedo, colocando em  prática tudo que aprende na Universidade é uma característica da Unesc, reforçada com a implantação do projeto Graduação Multi em 2022.

Sendo assim, como nos demais cursos, os alunos de Massoterapia atendem a comunidade, beneficiando pacientes e levando informações, além de ampliar o conhecimento. “Tivemos o privilégio de ter as nossas aulas em vários laboratórios extremamente equipados como o de Anatomia e Fisiologia Humana. Aulas diferenciadas como as de Empreendedorismo, Biossegurança, Reflexologia, Massoterapia Ocidental, Shiatsu e tantas outras e, claro, os nossos professores muito empenhados. Eles realmente se preocupam em passar o conhecimento, as experiências e tudo nos ajudou a ter uma base para exercer a função de Técnico em Massoterapia”, enfatiza a aluna da terceira fase de Massoterapia, Alessandra de Oliveira Accordi.

O atendimento ao público, conforme Alessandra, proporciona uma experiência maravilhosa. “Eu me senti mais segura para o mercado de trabalho. E claro que a Unesc, sendo essa grande Universidade, durante o curso inteiro disponibilizou salas equipadas com macas, aparelhos e tudo e todos os equipamentos para que as aulas fossem mais dinâmicas e tivéssemos uma alta performance”, conclui.

A professora do curso, Beatriz Martins Colombi, lembra que o técnico em Massoterapia oferece o embasamento teórico e a prática necessária para se diferenciar no ramo de saúde e bem-estar, explorando os mais diversos nichos de atuação do profissional massoterapeuta.

Matrículas abertas

Com uma grande estrutura para receber os alunos, a Unesc está com matrículas abertas para os cursos técnicos de Massoterapia e Podologia. 

Visando facilitar para aqueles que querem ingressar em uma destas áreas, a Universidade oferece um currículo flexível, sendo que o curso é 60% presencial e 40% no formato de Ensino à Distância (EAD), com professores formados na área e atuantes no mercado de trabalho, sendo estes os únicos cursos técnicos da região. “O curso de Podologia é uma oportunidade para que o profissional possa adquirir novas características, aprender novas técnicas e aperfeiçoar o seu trabalho. A capacitação favorece o aumento da produtividade, além de ser um mercado promissor e em ascensão”, cita a professora, Gabriela Borges Silveira.

O curso de Massoterapia, conforme a professora, Sabrina de Oliveira Francisco Jesus, prepara os alunos para analisar, diagnosticar e tratar os pacientes nas visões das medicinas ocidental e oriental. “Sabendo tratar o paciente com o coração no lugar das mãos, o saber escutar e ver a alma do mesmo. Oferecendo: o toque correto, o calor humano, a manipulação no lugar certo, a palavra amiga em um ambiente aconchegante”, cita.

Informações podem ser obtidas por meio do site http://tec.unesc.net/ e pelo telefone (48) 9915-0433. 

Além destes, a Unesc também está com matrículas abertas para outros cursos técnicos: Necropsia, Administração e Enfermagem. As aulas iniciam no dia 1º de agosto. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de julho de 2022 às 13:43
Compartilhar Comente