AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Pedagogia EAD realiza oficina de Produção Textual Dinâmica

Curso de Pedagogia EAD realiza oficina de Produção Textual Dinâmica
Evento online reuniu professores, acadêmicos e egressos da Universidade Mais imagens

Os estudantes do curso de Pedagogia EAD da Unesc tiveram a oportunidade de ampliar o seu conhecimento na área de produção de textos. Na noite desta segunda-feira (27/7), os acadêmicos participaram de uma oficina de Produção Textual Dinâmica, ministrada pela professora doutora da Unesc, Cibele Freitas e pelo egresso do curso de Letras da Unesc, Leonardo Farias.

Durante o encontro online, foram abordadas importantes especificidades do texto, como a microestrutura, com os elementos de coesão textual, bem como a macroestrutura, com os elementos de coerência textual, além de importantes inter-relações de ideias e argumentos.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia EAD da Unesc, Guiomar Bortot, o evento faz parte de várias ações dentro da perspectiva do programa de nivelamento proposto pelo curso, com o objetivo de contribuir para o aprofundamento da aprendizagem dos estudantes. “Outros momentos serão oportunizados para a promoção do potencial de reflexão e autoria dentro de temáticas pertinentes à expertise dos futuros profissionais da Pedagogia”, afirma Guiomar.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 14:30
Compartilhar Comente

Curso de Matemática Básica com inscrições abertas na Unesc

Curso de Matemática Básica com inscrições abertas na Unesc
Iniciativa da Empresa Júnior do curso de Matemática da Universidade é aberta para todos os estudantes e interessados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou outras provas, alunos do Ensino Superior e profissionais de diversas áreas interessados em aprender mais sobre matemática básica, podem contar com a Universidade. A Promat Jr., Empresa Júnior do curso de Matemática da Unesc, oferece a quarta edição do seu curso, de 12 a 21 de agosto. E desta vez, traz uma novidade: todas as aulas online e ao vivo pelo Google Meet.

Os interessados já podem garantir a sua vaga no Curso de Matemática Básica acessando o link. As inscrições podem ser feitas até 10 de agosto e o valor do curso é de R$ 20.

O presidente da Promat Jr., Gian Carlos da Silva, explica que o aluno do curso terá acesso à Plataforma Moodle de Aprendizagem, onde encontrará todos os materiais utilizados pelos professores, videoaulas, listas de exercícios resolvidos e comentados, caderno de estudos com a definição dos conteúdos abordados, além das aulas gravadas que poderão ser acessadas após a conclusão de todas as aulas. “Os cursos organizados pela Empresa Júnior enfatizam o compromisso de contribuir na aprendizagem de pessoas que têm dificuldades em estudar Matemática. Além disso, são uma oportunidade de acadêmicos do curso de graduação em Matemática experimentar na prática a sua futura área de atuação, como professores ministrantes, formando suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino”, afirma.

O curso será ministrado por acadêmicos da Universidade, que recebem a orientação e a supervisão de professores do curso de Matemática. A coordenadora da Promat Jr. e professora da Unesc, Viviane Raupp Nunes de Araújo, afirma que o Curso de Matemática Básica aborda conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental que são indispensáveis para fortalecer o conhecimento matemático neste nível de ensino, além de contribuir com a aprendizagem da matemática no Ensino Médio e Superior.

Durante as aulas, os participantes irão ter contato com: operações com números inteiros e racionais, potência, radicais, equações do primeiro e segundo grau e regra de três simples e composta.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 13:12
Compartilhar Comente

Gestão Pública e Gestão Privada: Desafios em tempos de pandemia

Gestão Pública e Gestão Privada: Desafios em tempos de pandemia
Temáticas fazem parte do tema central e foram abordadas em diferentes momentos na primeira noite da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Mais uma vez a problemática da sociedade e os conhecimentos acadêmicos foram unidos em prol do compartilhamento de informações e aprendizados da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Dessa vez a temática foi voltada ao “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos”, assunto que norteou o encontro virtual desta segunda-feira (27/7) e norteará ainda toda a programação da semana na Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc.

A ação é realizada de forma integrada entre os cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos com protagonismo dos estudantes.

O evento iniciado nesta segunda-feira segue até sexta-feira (31/7) com programação que reúne nomes regionais, estaduais e nacionais na abordagem de assuntos que vão de encontro à temática geral, sob diferentes vieses. A abertura da Jornada contou com palestras dos convidados, Agenor Daufenbach Júnior, administrador e advogado, e João Carlos Medeiros, coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, abordando as gestões privada e pública, respectivamente, em tempo de pandemia.

A noite de abertura contou ainda com cerimônia virtual com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta; do vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, assim como dos coordenadores e presidentes dos Centros Acadêmicos dos cursos envolvidos e da presidente da comissão organizadora e acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado

Aulas sobre gestão

As experiências de Agenor Daufenbach Júnior e João Carlos Medeiros formaram uma noite de extenso aprendizado para as centenas de espectadores que acompanharam o primeiro dia de evento. A transmissão, feita ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, pode ser assistida a qualquer tempo e compartilhada como forma de propagar as informações abordadas.

Dentre as informações divididas com o público, Daufenbach destacou a importância de as empresas olharem para os aspectos básicos e pilares fundamentais para sua organização. “Nós vamos sair e superar essa crise, mas empresas precisam fazer o dever de casa. Entre esses deveres, sempre digo, é lembrar que as organizações não precisam de caviar, mas precisam, sim, de arroz com feijão”.

Entre o básico que por vezes é deixado de lado, aspecto citado por Daufenbach, estão casos de “mão de obra ineficiente, sem mínimo controle de custos financeiros e por vezes apegadas a velhas práticas apenas de amizade, falta de planejamento estratégico e financeiro de médio e longo prazo, entre diversos outros exemplos”, salientou o convidado.

No que diz respeito à gestão pública, entre as palavras de ordem, conforme João Carlos, estão: coragem e ação. “A pergunta é ‘O que o gestor deve fazer neste momento?’ e a resposta só pode ser agir utilizando as ferramentas para alcançar a finalidade de garantir a todos a dignidade humana, a saúde, a vida”, colocou o palestrante.

Confira o vídeo completo da primeira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas:

Programação completa

A Jornada Integrada segue com a abordagem de temáticas atuais ao longo de toda a semana. No segundo dia, terça-feira (28/7), o assunto “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?” será apresentado pelo Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donini, a partir das 19h30. Em seguida, Leandro Beninca, profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, traz a palestra “PF e Microempreendedores: orientações financeiras durante e pós Covid-19”. O evento ocorre a partir das 21 horas.

Na quarta-feira (29/7), a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil, fala sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios".

Ainda nesta noite o evento contará com uma mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

As inscrições seguem abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 22:51
Compartilhar Comente

Sobras do Tempo: exposição que conta a história de Criciúma está oficialmente aberta na Unesc

Sobras do Tempo: exposição que conta a história de Criciúma está oficialmente aberta na Unesc
Trabalho conta com visita virtual, disponível nos canais digitais do Setor de Arte e Cultura da Universidade (Imagem: Reprodução YouTube) Mais imagens

A noite desta segunda-feira (27/7) foi de celebração da arte e dos 140 anos de história de Criciúma. A exposição “Sobras do Tempo” foi oficialmente aberta, e já conta a trajetória de uma das cidades mais importantes de Santa Catarina,  reconhecida no Brasil como Capital Brasileira do Carvão e posterior como Capital do Revestimento Cerâmico. Das raízes da cidade, estas duas matérias- primas foram transformadas em instalações, desenhos, pinturas, resgates, objetos, fotografias e lambe-lambe pelos artistas Edi Balod e César Pereira.



A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, chamou atenção para a oportunidade de falar sobre arte em meio a um dos maiores desafios da história humana. “Neste momento é necessário adaptar-se. E o adaptar-se também significa sair da zona de conforto. Agora nós temos que pensar e nos encorajar para outra forma de perceber, sentir e fazer as coisas. Não podemos desanimar, devemos continuar acreditando e nos preparando para todas as coisas que surgirão em nossa frente, vendo-as como oportunidades”, afirmou.

Durante o processo de criação da exposição, o trabalho foi registrado e transformado, pela Unesc TV, em conteúdo virtual. Duas visitas guiadas e uma cartilha foram produzidas, e serão disponibilizadas ao público externo e entregues às escolas da região. “Foi uma experiência marcante, e bem desafiadora. Este momento tem grande significado, em que a Universidade continua com o projeto Exposições Temporárias, do Espaço Cultural Toque de Arte, adaptando-o para estes dias que vivemos. A arte é muito importante, e neste momento se faz ainda mais necessária”, enalteceu a mediadora cultural, Alice Meis.

Ao longo da cerimônia de abertura, os dois artistas contaram sobre o planejamento e concretização do trabalho, e o público presente teve a oportunidade de interagir e fazer perguntas. Ao falar sobre o processo de criação, Balod afirmou que este momento é o meio, e não o fim. Novas inspirações serão percebidas até o fim da exposição. “É um trabalho interessante, simples e singelo, mas que tem uma expressão e dignidade para com as empresas e o setor econômico que formou a cidade e envolve a região. Com certeza teremos novas ideias até a conclusão desta montagem”, contou.

Para Pereira, foi uma grande satisfação por poder contribuir na contagem da história de Criciúma. “Foi um processo muito divertido. Poderíamos montá-lo mais tres ou quatro vezes. Espero que este trabalho possa resultar em importantes lições e resgates de nossa história”, frisou. 

A exposição faz parte de uma série com três capítulos, dentro do projeto Exposições Temporárias, do Espaço Cultural Toque de Arte, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019, da FCC (Fundação Catarinense de Cultura). Posteriormente ao reconhecimento, acompanhado do apoio financeiro, a Unesc disponibilizou o edital número 076/2020, também com o tema “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, oportunizando aos artistas a participação. 

Para visitar o conteúdo virtual, basta visitar o Instagram @culturaunesc. Presencialmente, a exposição está localizada no bloco Administrativo da Universidade. A curadoria foi de responsabilidade de Amalhene Baesso Reddig, Daniele Cristina Zacarão Pereira e Ana Meri Zavadil Machado. O evento de abertura foi conduzido pelo produtor cultural Maxwell Sandeer Flor.



Espaço Cultural Toque de Arte completa 20 anos


A exposição “Sobras do Tempo” marca o primeiro momento de comemoração dos 20 anos do espaço Cultural Toque de Arte, localizado no Bloco Administrativo da Universidade. É a criação número 128 a ser instalado no local. 

O espaço Cultural Toque de Arte abre as portas da Universidade para artistas nacionais e internacionais, recebendo exposições coletivas e individuais dos diversos gêneros de arte. O acervo artístico da Instituição, organizado pelo Setor de Arte e Cultura, tem 243 peças, e é construído por meio de doações externas e obras deixadas como uma contribuição por cada artista expositor.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 21:11
Compartilhar Comente

Webinar promove debates entre educadores e artistas da dança

Webinar promove debates entre educadores e artistas da dança
Professores irão compartilhar experiências no ensino da dança e dialogar sobre os desafios da arte (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um encontro para compartilhar experiências na dança e da formação na área. Assim será o 1º Diálogo entre Educadores e Artistas, que será promovido pelo curso de Educação Física da Unesc nesta quarta-feira (29/7). O evento virtual ocorrerá das 9 às 11 horas e será transmitido no canal oficial da Unesc TV no Youtube. Os diálogos terão a participação de professores do Sul e do Extremo Sul catarinense, estudantes do curso de Educação Física e artistas.

O webinar terá como convidados profissionais renomados na área da dança no Estado, como a professora de Dança Clássica, bailarina, coreógrafa e especialista em Dança Cênica, Cris Fragoso; o membro da comissão de criação e coordenador do curso de Licenciatura em Dança da Furb e professor doutor Marco Aurélio de Souza; o professor de dança e especialista em Dança Educacional e em Fisiologia do Exercício, Anderson Felisberto Cristiano e o professor doutor do curso de Licenciatura em Dança e da pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, Thiago Amorim.

Segundo a mediadora do webinar, a professora do curso de Educação Física da Universidade e coreógrafa da Cia de Dança Unesc, os profissionais irão compartilhar suas experiências e ampliar o entendimento do que é a dança, da formação artística e da formação de um professor de linguagem corporal, além de chamar a atenção para a necessidade dos compartilhamentos práticos e sociais através da arte.

“Neste momento de pandemia, a dança construída por meio virtual com a participação de todos apaixonados pela Arte e Educação é uma oportunidade de transformação a qual contribui com certeza, para a consolidação de identidades de um novo momento para todos nós. Ao artista sem palco, não existe coração, ao professor, a aprendizagem se faz na coletividade. Será um momento em que estão reservadas grandes emoções para nossos alunos e comunidade”, afirma a professora da Unesc.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 19:20
Compartilhar Comente